Ovo de codorna
Saúde e Dieta

Ovo de codorna é popular no Brasil e traz uma série de benefícios

Ovo de codorna é largamente consumido não só no Brasil, mas em várias regiões do planeta. São produzidos por aves chamadas codornas, naturais da Europa, África e sul dos EUA.

Tem como característica distinta ter tamanho inferior em comparação aos ovos de outras aves, como galinha, frango e pato. Mas em termos nutricionais não fica devendo nada para os citados e ainda é considerado um alimento mais calórico. O que requer cuidados para quem enfrenta problemas com a balança.

O ovo de codorna ainda traz a fama de ser um potente afrodisíaco, o que talvez estimule parte de seu enorme consumo. No entanto é carente de fontes científicas essa qualidade atribuída ao ovo. O que leva a se questionar de onde então teria surgido essa fama (abordaremos o tema com mais detalhes a seguir).

Mas é incontestável que o ovo de codorna traz uma série de benefícios ao organismo, benefícios que recebem amparo de estudos científicos. Um dos que mais se destacam é a capacidade de desintoxicação, eliminação de toxinas presentes no corpo, por isso sendo classificado por nutricionistas como “ovo detox”.



Neste artigo apresentaremos as qualidades nutricionais do ovo de codorna, os benefícios que propicia ao organismo humano e outras curiosidades relacionadas.

O afrodisíaco no ovo de codorna

Não há consenso sobre de onde tenha surgido a ideia de que ovo de codorna tem qualidades afrodisíacas. O que é um consenso na comunidade científica é que não há comprovação de que esse ovo tenha propriedades que o faça uma alternativa viável ao Viagra. Nem mesmo para acelerar o tempo de relaxamento da musculatura dos corpos cavernosos do pênis, o que diminuiria o tempo entre a primeira e segunda ereção.

Há palpites de que essa lenda tenha surgido pelo fato do ovo de codorna se parecer com o testículo do pênis. Alguém fez a associação e deduziu que o ovo traria benefícios ao órgão masculino (porque é assim que a ciência funciona. Se você vê um risólis amassado parecendo uma orelha, naturalmente ele melhorará a sua audição se o consumir).



Outra teoria, essa com pouco mais de fundamento, com uma associação não tão simplória, é o fato de que as codornas, as aves, alcançam a maturidade sexual com apenas 40 dias de vida. E produzem mais ovos do que as outras espécies do gênero. Tal atividade precoce e produção pujante levaram crer que o ovo de codorna teria propriedades afrodisíacas poderosas.

Mas como relatado, tudo balela, achismo, especulação. Comprovação que é bom, nada.

Ovo de codorna

Propriedades nutricionais do ovo de codorna

Fazendo comparação com o ovo de galinha, apesar de ser menor, o ovo de codorna tem propriedades nutricionais maiores. Porém perde quando a assunto é calorias e principalmente colesterol. Por isso é preciso ficar alerta para não exagerar no consumo.

O ovo de codorna tem:

  • Cálcio;
  • Vitamina A;
  • Vitamina D;
  • Vitamina B12;
  • Sódio;
  • Potássio;
  • Colesterol;
  • Proteína;
  • Ferro;
  • Fósforo;
  • Gordura.

Os benefícios do ovo de codorna

Se não há garantia de que o ovo de codorna trará benefícios como estimulante sexual, é certo que será útil em outros aspectos. Um já citado é a capacidade desintoxicação por conter aminoácidos que se ligam as toxinas existentes no corpo, toxinas oriundas da poluição no ar e na água, e libera-as do organismo.

Mas há várias outras benfeitorias. Conheça cada uma delas a seguir.

Bom para a visão

Por ser rico em Vitamina A o ovo de codorna ajuda a proteger a visão e evitar a degeneração macular. E isso ocorre devido a vitamina citada ter substâncias antioxidantes que ajudam a lidar com o problema.

Ajuda no crescimento

Não é segredo para ninguém que uma das receitas para estimular o crescimento é uma dieta com presença marcante de ovos, a boa e velha gemada, geralmente de galinha. No entanto, o ovo de codorna contém proteínas tão ricas e numerosas como o ovo tradicional e também ajuda no fator crescimento.



Crescimento não só de massa corporal, mas de ossos. Quanto a esse último, tal crescimento se deve principalmente por causa da lisina, outra substância presente no ovo.

Equilibra o nível de colesterol

O ovo de codorna é fonte de ácidos graxos. Tais ácidos ajudam no controle do colesterol, o que colabora para a saúde do músculo cardíaco. Apesar de ser um alimento que apresenta gordura na sua composição, mais de 60% dessa gordura é constituída do que se convencionou chamar de colesterol bom, ou colesterol do tipo HDL.

Mas não se engane. O fato de receber “bom” no nome não significa que seja inofensivo. Tudo que é consumido em excesso pode ser prejudicial.

Reduz a pressão arterial

E por falar em colaboração para a saúde do músculo cardíaco esse tipo de ovo faz bem ao coração não só por controlar o colesterol. O potássio presente na sua composição atua como um dilatador dos vasos cardíacos, gerando alívio do estresse causado nesses vasos. Tal efeito é capaz de reduzir a pressão arterial.

Ovo de codorna

Indicado para tratar de alergias

O ovo de codorna contém um antialérgico natural chamado ovomucóide. É uma proteína que atua como antialérgico. Por esse motivo é recomendado como solução complementar para tratamento de alergias. Mas claro que caberá ao médico avaliar o tipo de alergia que enfrenta e se está sujeita aos benefícios provocados pelo ovo de codorna.

Aumenta a energia

Além da grande quantidade de proteínas, conta com minerais e micronutrientes que formam uma fonte de energia formidável. Seus efeitos mais notáveis nesse sentido se dão pela manhã, ao ser consumido no café da manhã. Inclusive é uma solução para aqueles que tenham desenvolvido dependência de cafeína e por algum motivo precisa se manter afastado do líquido.

Atletas que necessitam fazer exercícios de força costumam ter incluído na sua dieta ovos de codorna, por ser reconhecido pelos nutricionistas como fonte de energia.

Impede anemia

Por conter ferro, ovo de codorna colabora para a formação de glóbulos vermelhos, o que ajuda a prevenir quadros de anemia.

Esses são alguns dos benefícios gerados ao se consumir regularmente ovo de codorna.

Gostou deste conteúdo?

Então curta, compartilhe, avalie.

Seu apoio é muito importante para nós.

Leia mais de nosso conteúdo.

Faça um Comentário!

Clique aqui para postar um comentário