Bebês e crianças podem comer ovo?
Curiosidades

Bebês e crianças podem comer ovo? Veja aqui!

Um tópico de interesse de muitos pais a respeito da introdução alimentar de seus filhos: bebês e crianças podem comer ovo?

A partir de qual idade é recomendável introduzir na alimentação um alimento de origem animal? É uma dúvida relevante considerando que tais alimentos podem ser considerados calóricos e provocar reações no organismo, como alergias ou má digestão. No entanto, o ovo é considerado um alimento que proporciona benefícios a saúde se consumido adequadamente. É de fácil preparação e não exige muitos temperos, principalmente o cozido.

Então, qual lado da balança pende mais nesse assunto?

Será que pode ser prejudicial a saúde dos pequenos? E no caso de resposta afirmativa, a partir de qual idade é recomendável colocar o ovo no cardápio dos infantos?



Para saber dessa questão e se bebês e crianças podem comer ovo é necessário ouvir os especialistas, a literatura médica divulgada a respeito. Certamente é o melhor caminho para descobrir a resposta.

Para saber se bebês e crianças podem comer ovo e de outros temas relacionados ao assunto basta conferir os tópicos abaixo.

Prossiga na leitura!



Bebês e crianças podem comer ovo?

Vamos começar pelos mais jovens, os bebezinhos mesmo, os que ainda estão mamando no seio. O que diz, por exemplo, a Sociedade Brasileira de Pediatria? Caso não saiba existe uma série de recomendações, cartilha a respeito do tipo de alimentação a se dá aos recém-nascidos e quando iniciar a oferecer alimentos mais complexos.

Quando o assunto é ovo qual a orientação para as crianças de berço?

O ovo é visto como alimento potencialmente alergênico, o que significa dizer que é um alimento de origem natural que pode provocar uma reação de hipersensibilidade. E talvez por isso já pense que não é recomendado pelos médicos.

Mas não é bem assim.

Bebês e crianças podem comer ovo?

Período do leite materno

O ovo é encarado como uma boa forma para os organismos muito jovens, ainda virgem de contato com algumas substâncias, como é o caso das crianças, se acostumarem gradualmente com substâncias mais complexas. Por isso o ovo é recomendado para ser incluindo como fonte de vitamina na papa salgada.

Entretanto, há um período específico para começar a colocar ovo na dieta dos bebês. A Organização Mundial da Saúde (OMS) orienta que a alimentação dos recém-nascidos devem ser ater exclusivamente do leite materno, da amamentação.

Isso já nos indica que bebês e crianças podem comer ovo respeitando o tempo mínimo  de seis meses. Contudo, há estudos que apontam que o consumo de ovo após 1 ano de idade aumenta o risco das crianças desenvolverem alergia. Por isso, o período considerado ideal para introduzir o alimento no cardápio é a partir do 6º mês de nascimento.

Mas um detalhe muito importante: o ovo deve ser bem cozido, pois do contrário aumenta o risco de se contrair uma infecção, salmonela, por exemplo.



Porém, quantas vezes por semana é aconselhável colocar ovo na alimentação? Pois se trata de um alimento calórico e o consumo exagerado pode favorecer o aumento do colesterol. Esse risco existe em adultos, então, portanto, com crianças o risco aumenta e talvez por isso se deva ter uma restrição maior?

É o que veremos a seguir sobre esse aspecto do tema bebês e crianças podem comer ovo?

Ovo e a nutrição

Agora que foi informado que bebês e crianças podem comer ovo a partir do 6º mês de nascimento, temos a questão nutricional.

Qual a quantidade máxima que pode ser consumida de ovo durante a semana ou dia? Qual a qualidade do ovo em termos nutricionais?

Bom, o ovo tem uma excelente fonte de proteínas, tem vitaminas A D, E e K, além de magnésio, selênio, zinco, manganês e cálcio. Também tem forte concentração de vitaminas do complexo B, principalmente na gema, o que contribui para a saúde do cérebro com a formação de novos neurônios.

Cem (100) gramas de ovo de galinha equivalem a 155 calorias.

Ou seja, não é tão calórico e vimos que é bem nutritivo. No entanto, não podemos esquecer do colesterol. Cem gramas contém até 410 mg de colesterol, número que pode provocar estragos a saúde se consumido em excesso.

Diante dessas informações, fica a pergunta: bebês e crianças podem comer ovo todo dia? Quantos?

Na verdade, essa recomendação que vem a seguir vale não só para crianças, mas para adultos, pessoas de todas as idades.

O que os especialistas, médicos, cardiologistas, nutricionistas etc, apontam é o seguinte: pode-se comer ovo todos os dias, sete por semana sem gerar prejuízo a saúde, especialmente doenças no coração. Mas é requisito básico que a pessoa que consome, não importa se criança ou adulto, esteja saudável.

Bebês e crianças podem comer ovo?

Boa nutrição

Um estudo realizado no Equador por seis meses, com crianças nos dois primeiros meses de vida, revelou que os bebês que se alimentaram com um ovo por dia reduziu em 74% as chances de ficarem subnutridas, abaixo do peso ideal para a idade em comparação com as que não comeram ovos todos os dias.

Essa é uma constatação importante se considerar que, segundo a OMS, a subnutrição é um problema que atinge 151 milhões de crianças espalhados pelo globo. Pode ter se encontrado uma das fontes de ao menos amenizar esse problema, já que o ovo é de produção barata e, como vimos, nutritiva.

Contudo, a questão do colesterol não pode ser desprezada. Por isso, siga a recomendação médica de se restringir a um ovo por dia.

Outras instruções sobre ovo para bebês e crianças

Segue outras dicas quando for introduzir ovos na alimentação diária de seus pequenos:

  • Dê preferência aos ovos de galinha orgânicos ou de galinha caipira;
  • Se optar por ovo comum, prefira os que sejam enriquecidos por ômega-3;
  • No caso de bebês, os ovos têm que ser cozidos, nunca pouco cozidos ou, principalmente, crus;
  • Comece oferecendo dois ovos por semana e alternando com outras fontes de proteína de origem animal.

Gostou do conteúdo?

Então nos ajude curtindo, compartilhando, colocando sua opinião.

Seu apoio é muito importante para nós e faz toda a diferença.

Para ler mais postagens relacionadas ou outros temas envolvendo ovo, basta conferir o nosso conteúdo.

Faça um Comentário!

Clique aqui para postar um comentário