Pasta de ovo
Receitas com Ovo

Pasta de ovo: receita deliciosa e fácil de fazer!

Nos dias atuais, ante nossa economia, temos que aprender a preparar alimentos gostosos, nutritivos e, acima de tudo, que sejam baratos. Preenchendo esse quesito, apresentamos a pasta de ovo.

Esta é uma base para pratos que, de certa forma, é simples e não exige que você seja um especialista na cozinha. Sendo assim, que tal ler esse artigo até o final e aprender como fazer essa delícia?

Diferença entre pasta de ovos e massa de ovos

Algumas pessoas irão confundir pasta de ovos, com massa de ovos, mas isso é bem simples de explicar. A pasta nada mais é que a mistura do ovo cozido com outras especiarias. Enquanto isso, massas de ovo é o macarrão, que contém uma quantidade maior de ovos em sua composição.

Os valores nutritivos da pasta de ovo

A pasta de ovo é um alimento muito prático e altamente nutritivo. Sendo assim, é ideal para fazer parte da nossa dieta habitual. Entretanto, algumas pessoas devem tomar cuidado se estiverem sob alguma condição de saúde ou prescrição médica. Fique atento, pois a alergia ao ovo pode ser extremamente perigosa.



Os ovos mais comumente usados para preparar a pasta são os de galinha, mas também sabemos que eles podem ser de peru, codorna, avestruz, etc. Assim, seus nutrientes são potencializados, satisfazendo as necessidades do nosso organismo.

Contribuição nutricional da pasta de ovo

A pasta de ovo não fornece fibra ou carboidrato. Em um nível calórico, cerca de 50 gramas do alimento contribuem com cerca de 80 calorias.

Pasta de ovo



Proteínas

A proteína obtida na pasta e em outras receitas feitas com ovos é considerada como um padrão de referência. É com ela que se compara nutricionalmente as outras proteínas dos diferentes alimentos.

Isto acontece porque possui o maior valor biológico, contendo os aminoácidos essenciais para o corpo. Tais proteínas são livres de gordura, uma vez que, em 100 gramas de pasta, a ingestão é de 12 a 14 gramas.

Gorduras

As gorduras que predominam na pasta de ovo são os ácidos mono e poli-insaturados (principalmente o ácido linolênico-Ómega 3). Estes se mostram muito benéficos para o corpo humano.

Sua gordura é facilmente digerida. Lecitina, fosfolipídios e colesterol também estão presentes no alimento. Em 100 gramas de pasta, a contribuição é de 10 a 12 gramas e 550 mg de colesterol.

Minerais

A pasta de ovos é uma excelente fonte de ferro, especialmente porque se usa as gemas em seu preparo. Além disso, é possível encontrar boas quantidades de fósforo, potássio e magnésio.

Vitaminas

Esse alimento pode ser considerado uma grande fonte de vitamina B12 (cobalamina), ainda por causa da gema. Também fornece:

  • Vitamina B1 (tiamina);
  • B2 (riboflavina);
  • Niacina (vitamina B-3);
  • Ácido fólico;
  • Vitaminas A,D e E (encontradas na gema).

É importante notar que a pasta de ovo tem colina, muito conveniente para alimentar as mulheres grávidas. Isso porque facilita o bom desenvolvimento do sistema nervoso central do embrião/feto, juntamente com o ácido fólico.

Por outro lado, o carotenóide, a luteína e zeaxantina, ajudam a prevenir doenças oculares, como catarata e cegueira.

Viajando por esse universo nutritivo e prático, temos algumas receitas deliciosas que podem ser usadas para compor vários pratos. Vamos aprender?



Receitas deliciosas de pasta de ovo

Pasta de ovo no pão

A pasta de ovo no pão é algo que realmente remete à velha infância, quando as mães e avós faziam sanduíches com o preparo para os lanches escolares. É bem simples de preparar e dá um sabor inigualável ao pão.

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de manteiga;
  • 2 ovos;
  • 1 colher de chá de maionese;
  • Sal e pimenta.

Modo de preparo:

Ferva os ovos até o ponto das claras estarem duras e a gema levemente macia. Assim, poderão formar uma pasta consistente. Pique-os imediatamente após retira-los da água. Em seguida, adicione a manteiga, a maionese e amasse com a ajuda de um garfo.

Salpique sal e pimenta a gosto. Essa quantidade serve bem uma pessoa. Escolha o pão de sua preferência e espalhe a pasta de ovo em seu interior.

Pasta de ovo cozido para canapés

Essa receita traz uma base simples e prática de se fazer. Entretanto, não deixa de ser refinada, podendo compor o cardápio em uma recepção para amigos, bem como familiares.

Ingredientes:

  • Cebolinha picada;
  • 6 ovos cozidos;
  • ½ xícara de maionese;
  • Sal e pimenta.

Modo de preparo:

Cozinhe os ovos em uma panela pequena. Os coloque dentro com a água ainda fria e deixe ferver. Após fervura aguarde cerca de um minuto. Desligue o fogo e deixe por mais 10 minutos nessa água quente.

Por conseguinte, insira os ovos em água gelada, deixando-os esfriar. Amasse com a ajuda de um garfo até formar uma pasta, misturando todos os ingredientes. Adicione sal e pimenta a gosto. Coloque a pasta de ovo sobre os canapés. Essa receita rende até oito porções.

Pasta de ovo

Pasta de ovos com macarrão

Essa receita é para quem não tem muito tempo para se dedicar a cozinha, mas que não dispensa uma alimentação nutritiva e bem saborosa. Na correria do dia a dia, é uma opção fácil e rápida para se preparar.

Ingredientes:

  • 8 ovos;
  • 500 gramas de macarrão cozido a sua escolha;
  • 100 gramas de queijo ralado;
  • Sal e pimenta;
  • 30 gramas de manteiga.

Modo de preparo:

Coloque a manteiga em uma panela grande e salteie levemente o macarrão. Bata os ovos como omelete, acrescente o sal e pimenta a gosto. Em seguida, jogue essa mistura sobre o macarrão. Mexa até que o ovo cozinhe. Polvilhe o queijo e misture novamente. Sirva quente.

Essa receita rende até 4 porções.

Salada de batata com pasta de ovo

Deliciosa, mas muito simples em seu preparo, essa salada é umas das maravilhas feitas com pasta de ovo.

Ingredientes:

  • 2 batatas grandes, cozidas e picadas em cubo;
  • 1 ovo cozido;
  • 1 colher de orégano;
  • 1 colher de salsinha picada;
  • Azeite;
  • 2 colheres de maionese;
  • Sal e pimenta do reino a gosto.

Modo de preparo:

Pegue o ovo e amasse com ajuda de um garfo. Adicione a maionese, o sal e a pimenta a gosto e misture bem. reserve. Em um refratário, coloque as batatas picadas e regue com azeite. Adicione a pasta de ovo e misture bem.

Para finalizar, salpique o orégano e leve à geladeira. A receita rende para até 6 porções.

Viu como a pasta de ovo não é somente saborosa, mas é extremamente simples de preparar também? Unindo sabor e praticidade, basta somente você ir até a cozinha e experimentar o preparo de pratos incríveis!

Faça um Comentário!

Clique aqui para postar um comentário