Animais que nascem de um ovo
Curiosidades

9 animais que nascem de um ovo: veja aqui!

Apesar da intensa exploração de nossa fauna, sabemos que ainda existem várias espécies e tipos de animais. Assim, um dos filões mais interessantes da natureza está presente neste artigo: os animais que nascem de um ovo. Enfim, o que pode ser essa classe de ovíparos? Confira agora conosco.

Os animais ovíparos

Sim, a bela e frágil natureza apresenta uma infinidade de espécies animais. Entretanto, eles podem ser classificados por diversos fatores, como:

  • Reino;
  • Espécie;
  • Classe;
  • Família;
  • Ordem;
  • Gênero;
  • Filo.

Para saber qual é a diferença entre esses animais, o método é analisar sua forma de reprodução. Nesse sentido, é o caso dos os animais que nascem de um ovo, biologicamente conhecidos como ovíparos. Ou seja, este tipo de animal é definido pelo desenvolvimento dos embriões, que ocorrem dentro dos ovos colocados pela fêmea.

Entretanto, para se classificar uma espécie como ovípara, ainda é preciso que ele seja depositado onde o embrião vai eclodir. Dessa forma, na maioria dos casos, esses ovos são depositados já fecundados num meio externo.



Já em outros casos, a fecundação pode ocorrer após a postagem dos ovos. Com isso, o que define cada um dos animais que nascem de um ovo é o processo de crescimento externo em relação ao corpo das fêmeas.

Exemplos de animais que nascem de um ovo

Como você já viu, os animais ovíparos são conhecidos como os animais que nascem de um ovo. Em suma, são as espécies que crescem dentro das gêmeas, mas nascem como ovo ao serem colocados num meio externo.

Dessa forma, podemos definir os animais que nasceram por meio de ovos, ao invés de formas convencionais. Ou seja, os mamíferos que ficam dentro em gestação da fêmea, e são classificados como os vivíparos. Confira alguns dos ovíparos mais famosos.



As cobras

Muito mais que serpentes, as cobras foram popularizadas por aqui a fim de classificar todos esses tipos de animais. Mesmo assim, é vital lembrar que todas as cobras são serpentes. Embora nem todas as serpentes possam ser cobras. Assim, embora diferentes, ambas são exemplos de animais ovíparos.

Animais que nascem de um ovo

Peixes

Passe longe das manias de aquário, e pense naquele peixe de estimação. A partir daí você já vai saber que esse animal é capaz de depositar ovos no seu aquário e ajudar você a compreender o conceito de animal ovíparo.

O belo e temível crocodilo

Para analisar um desses animais que nascem de um ovo, a fêmea crocodiliana chega a construir ninhos perto da água. Tudo para que pedaços de plantas e folhas secas possam dar proteção aos seus ovos.

As serpentes

Mesmo que muita gente não conheça, existem diferenças entre serpentes e cobras. Dessa forma, o nome serpente é relativo ao réptil que não tem patas, embora o corpo seja escamado, rasteje e seja cilíndrico. Sobretudo, esses animais são exemplos vivos de animais que produzem os ovos que crescem e se desenvolvem fora do corpo das fêmeas.

Formigas e mais formigas

Sim, mesmo que a rainha das formigas bote milhares de ovos, elas darão lugar a outros animais que nascem de um ovo. Assim como ela própria. Mesmo assim, de operárias aos soldados e dependendo de hormônios ou nascendo de tipos diferentes, sua vida depende de alimentos consumidos nas primeiras fases da vida.

Aranhas, que medo

Para começar, saiba que o corpo desse aracnídeo é perfeito para o crescimento de ovos. Afinal, o abdômen já pode ser dilatado e contribuir para o pleno desenvolvimento das suas crias, fora da casca de ovo.

O simpático pinguim

Seguindo o que diz a ciência, em linhas gerais, os machos da espécie fazem a parte deles. Isso quer dizer eles chocam cada ovo oferecendo ainda os cuidados devidos a cada filhote.

A rã

Em relação à forma de reprodução das rãs, saiba que ovos e espermatozoides chegam a se unir fora do corpo. Ou seja, com essa aquática, cada ovo vai dar origem à leva de girinos que vão se desenvolver e passar para a forma adulta. Um exemplo popular entre os animais que nascem de um ovo.



O polvo

Animais ovíparos que despertam a curiosidade, esses animais costumam depositar de forma externa uma centena de ovos. Todavia, eles podem estar em lugares diversos, conforme a segurança da fêmea. Dessa forma, a natureza a eles que após a eclosão dos ovos, precisam se alimentar por conta própria.

Animais que nascem de um ovo

O caracol

No caos deste ser, logo após o acasalamento, eles iniciam a postura de ovos. Nesse caso, eles são bem pequenos e possuem um tipo de casca que é depositada no solo. Assim, semanas depois, os pequenos ovíparos partem para a vida em voo solo.

A exceção à regra entre animais que nascem de um ovo

Sim, diria um biologista, pois a natureza pode tudo. Entretendo, esses casos excepcionais costumam abordar mais mamíferos que animais que nascem de um ovo. Ou seja, a exceção surge mais entre ornitorrincos.

Apesar de mamífero, eles possuem mamas para o leite dos filhotes. Entretanto, seu desenvolvimento surge pelos ovos que tem desenvoltura externa ao corpo da fêmea.

O processo de reprodução dos ovíparos

O interessante no processo reprodutivo dos animais que nascem de um ovo é a presença de depósitos de ovos no meio exterior, já fecundados. Dessa forma, os processos podem ocorrem exterior ao corpo da mãe.

Ou seja, no ambiente o embrião pode se desenvolver ao se alimentar de reservas nutritivas contidas nos ovos, até que atinjam o ponto de eclosão. Para isso, vale ressaltar que toda fecundação de ovíparo ocorre externa ou internamente.

Sendo assim, grande parte das espécies ovíparas têm a fecundação interna. Ou seja, suas fêmeas já botaram os ovos fecundados. Como exemplos, citamos as espécies relacionadas à classe dos crocodilianos e das aves. Assim como alguns lagartos, cobras e peixes.

Por outro lado, na fecundação externa a fêmea deposita os ovos no ambiente e o macho libera os espermatozoides em cima dos ovos. Esse é o caso de animais como as rãs e algumas espécies de peixes.

Fecundação interna e externa

Em linhas gerais, existem duas categorias de animais ovíparos. Ou seja, a participação dos ovíparos na criação do meio ambiente e seus meios de reprodução. Neste fator, grande parte dos animais têm fecundação interna.

Ou seja, quando um ovo é colocado, ele já foi fecundado. Caso ele esteja na lista de animais que nascem de um ovo, ao ser posto sem a fecundação, o processo pode até não ocorrer de forma posterior.

Faça um Comentário!

Clique aqui para postar um comentário