Receitas com Ovo

Como fazer ovo no microondas: 4 maneiras rápidas e simples!

Já imaginou a combinação perfeita de praticidade e velocidade na hora de preparar uma refeição cozinha? Então, você, com certeza, pensou no ovo no microondas, uma receita ideal para pessoas que não sabem cozinhar ou que querem um almoço ou jantar mais fácil e rápido.

Sim! Além de saborosos, os ovos são bastante versáteis e podem ser feitos de várias formas, sejam cozidos, fritos, mexidos ou poché, simplesmente usando um micro-ondas.

Mas engana-se quem acha que, por ser simples e rápido, é possível preparar um ovo no microondas de qualquer jeito. Na verdade, existem alguns truques para não deixar o ovo explodir e causar uma bagunça e sujeira no seu aparelho e cozinha.

Por isso, pensando em facilitar a sua vida, nós vamos te ensinar no artigo de hoje quatro formas de fazer ovo no microondas, para você não correr o risco de errar na hora do preparo, economizando tempo e dor de cabeça na cozinha! Vamos lá?



1 – Como fazer ovo frito no microondas

Para quem quer saborear um ovo frito sem precisar mexer com óleo em uma panela, que espirra e pode sujar tudo, uma ótima maneira é preparar o alimento no microondas. Para isso, quebre um ovo em uma xícara ou copo untado com manteiga, óleo ou margarina.

Caso você não queira prepará-lo em uma xícara ou copo, pode optar por quebrar o ovo em uma vasilha de tortas também, se preferir. Além disso, uma dica para quem não quer misturar a clara e a gema é separá-las em recipientes diferentes, mas fica a seu critério, é claro.



Feito isso, fure a gema gentilmente com a ponta de uma faca ou utilizando um palito. Isso será necessário para romper a membrana que envolve a gema e permitir que o vapor do aquecimento escape durante o preparo, evitando que o seu ovo exploda dentro do aparelho.

Agora, cubra o ovo com uma tampa. Ajuste a potência do seu microondas em 50% pelo tempo de 2 a 3 minutos. Após esse tempo, deixe o ovo descansar, cobrindo-o até que as claras estejam completamente duras e as gemas começando a engrossar, só que não tão consistentes. Prontinho!

2 – Como fazer ovo cozido no microondas

Sem a casca

O ovo cozido é uma das formas mais populares de consumir esse alimento proteico no dia a dia, inclusive em dietas. E a boa notícia é que, se você não tem paciência para esperar o ovo cozinhar em uma panela com água, você pode prepará-lo no seu microondas.

Para isso, basta pegar duas vasilhas ou tigelas e separar as claras das gemas. As vasilhas precisam estar untadas com óleo. Em seguida, use um garfo para misturar as gemas e tampe cada vasilha.

Leve um recipiente de cada vez ao microondas, com o aparelho ajustado em potência de 30% ou 50%. Agite uma ou duas vezes as gemas, deixando-as cozinhar por 20 a 30 segundos cada uma; e um tempo de 30 segundos a um minuto para as claras. Retire tudo do microondas quando perceber que as claras e gemas estão no ponto de mal passadas.

Em seguida, deixe o alimento descansar, ainda coberto, por mais ou menos dois minutos. Assim que o ovo estiver frio o suficiente para consumir, corte-o e coloque no prato para comer.

Com a casca

Na caneca:

Outra maneira de fazer ovo cozido no micro-ondas é embrulhando-o em papel alumínio, com casca e tudo. Muitas pessoas consideram esse método menos seguro, pelo risco de o ovo explodir, mas é possível apostar nele, se você tiver cuidado. Para preparar o seu ovo cozido desta forma, basta embrulhá-lo primeiro em papel alumínio.



Em seguida, coloque o ovo embrulhado em uma caneca e encha-a de água, até cobri-lo totalmente. Leve a caneca ao microondas por cerca de 15 minutos, em potência máxima. Passado esse tempo, retire a caneca do aparelho e aguarde até a água esfriar.

Feito isso, desembrulhe o ovo, tomando cuidado para não se queimar, e descasque. Prontinho! Agora, é só comer.

Na tigela:

Em uma tigela, coloque o ovo com casca e cubra-o com água. Em seguida, leve a tigela ao microondas e deixe o ovo cozinhar por 12 minutos, em potência alta. Passado esse tempo, retire o ovo, espere-o esfriar e descasque. Pronto! Pode servir à vontade.

3 – Como fazer ovo poché no microondas

O famoso ovo poché também é uma das opções favoritas dos brasileiros, por conta da sua gema molinha, bem pigmentada e suculenta. E também é muito simples prepará-lo no microondas. Basta encher um copo ou tigela de pouca profundidade já untado com óleo e despejar 1/3 de xícara de água.

Em seguida, quebre dois ovos e fure as gemas, sutilmente, usando um palito ou ponta de uma faca. Feito isso, cubra-os com uma tampa. Leve o recipiente ao microondas, onde os ovos deverão cozinhar por cerca de um minuto e meio a dois minutos, em potência alta.

Depois, caso ache necessário, deixe os ovos descansarem, ainda cobertos, por cerca de um a dois minutos, até você perceber que as claras estão completamente formadas e as gemas começando a engrossar, mas não tão firmes. Agora, retire os ovos do recipiente, tempere a gosto e sirva à vontade.

Veja também: Ovo poché: como fazer + 10 receitas para saborear o prato em casa!

4 – Como fazer ovos mexidos no microondas

Bata dois ovos, junto com duas colheres de sopa de leite com sal e pimenta a gosto, em um copo. Misture bem para que todos os ingredientes se incorporem. Em seguida, leve o copo com a mistura ao microondas para cozinhar em potência alta, por um minuto a um minuto e meio, mexendo uma ou duas vezes, até perceber que as claras estão totalmente formadas.

Misture novamente. Agora, cubra o copo com uma tampa e deixe repousar até que os ovos já tenham engrossado e não tenham nenhum líquido aparente. Prontinho! Assim que estiver morno, pode se servir à vontade.

E aí? Gostou de aprender direitinho como fazer ovo no microondas? Então, se esse artigo foi útil para você, compartilhe-o nas suas redes sociais para que outras pessoas também aprendam…

Até a próxima!

Faça um Comentário!

Clique aqui para postar um comentário