Receitas com Ovo

9 Variações de Ovos Cozidos

Ovos fazem parte da nossa dieta desde os nossos primeiros ancestrais. Sua versatilidade o permite ser tanto a estrela de um prato, quanto um coadjuvante pouco notado, porém indispensável em outros. De fato, o consumo de ovos no Brasil vem numa crescente há mais de uma década, a uma taxa de 10% ao ano, desde 2007.

Com esta fonte de proteína cada vez mais presente no menu, convém experimentar formas diferentes de prepará-la. Confira as variações mais interessantes e surpreendentes neste artigo.

Chocando Ideias

Se um ovo cozido parece sem graça para você, experimente exercitar a sua imaginação. É possível reimaginar e criar receitas com uma das fontes de nutrientes mais completas da nossa dieta. Veja abaixo algumas das melhores opções. Se você quiser saber mais sobre receitas especiais para qualquer ocasião e bolso, confira a www.fooddiez.com.br.

Saladas

  • Maionese de batata

A maionese de batata é uma das receitas mais amadas da nossa culinária. Aqui, os ovos cozidos podem ser utilizados de duas formas: picados sobre a salada, ou na base da própria maionese. É possível fazer uma maionese caseira batendo duas gemas cozidas e uma crua com óleo, até chegar na quantidade e consistência desejadas.



  • Salada de batata alemã

A salada de batata alemã é bastante diferente da tradicional. Em vez de maionese, esta receita utiliza iogurte, além de levar também pepinos em conserva, mostarda, e ovos cozidos picados. Tempere esta receita também com salsinha e cebolinha, para um toque extra de frescor.

  • Salada de grão-de-bico

A base da salada de grão-de-bico é bem simples: grão-de-bico, tomate, cebola e pimentão. Convém adicionar alguma fonte de proteína à receita, para deixá-la mais nutritiva e interessante. Bacalhau, frango e atum são algumas das opções mais populares, embora esta receita também funcione muito bem com ovos cozidos.

Comidas Rápidas

  • Farofa úmida

Esta receita de farofa úmida é perfeita para quem quer uma opção à versão tradicional, mais seca. Aqui, vai tomate, azeitona, cebola, maçã e claro, ovo cozido. Esta farofa usa farinha de milho sem biju, no lugar da farinha de mandioca. Para finalizar, tempere com limão e azeite.



  • Mini cuscuz

Os fãs do cuscuz paulista podem fazer uma versão reduzida, com ovo cozido. Nesta receita, vão também ovos de codorna, ervilha, tomate, azeitona e palmito. Esta versão também utiliza farinha de milho e leite de côco, além de bastante salsa e cebolinha.

  • Purê de aipim

Ovos cozidos combinam perfeitamente com o purê de aipim, que leva também manteiga, leite e pimenta. Este purê fica pronto em menos de 15 minutos, mas seu sabor o torna digno de qualquer almoço ou jantar especial.

Com Molhos

  • Strogonoff

Ovos cozidos podem substituir outras fontes de proteínas em um strogonoff. Neste contexto, o ovo cozido funciona tão bem quanto o frango, a carne bovina, ou cogumelos. O preparo do molho segue o de um strogonoff tradicional, adicionando-se os ovos picados ou fatiados no final.

  • Moqueca

Um dos pratos mais típicos da culinária baiana (e disputado pelos capixabas), a moqueca também aceita uma ampla gama de fontes de proteína. Enquanto versões veganas substituem o peixe por grão-de-bico ou couve-flor, é possível também fazer uma deliciosa moqueca de ovos.

  • Ovos à parmigiana

Aqui vai mais um prato onde o ovo substitui a carne com maestria. Nesta receita, é necessário uma lata (ou duas, dependendo da quantidade de porções) de molho de tomate, de meia-dúzia à uma dúzia de ovos, e queijo mussarela ou parmesão.

Ovacionado

O ovo já foi vilão e mocinho da nossa dieta em diversas ocasiões, a depender do estudo científico mais popular do momento. Hoje se sabe que este alimento é uma fonte importante de ferro, cálcio, zinco, potássio, magnésio, selênio, vitaminas do complexo B, além de vitaminas A e D. Varie nas receitas, para que você possa sempre ter este aliado nas suas refeições.

Referências

Faça um Comentário!

Clique aqui para postar um comentário