Enganou o bobo na casca do ovo
Curiosidades

Origem da expressão “enganou o bobo na casca do ovo”

Expressão clássica entre crianças e adolescentes, a expressão “enganou o bobo na casca do ovo” possui várias lendas sobre suas origens. Embora seu uso possa ser comum até mesmo séculos atrás, sua finalidade era enganar as pessoas sem sentir culpa.

Como o tempo passa, quase ninguém “enganou o bobo na casca do ovo” hoje em dia. Isso porque a expressão, antes mais popular, já anda caindo em desuso. Até mesmo porque é mais comum usar os termos “trollar” e ‘sacanear”.

Por certo, saiba que neste artigo vamos abordar muito mais que as curiosidades sobre a expressão “enganou o bobo na casca do ovo”. Uma vez que ainda iremos citar que a casca de ovo traz várias propriedades alimentares e até benefícios para a saúde e estética.

Origens para o termo “enganou o bobo na casca do ovo”

Você deve saber que o conceito para a expressão “enganou o bobo na casca do ovo” é seu emprego para enganar alguém sem que essa pessoa perceba. Ou seja, a grande questão pode estar na origem do uso da casca de ovo dentro dessa malandragem.



Enfim, é hora de saber mais sobre nosso tema. Com a finalidade de ajudar você a entender a origem do termo “enganou o bobo na casca do ovo”, podemos analisar alguns mitos e lendas que cercam esse famoso ditado popular.

A teoria da malandragem animal. Qual deles?

Uma das explicações é a de que animais como os gambás costumam fazer furos nos ovos de galinhas. Dessa forma, eles podiam se alimentar da clara e gema, deixando apenas a casca.

A partir de então, para não ficarem no prejuízo, criadores começaram a repassar esses ovos vazios juntos aos bons no comércio. Com o intuito de zombar os compradores mesmo desavisados, começaram a entoar frases similares à expressão “enganou o bobo na casca do ovo”.



A propósito, você sabe dar uma de gambá, furando um ovo?

Sim, é possível tirar gema e clara de ovo sem quebrá-lo. Contudo, não precisa enganar para isso. Em primeiro lugar, arrume agulha, palito de dente e um prato. Logo depois, na parte debaixo do ovo, faça um furo com a agulha, eliminando o conteúdo.

Enganou o bobo na casca do ovo

Comendo, mas não se entregando

Voltando ao assunto, a ideia de “enganou o bobo na casca do ovo” chegou à cozinha. Isso porque uma teoria diz que, assim como gambás, tem quem ataca a geladeira e come apenas o conteúdo dos ovos.

A casca do ovo fica ali de propósito, apenas para enfeite. Dessa forma, parece que o alimento ainda está inteiro, esperando alguém para pegar e notar que fora enganado pela casca do ovo.

Última teoria para a expressão

Outra explicação para a expressão remete a séculos atrás, mas com requintes de crueldade. Isso porque ela envolve um comerciante, que recebe a encomenda de um rico para vender uma centena de ovos.

Para se dar bem, esse comerciante removeu o conteúdo de quase todos os ovos, por furinhos na casca. Como resultado, o rico pagou apenas por parte da carga. Apesar de histórias diversas, há ainda quem acredita que a expressão “enganou o bobo na casca do ovo” é apenas uma cantiga infantil, criada com base numa simples rima.

As utilidades da casca de ovo

Se você já passou da idade para usar o termo “enganou o bobo na casca do ovo”, ou quer apenas saber quais suas utilidades rápidas e simples para a saúde e seu dia-a-dia, os fatos são muitos. Afinal, está enganado quem pensa que o aproveitável está apenas no interior de um ovo.

Para afastar pragas

Rica em cálcio, uma casca de ovo pode aumentar o pH do solo. De tal forma, ela vai evitar que animais como caracóis e lesmas façam a festa no seu jardim.

Para complementar fórmulas de adubos

As finalidades são muitas, a começar pelo complemento de adubos, a fim de fortificar plantas. Sobretudo pela presença de calcário, ótimo para a neutralização do alumínio e correção da acidez nas plantas. A casca de ovo também tem nutrientes como o magnésio, ideal para aumentar volume e tamanho, aumentando a eficiência de cada adubação.



No plantio de sementes

Antes mesmo de complementar adubo, plantar suas sementes em cascas de ovos. Para isso, coloque metade de suas cascas em caixas e encha-as com terra. A partir desse processo, basta inserir as sementes, que elas irão absorver todos os nutrientes da casca. Assim que crescerem, mude-as para o jardim.

Máscara facial

Sim, a casca de ovo também é componente para aquele seu tratamento estético. Com isso, você pode criar receitas para uma máscara facial mais eficiente. Para tanto, moa as cascas com um pilão até virarem pó. Então, é só adicionar a clara que você poderá nutrir, hidratar e prevenir rugas da pele do rosto.

Deixando as panelas brilhando

A mesma panela que você usou para fazer uma receita com ovo é a mesma que pode ser areada com sua casca. Enfim, basta você esfregá-las nos restos grudados com uma esponja e dar aquele brilho no utensílio.

Enganou o bobo na casca do ovo

Um curativo natural

Aquela película transparente, encontrada na casca de ovo são ótimos curativos para cicatrizar arranhões e pequenos cortes. Assim, pelos efeitos regenerativos, um simples machucado pode ter o processo de cicatrização acelerado.

Reforçando a dieta

Muitos já sabem disso, mas basta adicionar casca de ovo em pó nas refeições para aumentar o cálcio nas dietas. Sobretudo porque ela não vai alterar o sabor nem o aroma. Surpreendentemente, ela ainda ajuda a fortalecer os dentes e prevenir contra a osteoporose.

Para fortalecer as unhas

Outra utilidade estética, o pó da casca do ovo pode ser adicionado ao seu esmalte. Assim sendo, ele vai ajudar a deixar as unhas mais brilhantes e fortes, graças até ao colágeno presente.

Para clarear as roupas

Precisando dar uma clareada naquela roupa já meio amarelada? Para fechar nosso artigo sobre a expressão “enganou o bobo na casca do ovo”, anote esta receita: triture bem a casca de ovo até virar pó. Então, adicione-o com fatias de limão num saco. Coloque suas roupas dentro e deixe na máquina de lavar.

Faça um Comentário!

Clique aqui para postar um comentário