Receitas com Ovo

Ovo poché: como fazer + 10 receitas para saborear o prato em casa!

Imagine aquele ovo bem redondinho, branco por fora, com uma gema bem suculenta que, quando furamos com o garfo, escorre toda e faz a gente babar. Imaginou? Então, você pensou no famoso e delicioso ovo poché, que você vai aprender a preparar nesse post!

O prato, que é muito simples e fácil de fazer, é um clássico da culinária, além de ser considerado a forma mais saudável de preparar um ovo. Isso porque o preparo do alimento é feito a partir do cozimento na água, sem muita gordura, o que o torna mais leve para consumir até mesmo em dietas.

Vale lembrar que a principal característica do ovo poché é a gema mole, que deixa o prato ainda mais atrativo e delicioso! Portanto, é preciso descobrir o ponto certo do cozimento e aprender alguns truques infalíveis para acertar na receita, como vamos te ensinar nesse artigo.

Além disso, como esse prato é super versátil, você vai aprender também várias receitas de ovo poché para variar o cardápio na sua rotina! Depois de ficar craque, você vai poder desfrutar dessas receitas no café da manhã, no caso de quem quer começar o dia com bastante energia; ou no jantar, para quem prefere uma refeição simples, leve e rápida de preparar.



Vamos lá!

Como fazer ovo poché?

Existem quatro receitas simples e fáceis para preparar o ovo poché tradicional:



Ovo poché no microondas

Na primeira, coloque uma xícara de água em uma tigela que possa ir ao microondas e leve para aquecer por cerca de 45 segundos ou até que a água levante fervura. Em seguida, tire a tigela e acrescente meia colher de chá de vinagre ou limão e misture bem, mexendo no sentido horário, até formar um redemoinho.

Agora, quebre o ovo com bastante cuidado no meio do redemoinho. Agora, leve novamente ao microondas e reduza a potência do aparelho para média (50%). Deixe-o aquecer por um minuto para deixar a gema mole. Se quiser uma gema mais firme, basta apostar na potência média/alta (80%) e deixar o ovo cozinhar por mais 20 segundos.

Ovo poché na panela

A segunda delas é colocando uma panela com água ao fogo. Neste momento, vale ressaltar que a água precisa estar muito quente, mas deve chegar ao ponto de ferver!

Feito isso, adicione à água um pouco de vinagre, que é para dar acidez e, também, o sal, para não deixar o ovo partir enquanto estiver cozinhando.

Ovo poché no saquinho

Já para fazer a terceira receita, basta forrar um recipiente pequeno com papel filme e adicionar o ovo com um pouco de azeite ou óleo. Em seguida, você deverá fazer uma trouxinha com o papel e colocá-lo na água quente. Muito fácil, né?

Ovo poché na casca

Agora, para preparar o ovo poché a partir dessa quarta receita, a novidade é que você vai fazer apenas um furo na casca do ovo, utilizando uma faca, antes de colocá-lo para cozinhar em água quente. Aguarde 10 segundo e, em seguida, quebre-o e coloque-o de volta na panela em água bastante quente.

Confira 10 receitas de ovo poché fáceis e deliciosas

O ovo poché pode ser feito misturado com vários outros ingredientes para deixar o prato ainda mais saboroso! Veja algumas receitas de ovo poché fáceis de fazer:

1 – Ovo poché com shiitake:Para fazer o ovo poché com o famoso cogumelo shiitake, hidrate primeiro algumas fatias do cogumelo por, mais ou menos, 10 minutos. Passado esse tempo, coloque cebola picada, azeite, creme de leite e sal em uma panela e acrescente o shiitake.



Deixe-o no fogo por 7 minutos e, enquanto ele cozinha, prepare o seu ovo poché como ensinamos acima, usando o método que preferir. Passados os 7 minutos, despeje o creme de cogumelo da panela e o ovo shiitake sobre uma fatia de pão de forma e queijo parmesão ralado.

