Como saber se o ovo está bom
Curiosidades

Como saber se o ovo está bom com essas 7 dicas

Você, alguma vez, já teve uma receita inteira estragada simplesmente por que ainda não descobriu como saber se o ovo está bom? Possui ovos armazenados em recipiente sem data de validade, não sabendo quando descartá-los?

Se você respondeu afirmativamente a uma dessas perguntas, não se preocupe: felizmente, não é nada difícil reconhecer ovos estragados. Basta continuar a leitura e, ao final, você terá como saber as condições dos ovos que você e sua família consomem!

1. Coloque o ovo em um copo ou tigela de água fria

Após colocar o ovo em copo ou tigela de água fria, fique atento para ver se ele flutuará. Existe uma pequenina bolsa de oxigênio em seu interior e, com o tempo, quantidades maiores de ar passam se instalam na casca.

À medida que isso ocorre, há uma expansão da bolsa, fazendo o ovo flutuar mais. Caso ele afunde de lado, estará no ápice de seu frescor. Se afundar em pé, o ovo já passou desse ponto, embora ainda possa ser consumido tranquilamente.



Se, porém, o ovo flutuar, ele não deve ser considerado fresco. Todavia, isso não quer dizer que não poderá ser consumido. O mais indicado, então, é testá-lo. Para tanto, abra-o e procure por indícios de deterioração.

2. Chacoalhe o ovo ao lado de seu ouvido

Conforme os ovos envelhecem, a umidade e o dióxido de carbono escapam pelas cascas. Além disso, gema e clara começam a encolher e ressecar, fazendo a bolsa de oxigênio se expandir em seu interior.

Tenha em mente que quanto maior a bolsa, mais espaço haverá para que os conteúdos se movam na casca, produzindo o som de líquidos se movendo. Como os ovos, quando frescos, não devem emitir sons ao serem chacoalhados, aqueles que os produzem devem ser considerados velhos.



Como saber se o ovo está bom

3. Quebre o ovo em uma tigela

Ao fazer isso, você poderá avaliar a qualidade tanto da gema quanto da clara. Sua integridade será menor de acordo com o grau de envelhecimento, de forma que o conteúdo não permanecerá tão unido.

Confira se o ovo se espalha na tigela ou permanece compacto. Os ovos que parecem aguados ou se espalham em demasia já passaram do ápice do frescor. Caso a gema se rompa com facilidade e esteja plana, o ovo estará velho.

Caso a gema movimente-se com facilidade, a calaza (isto é, o filamento presente na clara que mantém a gema fixa em seu lugar) já enfraqueceu e o ovo, portanto, está em franco processo de envelhecimento.

É altamente recomendável checar, também, a coloração da clara. Quando ela se apresenta cinzenta e grossa, o ovo está bastante fresco. Claras muito transparentes indicam o envelhecimento do ovo.

4. Confira o seu odor

Um odor marcante é o melhor indicativo de podridão. Ovos estragados possuem odores acres quando abertos. Cheiros sulfurosos são percebidos tão logo os ovos se quebrem (ou até mesmo antes, em alguns casos) e permanecem quando os ovos estão cozidos.

5. Inspecione a coloração do ovo

A coloração da gema se alterará segundo a alimentação da galinha, logo, esse fator relacionado diretamente ao frescor dos ovos. Não obstante, lembre-se de inspecionar detidamente a clara.

Se ela estiver iridescente, verde ou rosa, houve contaminação via bactérias e o ovo não pode, em nenhuma hipótese, ser consumido. Caso encontre pontos verdes ou pretos do lado de dentro, eles foram contaminados por fungos e devem ser descartados.

Caso a gema, quando cozida, apresentar contornos verdes, isso significa que a água do cozimento está com grande concentração de ferro. Nesse caso, não há maiores problemas em consumi-lo.



Caso haja manchas de sangue, isso não indica contaminação ou podridão. As manchas de sangue ocorrem quando vasos sanguíneos se rompem durante a formação dos ovos. Isso não está relacionado ao frescor e, desse modo, o consumo é seguro.

Como saber se o ovo está bom

6. Confira as datas de validade nas embalagens

Os prazos de validade podem, também, ser identificados como “válido até” ou “não vender após”. Eles devem ser de, no máximo, 30 dias depois do momento no qual os ovos foram embalados.

O ovo mantido inteiro e refrigerado deve permanecer bom para o consumo por cerca de 30 dias além de sua data de validade. Ela é expressa no formato “dia/mês”. Dessa forma, o ovo que deve ser vendido, por exemplo, até o dia 21 de maio deve ser identificado por 21/05.

As identificações do tipo “não vender após” referem-se ao último dia no qual o ovo deve ser disponibilizado para a compra. O produto deve ser retirado da prateleira das mercearias e mercados depois dessa data, o que, contudo, não significa que ele está podre.

O melhor período para o consumo pode, também, ser identificado pelas expressões “melhor até” ou “consumir até”. Os prazos devem figurar dentro de quarenta e cinco dias, contados a partir da data em que os ovos foram embalados. O mais indicado é utilizar ovos dentro do prazo de 2 semanas após esse prazo.

A expressão “melhor até” refere-se ao prazo no qual o ovo está mais fresco e apresenta melhor sabor, textura e propriedades de espessamento e liga. Vale lembrar que o ovo não deve ser considerado podre ou estragado após essa data.

7. Use o código de 3 dígitos

O código de 3 dígitos indica a data na qual o produto foi embalado. Entretanto, nem todas as cartelas indicam os prazos de validade, embora todas apontem as datas nas quais os ovos foram efetivamente embalados.

Tais datas, geralmente, aparecem sob a forma de um código de 3 dígitos usando o calendário Juliano. Os ovos que, por exemplo, foram embalados no dia 02 de Janeiro estarão identificados pelo número 002, enquanto os que foram embalados no dia 16 de Outubro por 289 e aqueles embalados no dia 31 de dezembro pelo número 365.

Sob o mesmo ponto de vista, a data Juliana deve ser procurada nos versos das cartelas. Você visualizará um código apontando o lote e o código. Cumpre ressaltar que a União Europeia requer, também, que todos os ovos sejam marcados com as datas de embalagem.

Dessa maneira, fica ainda mais fácil ter como saber se o ovo está bom, pois, ainda que esteja solto e não em uma cartela com marcação, você poderá acessar essa informação.

Faça um Comentário!

Clique aqui para postar um comentário