Chimia de ovo
Receitas com Ovo

Chimia de ovo: uma receita simples que você precisa experimentar!

Mais um legado da cultura e culinária alemãs, a chimia de ovo faz sucesso tanto na região Sul quanto na mesa dos brasileiros de bom gosto. Introduzida por aqui pela imigração germânica, esse nome define diferentes tipos de comidas e cremes para passar no pão.

Em cidades tradicionais, o termo pode ser referência a doces como a geleia. Vale ainda lembrar que a palavra “chimia” também é usada no dia-a-dia de colônias alemãs para designar nossa popular “mistura”. E então, que tal o sabor diferente da chimia de ovo para fazer em casa e renovar seu café-da-manhã? Vem conosco que a gente conta tudo.

A ligação entre gastronomia e cultura

Práticas e costumes alimentares sempre forma elos de identificação tanto entre pessoas quanto entre culturas. Com isso, a culinária passou a ser vista como patrimônio cultural. Ou seja, uma maneira de conservar costumes e hábitos herdados e passado a futuras gerações.

Para certas algumas sociedades, o lado da gastronomia acabou sendo um meio para aproximar clientes, parentes e amigos. Ao passo em que a união à mesa passou a ser uma prova de confiança, fraternidade e proximidade. Por esse aspecto, a alimentação estabelece relações sociais, ligadas ao prazer de trocar ideias e cozinhar pratos elaborados.



A chimia de ovo na culinária alemã

Um dos pratos mais comuns na mesa de colônias alemãs, a chimia de ovo é uma guloseima baseada numa receita de açúcar e ovo. Com efeito de aproximar a língua, a palavra chimia vem do termo alemão schmier, resultante de um verbo germânico e que pode ser traduzido para “passar”, como se fosse “algo numa outra coisa”.

Para exemplificar, pode citar o ato de passar geleia ou manteiga num pão. Dessa forma, um simples doce caseiro a ser passado na fatia de pão é designado como chimia. Na tradição das mesas alemãs, são diversas as variedades de chimia, embora a mais clássica seja a de cor dourada, a deliciosa chimia de ovo.

Chimia de ovo



A origem do termo

Um doce tradicional alemão, a chimia de ovo chegou ao Brasil por meio da imigração e consequente colonização nos Estados do Sul. Entretanto, enquanto a palavra chimia é empregada na Alemanha para designar todo alimento passado numa fatia de pão, aqui ela se referir a doce.

Mesmo sendo similar a uma geleia, a chimia de ovo tem mais consistência. Isso porque ela produzida com o suco, as cascas e até o bagaço de legumes e frutas já utilizados. Aliás, a guloseima nessas regiões brasileiras costuma ser chamada de com o sentido do verbo alemão schmieren. Ainda assim, o doce também pode ser conhecido pelas seguintes variantes:

  • Chimíer;
  • Schmia;
  • Chimia;
  • Chmier;
  • Chmia;
  • Ximíer.

Propriedades do ovo

Você já deve ter visto aqui que o ovo é rico em aminoácidos e vitaminas. Entretanto, além de ajudar na reconstrução muscular, conheça os nutrientes e minerais presentes numa única unidade.

  • Cálcio;
  • Vitamina B12;
  • Selênio;
  • Vitamina B2;
  • Vitamina B5;
  • Vitamina A.

Vale lembrar que ainda não entramos no tópico das receitas para você experimentar. Contudo, você vai perceber que, além de saboroso em doces e seus vários benefícios, o ovo vai estar no topo da sua lista de compras.

Receitas de chimia de ovo

Como você já viu por aqui, a chimia de ovo é um creme tradicional, de origem alemã. Nesse sentido, ele é ideal para ser degustado quando passado em alimentos como biscoitos, pães, bolos e até mesmo naquele lanche rápido da tarde ou no café-da-manhã.

Criado a partir de variações de frutas como a banana, sua criatividade é o que conta na hora de criar cardápios deliciosos para acompanhar a chimia de ovo. A seguir, confira algumas receitas rápidas e simples para seu dia começar com um toque europeu.

Primeira receita de schmier de ovo

Ingredientes:

  • Seis gotas de baunilha;
  • Quatro ovos;
  • Um fio de óleo;
  • Uma xícara de açúcar.

Como preparar:

  1. Primeiro, separe a gemas da clara de ovo;
  2. Bata as claras até ficarem em neve;
  3. Depois, misture bem todo o açúcar;
  4. Bata por mais uns cinco minutos;
  5. Então, misture as gotas de baunilha com as gemas;
  6. Bata por mais uns cinco minutos;
  7. Ponha o fio de óleo na frigideira quente;
  8. Coloque a chimia;
  9. Em fogo baixo, mexa por cerca de quinze minutos;
  10. Quando estiver fritando, sua chimia tem que ficar espumosa;
  11. Assim, ao abaixar essa espuma, ela estará pronta.

Chimia de ovo

Chimia de ovo tradicional

Ingredientes:

  • Sete colheres de açúcar;
  • Três ovos já peneirados;
  • Uma colher de essência de baunilha;
  • Duas colheres de creme de leite ou nata.

Como preparar:

  1. Junto com os ovos já peneirados, acrescente açúcar;
  2. Então, misture bem, criando uma gemada;
  3. A seguir, adicione a baunilha;
  4. Na frigideira, coloque meia colher de creme de leite ou nata;
  5. Deixe aquecer bem;
  6. Em fogo médio, coloque a mistura dos ovos;
  7. Mexa suavemente até que levante fervura;
  8. Mexa por uns três minutos;
  9. Acrescente o resto do creme de leite ou da nata;
  10. Mexa mais com fogo médio por outros três minutos.

Nossa dica é que, quanto mais tempo você deixar, mais dourado vai ficar sua chimia de ovo. Ou seja, dessa forma você vai poder seu ponto preferido para saborear o doce. Contudo, se os ovos da receita forem tipo “jumbo”, procure adicionar umas duas colheres extras de açúcar.

O legado da culinária cultural

Para que essas receitas tradicionais, como a da chimia de ovo, não sejam perdidas e esquecidas com o passar dos tempos, precisamos cultivar seus legados. Ou seja, antes de mais nada é preciso ter consciência de que nossa alimentação vai muito além dos fatores biológicos.



A gastronomia é um ato que marca a cultura e a história de uma sociedade, de um povo. Em outras palavras, comer está relacionado a representações simbólicas relativas de nossas relações intersociais.

Dessa forma, podemos identificar cada culinária a algum segmento ou determinada sociedade. Assim como a chimia de ovo fez pelo Brasil, todo alimento constitui a marca da uma herança cultural, onde o homem revela que pode viver em sociedade.

Faça um Comentário!

Clique aqui para postar um comentário