2 – Ovo poché com sopa de lentilha: Primeiro, prepare a sopa. Para fazê-la, você vai precisar de lentinhas e, também, de curry, cenoura, agrião e outro tempero a gosto que preferir. Depois de preparar a sopa, é hora de fazer o seu ovo poché, escolhendo um dos métodos que nós mostramos acima. Pronto! Agora, é só colocar os ovos e a sopa em pratos e servir à vontade.

3 – Ovo poché, aspargos e torradas com bacon: Sabe aquele café da manhã bem no estilo americano? Pois bem! Para preparar essa receita, basta aquecer no forno as fatias de pão, até elas ficarem crocantes, como se fossem torradas. Depois, prepare o seu ovo poché, a partir dos métodos que você aprendeu anteriormente. Cubra as torradas com os ovos e acrescente bacon e aspargos. Prontinho! Agora, é só servir!

4 – Ovo poché com molho holandês e vagem: Apesar de simples, essa receita ajuda a deixar o seu ovo poché ainda mais saboroso. Primeiro, prepare o molho, misturando suco de limão, três gemas, manteiga, água, sal, páprica, pimenta do reino e noz moscada. Separe também as vagens e ovo, preparando o seu ovo poché como mostramos anteriormente.

5 – Ovo poché com aspargos e peixe defumado: Para preparar essa receita, primeiro cozinhe os aspargos ao vapor. Em seguida, corte o peixe defumado em pedaços e aproveite para preparar o seu ovo poché, apostando em uma das formas que ensinamos acima. Feito isso, é hora de montar o prato, colocando uma fatia de pão, o peixe, os aspargos e o ovo poché em um prato. Depois, é só temperar com pimenta do reino e sal e, para dar aquele toque final, regar com um fio de azeite. Prontinho! Agora, é só servir à vontade!

6 – Ovo poché com salada quente de ervilha, batata e queijo de cabra: A primeira coisa a fazer na hora de preparar essa receita é cozinhar a batata e, em seguida, acrescentar as ervilhas. Feito isso, tempere-as bem com mostarda, vinagre, azeite, alho, tomilho, sal e pimenta do reino. Agora, coloque uma fatia de queijo de cabra sobre a salada ainda quente e temperada. Por fim, coloque o ovo poché e sirva à vontade!

7 – Ovo poché com pimentão recheado com arroz, carne moída e bacon: Essa é a única receita em que o ovo poché será preparado de maneira diferente das que ensinamos até agora nesse post. Mas antes disso, para apostar nessa receita, prepare primeiro o pimentão recheado. Para isso, misture a carne moída, o tomate, o arroz e o milho e adicione uns pedaços de bacon frito. Por cima, coloque um ovo cru. Agora, é só levar a mistura ao forno por, mais ou menos, 20 minutos, ou até o ovo cozinhar e atingir o ponto do poché. Prontinho! Pode servir à vontade.

8 – Ovo poché com picadinho ao molho ferrugem, farofa, arroz e banana frita: Para fazer essa receita, prepare os acompanhamentos a gosto, assim como o ovo poché, da maneira que costuma fazer no dia a dia. Depois, prepare o molho com tomate batido e peneirado junto com pimenta, sal e caldo de carne.

9 – Ovo poché com pancetta e pappardelle de alho poró: O mais interessante dessa receita é a mistura do macarrão pappardelle, que possui massa fina, leve e longa, com a textura do ovo poché, e a pancetta, que nada mais é que uma carne suína seca e curada. Depois, acrescenta-se o alho poró, que deixa o prato ainda mais delicioso.

10 – Ovos beneditinos: Para quem nunca ouviu falar, os famosos ovos beneditinos são um prato tradicional da culinária dos Estados Unidos e que você pode preparar facilmente para saborear no seu café da manhã. O prato é feito a partir de um muffin, bacon, ovo poché e molho holandês. Porém, você pode substituir o bacon pelo salmão curado, como nesta receita, ou presunto, se gostar mais.

E aí? Gostou de aprender essas deliciosas receitas de ovo poché? Então, que tal compartilhar esse artigo nas suas redes sociais?!

Até a próxima!

Faça um Comentário!

Clique aqui para postar um comentário