Curiosidades

Qual é a diferença entre o ovo vermelho e o ovo branco? Descubra aqui!

Você já chegou no corredor de ovos do supermercado ou feira e ficou na dúvida sobre qual cor escolher? Afinal, qual é a diferença entre o ovo vermelho e o ovo branco? Essa pergunta parece boba a princípio, mas é capaz de deixar muita gente indecisa na hora de escolher os ovos para levar para casa.

Apesar de a produção de ovos vermelhos e brancos no mundo estar na proporção de 50/50, isto é, de igual para igual, há quem acredite que um possa ser mais nutritivo que o outro. No Rio Grande do Sul, por exemplo, os consumidores costumam comprar mais os ovos vermelhos (ou ovos marrons) por entenderem que a cor mais escura diz respeito à maior quantidade de nutrientes no alimento.

Mas será que a cor do ovo influencia no seu valor nutricional? E, no fim das contas, existe ou não existe diferença entre o ovo vermelho e o ovo branco? Descubra nos próximos parágrafos!

A cor do ovo está relacionada à galinha



Para começo de conversa, a primeira diferença entre o ovo vermelho e o ovo branco é que a coloração da casca está diretamente relacionada à raça e cor da galinha.

Isso quer dizer que a galinha que bota os ovos vermelhos (marrons) tem a penugem marrom, além de fazer parte de um sistema de genética selecionada das linhagens comerciais Novogen Brown e Isa Brown. Isto é, são consideradas galinhas de raça.

O custo de produção dessas chamadas galinhas vermelhas é bem mais alto em relação às galinhas do tipo Legorne, que são brancas, e, portanto, põem ovos brancos. Isso porque, por serem maiores e mais resistentes, elas acabam comendo mais, ficando um pouco mais caras para o produtor. Logo, o preço dos ovos vermelhos será maior que o dos ovos brancos também.



Via de regra, galinhas de penugem branca quase sempre colocam ovos brancos e, claro, galinhas de penugem vermelha (marrom) colocam ovos vermelhos ou marrons. Portanto, diferente do que muitas pessoas acham, a alimentação da galinha não influencia no teor nutritivo dos ovos, em nenhum dos dois casos, somente a questão genética.

Agora, se a galinha for “caipira”, aí pode haver uma diferença no poder nutricional dos ovos, se compararmos aos ovos de uma galinha de granja (independente de ela ser branca ou marrom). E a explicação para isso é que galinhas caipiras são criadas soltas em pasto e comem o que quiserem, desde milho, vegetais, minhocas, insetos e grãos.

Sendo assim, além de botarem um ovo com coloração mais concentrada (com uma gema bem mais amarela, devido à maior concentração de betacaroteno), o valor nutricional também é maior do que os ovos convencionais. Enquanto isso, as galinhas que são criadas em granjas (brancas ou marrons) tendem a ter uma alimentação mais fechada, com menos nutrientes, o que além de deixar os ovos menos pigmentados, também os torna menos nutritivos.

Afinal, qual é a diferença entre ovo vermelho e ovo branco?

Agora que você já sabe por que existem ovos de cores diferentes, resta saber qual é, de fato, a diferença entre o ovo vermelho e o ovo branco. Então, a resposta é: se as galinhas brancas ou marrons forem criadas no mesmo sistema (granja ou livre em pasto), podemos afirmar que não haverão diferenças entre os ovos vermelhos e os ovos brancos. Logo, a história de os ovos vermelhos são mais nutritivos do que os ovos brancos não passa de um mito.

Os ovos de ambas são ricos em vitaminas, proteínas e minerais, além de conter cerca de 220 miligramas de colesterol. Ou seja, o que pode afetar o valor nutricional dos ovos é o sistema de criação, e não a coloração da casca.

Além disso, devido ao processo de produção que envolve as galinhas marrons, outro fato que realmente pode diferenciar os ovos vermelhos dos ovos brancos é o preço. Isso porque, como explicado anteriormente, o produtor tem um custo mais elevado com galinhas pertencentes à essa genética, que são maiores e mais resistentes e, portanto, se alimentam mais.

Inclusive, é o valor mais alto do ovo vermelho é que faz com que as pessoas acreditem que ele é mais nutritivo ou mais saudável. No entanto, o preço mais elevado tem a ver apenas com o custo de produção das galinhas – e nada mais.

E aí? Conseguiu entender direitinho a diferença entre o ovo vermelho e o ovo branco? Se esse artigo te ajudou, compartilhe-o nas suas redes sociais para que os seus amigos também tirem as suas dúvidas sobre esse assunto.



Até a próxima!

Faça um Comentário!

Clique aqui para postar um comentário