Doce de ovo
Receitas com Ovo

Doce de ovo: confira receitas deliciosas e fáceis de fazer!

Barato e saudável, versátil e irresistível, o doce de ovo é a aposta certa para você conquistar quem valoriza tanto as guloseimas tradicionais quanto as modernas. Tudo porque ele é um dos melhores curingas dentro de uma cozinha, mas a sua avó já sabia disso.

Presente em todas as geladeiras, até mesmo nas mais vazias, o ovo permite que você apenas adicione alguns ingredientes para criar receitas deliciosas e até inusitadas. Sobretudo se você quer variar o cardápio salgado, como os bolinhos e omeletes. Fique ligado neste artigo e confira receitas de doce de ovo de dar água na boca.

Doce de ovo é sucesso em qualquer cozinha

Com apenas alguns ovos à mão, é possível criar uma série de sobremesas. Apesar de exigir alguns ingredientes extras, com pouca criatividade os resultados são incríveis. Afinal, é justamente o ovo que tem as propriedades para dar liga às misturas e garantir aquele cozimento com texturas totalmente irresistíveis.

No geral, o doce de ovo português é o que faz mais sucesso mundo afora. Ainda que sejam trabalhosos e detalhados, você pode seguir nossas receitas para você experimentar e criar maravilhas em casa. Enfim, apesar de ser muito empregado na base de receitas salgadas e doces, o ovo ainda é um ingrediente barato e que permite a você criar tentações para todos os gostos e ocasiões.



A tradição do doce de ovo

Chegou a hora em que vai poder dizer que cansou daquele doce de ovo industrializado. Uma vez que eles são produzidos com aquela fórmula sem graça, composta de corantes e demais químicos, leite condensado e açúcar.

Sendo assim, se você não tem alergia a ovo, confira algumas dicas de sobremesa ricos no gostinho de “quero mais”, sinal de que um doce de ovo caseiro ainda parece ser feito pela sua avó. Contudo, aproveite datas especiais e aprenda a preparar o doce de ovo de sua preferência para impressionar a todos.

São doces maravilhosos, que exigem pouco preparo. Entretanto, antes de falarmos em receitas mais simples, primeiro vamos voltar às receitas de doce de ovo mais clássicas. Como resultado, você vai se surpreender das delícias que podem ser criadas em casa.



Doce de ovo

Quindim

Talvez o mais famoso doce de ovo, ele não poderia ficar de fora. Por isso, abrimos a lista com ele. Afinal, sempre presente em festas infantis, a guloseima é simples de fazer e você ainda pode preparar versões gigantes ou mini.

Crie o seu misturando coco ralado e açúcar. Depois, adicione manteiga e mexa. A seguir, a massa precisa descansar, seguido de uma peneirada nas muitas gemas. Então, incorpore-as à massa. Após esses processos, asse em banho-maria até ganhar firmeza. Só para fechar, dê aquele brilho todo especial com glucose.

Pastel de Belém

Grande representante do doce de ovo português, já é queridinho no Brasil. Isso porque seu recheio tem delícias de sobra, como açúcar, gemas, baunilha, raspas de limão e amido de milho. A curiosidade sobre sua origem vem de séculos atrás, uma criação dos monges parar aproveitar as sobras de gemas usadas nas hóstias.

Fios de ovos

Mesmo sendo elaborado com dois ingredientes, açúcar e gemas, esse doce de ovo é trabalhoso de se produzir. Dessa forma, você precisa ter os utensílios adequados para ficar perfeito. A princípio, peneire as gemas sem película.

Aí, misture açúcar e água para levar ao fogo. Então, ao ferver, despeje a mistura fazendo movimentos circulares, a fim de formar os fios. Assim que estiverem prontos, remova esses fios e as transfira para uma peneira, retirando o líquido.

Nossas receitas de doce de ovo

É impossível imaginar a confeitaria sem a presença essencial dos ovos. Sendo assim, com nossa ajuda você vai entender a importância e por que eles são capazes de deixar tudo mais doce. Anote nossas receitas para fazer em casa, e mãos à obra.

Doce de ovo diet

Ingredientes:

  • Sete gemas já peneiradas;
  • Uma xícara de leite desnatado;
  • Três xícaras de adoçante;
  • Duas colheres de manteiga;
  • Raspas de limão à vontade;
  • Baunilha à vontade.

Como preparar:

  1. Misture tudo, mesmo a baunilha;
  2. Leve ao fogo médio;
  3. Então, mexa até engrossar;
  4. Desligue o fogo;
  5. Assim, adicione a baunilha;
  6. A seguir, misture bem.

Gemada cremosa

Ingredientes:

  • Duas gemas;
  • Meia xícara de leite quente;
  • Duas colheres de adoçante natural ou açúcar;
  • Duas colheres de cacau ou achocolatado em pó (sem açúcar);
  • Canela em pó à vontade.

Como preparar:

  1. Numa xícara, coloque as gemas o açúcar;
  2. A seguir, misture muito bem;
  3. Então, adicione a canela e o achocolatado;
  4. Assim, misture bem mais uma vez;
  5. Leve ao fogo médio;
  6. Continue mexendo;
  7. Então, adicione o leite até que engrosse;
  8. A seguir, sirva enquanto está quente.

Doce de ovo

Pudim de claras

Ingredientes:

  • Oito claras;
  • Dezesseis colheres de sopa de açúcar.

Como preparar:

  1. Numa tigela, coloque as claras;
  2. Depois, use a batedeira para a mistura ficar firme;
  3. Então, vá adicionando açúcar aos poucos;
  4. Continue batendo bem entre as adições;
  5. Assim, após acabar o açúcar, bata por mais cinco minutos;
  6. Então, aguarde o suspiro endurecer;
  7. Coloque-o suspiro numa forma caramelada;
  8. Então, coloque a forma numa assadeira com pouca água;
  9. A seguir, asse em banho-maria em baixa temperatura por uma meia hora;
  10. Assim, para ele não quebrar, desenformar o pudim ainda quente.

Benefícios do ovo

Como você já deve ter visto por aqui, além de receitas para saborear, o ovo é rico em vitaminas, minerais e proteínas, garantindo vários benefícios à saúde, como:



  • Fortalece os músculos;
  • Favorece o crescimento;
  • Mantém a saúde celular e cerebral;
  • Previne casos de perda da visão e catarata;
  • Ajudar a perder peso;
  • Aumenta a sensação de saciedade;
  • Mantém a saúde dos ossos;
  • Ajuda a prevenir quadros de anemia;
  • Auxilia no fortalecimento do sistema nervoso;
  • Contribui para o aumento da produção sanguínea.

Para obter os esses benefícios, além de saborear um doce de ovo, a indicação médica é um consumo entre três e oito ovos por semana. Todavia, você pode consumir mais quantidade de clara, local mais rico em proteínas. Além do mais, a ingestão de um único ovo ao dia não vai prejudica seu coração nem aumentar o colesterol.

Faça um Comentário!

Clique aqui para postar um comentário