Clara de ovo
Curiosidades

Clara de ovo é formada predominantemente por água e albumina

A composição da clara de ovo caiu nas graças de quem pratica atividades físicas diariamente. Tudo isso por conta da composição, que é rica em água, proteínas e não traz tanta gordura. Este contexto é perfeito para quem sonha com a tão desejada massa muscular. Mas você sabe como esses processos funcionam?

Porém, este alimento traz muito mais benefícios do que imaginamos. Vamos apontar uma série de vantagens que você terá ao consumir a clara. Além de conquistar a boa forma, você poderá ter uma saúde invejável.

Qualidades da clara de ovo

A clara do ovo começou a ganhar destaque após ser utilizada por fisiculturistas conhecidos mundialmente. Suplementos famosos no mercado, como whey protein e caseína, ainda não eram permitidos no mercado. Mas a eficiência do ovo começou nesta finalidade começou a chamar atenção de cientistas.

O alimento começou a ser consumido em maiores quantidades pelos profissionais, principalmente quando a gema começou a ser deixada de lado. Pesquisas apontaram que ela é grande fonte de gordura e calorias concentradas, o que hoje também já foi desmistificado.



O grande destaque na composição da clara do ovo é a composição. São aproximadamente 90% de água e 10% de proteína. Mas é importante destacar que 50% de todos os nutrientes presentes no ovo também estão na gema.

Detalhes da composição

Uma única unidade de ovo pesa, em média, 33 gramas. São 3,6 gramas de proteínas presentes na clara, além de 0,24 gramas de carboidratos. Nesta mesma porção, você encontra apenas 17 calorias. Em poucas quantidades parece inofensivo, mas é importante ficar de olho em eventuais excessos.

Entre os demais nutrientes encontrados no ovo, podemos destacar o selênio, a colina, a betaína, o folato e o ácido pantotênico (Vitamina B5). A vitamina B2, o magnésio e o potássio também estão presentes na composição em doses menores. Mas é importante destacar que não há excesso de potássio, o que não vai prejudicar a sua alimentação.



Clara de ovo

Albumina

Este é um dos nutrientes que mais se destacam para quem consome ovos e pratica a musculação. A clara do ovo possui albumina, que é considerada uma proteína de valor biológico inestimável.

O que isso significa? A substância é melhor aproveitada pelo organismo. A albumina é muito importante para a reconstituição das fibras musculares, auxiliando na recuperação física e faz com que os treinos possam render muito mais. Mas vale a pena balancear a alimentação, buscando outros elementos que também contribuam para uma excelente composição muscular.

Detalhes sobre a clara do ovo

Além de ser uma fonte de proteína, a clara do ovo também não possui gorduras. E é importante destacar que o alimento não serve apenas para quem músculos. Também pode servir para perder peso ou para tratamentos de cabelo e pele.

As proteínas da clara aumentam o poder de saciedade. Dessa forma, você sente menos vontade de comer durante o dia, o que vai evitar aumento de peso constante. E por não ter gordura na composição, também pode balancear dietas.

Outro detalhe importante é a receita aplicada. Uma omelete com queijo, por exemplo, vai potencializar o nível de gordura presente na composição. Indicamos que você opte pelo alimento cozido, que dificilmente vai somar colesterol ao resultado final.

Benefícios da clara de ovo

Formação da massa muscular

Essa, com certeza, é a principal vantagem citada quando o assunto é a clara de ovo. Além da presença da albumina, que se destaca por altamente absorvida pelo corpo, também é importante citar os aminoácidos gerados pelas proteínas.

No fígado, esses itens se tornam em novas fibras musculares, que tornam todo o sistema mais dinâmico. A clara de ovo abastece o corpo com aminoácidos fundamentais, fazendo com que a ausência desta substância nunca seja sentida.

Neste aspecto, o ovo pode ser considerado mais completo do que uma série de vegetais comuns na alimentação do brasileiro, como é o caso do feijão e do arroz.



Recomposição de aminoácidos

Destacamos a arginina como um dos principais aminoácidos presentes na composição do ovo. Este elemento estimula a presença do óxido nítrico, que ajuda no funcionamento da circulação sanguínea. Dessa forma, o oxigênio nos tecidos cardiovasculares se torna cada vez mais presente.

Tudo isso faz com que o corpo acelere ainda mais a recuperação física e a criação de novos tecidos musculares. Esta combinação gera um aumento de energia, que poderá ser aplicada em diversas atividades em um programa de treinamentos. Mas fique de olho em suas programações, pois o ovo não vai garantir que você aumente sua carga de maneira excessiva. Esteja sempre acompanhado por profissionais.

Clara de ovo

Controle do peso

Além de manter a saciedade por mais tempo, a clara do ovo também contem uma substância fundamental na formação da massa magra: a leucina. Esse composto também tem um efeito termogênico, trabalhando para a queima de gorduras do corpo.

Com isso, a leucina faz um balanço da gordura no corpo e aumenta a sensibilidade à insulina e nivela o volume de glicose na corrente sanguínea. O metabolismo vai trabalhar de maneira mais ágil e a sensação de fome ficará cada vez mais distante.

Mudança de hábitos

Consumindo a clara de ovo com frequência, você perceberá pequenas mudanças que vão impactar diretamente em seu dia a dia. A primeira delas faz referência ao humor, visto que você poderá estar muito mais disposto em as atividades.

Isso acontece por conta da presença de serotonina, que contribui diretamente para a sensação de satisfação e bem-estar. Esta substância também e uma forte aliada no combate á depressão e outras doenças.

Um dos aminoácidos presentes no ovo é o triptofano, que também rende outro benefício: a diminuição da vontade de ingerir açúcar. Desta forma, você ficará mais distante dos doces, que muitas vezes aliviam as tensões. Mas também é importante buscar outros alimentos que auxiliem em dias mais tranquilos, como vegetais e chás.

Controle da pressão

A ciência comprovou que as dietas baseadas em proteínas reduzem os riscos em relação a hipertensão. As claras são importantíssimas para nivelar o volume do nutriente, já que a combinação de aminoácidos é fundamental para a boa circulação sanguínea.

Uma das substâncias encontradas na clara é o composto denominado RVPSL, que é tão eficiente quanto remédios nesta batalha contra a pressão alta. Ela bloqueia enzimas que convertem a angiotensina, que causa problemas ao corpo. Mas é importante balancear o ovo com outros alimentos que não possuam gorduras para auxiliar na saúde dos vasos sanguíneos.

Saúde da pele

Por também trabalharem diretamente com fibroblastos (células que produzem colágeno), as claras também podem ter uma excelente atuação em tratamentos para a pele, deixando-a mais firme com o passar dos anos. Mas, ainda assim, é muito importante ficar de olho nos excessos!

A presença do colágeno na pele diminui após os trinta anos de vida e o ovo pode ajudar nesta fase não só dentro da alimentação. É possível montar máscaras rejuvenescedoras, batendo a clara com um pouco de suco de limão. Basta aplicar na pele por cerca de 15 minutos.

Gostou das nossas dicas sobre a clara de ovo? Aproveite as dicas para dar um salto na qualidade de vida!

Faça um Comentário!

Clique aqui para postar um comentário