Ovo de pombo é comestível?
Curiosidades

Ovo de pombo é comestível? Entenda sobre o assunto

Você já se perguntou se ovo de pombo é comestível? Nós já. Afinal de contas, o ovo não é nada menos do que um dos alimentos mais consumidos no mundo. De fato, essa popularidade não é à toa. Além de saboroso, o ovo é um alimento que traz inúmeras vantagens.

O ovo é um alimento fácil de ser encontrado em qualquer região. Além disso, seu preço é acessível para as classes mais baixas, apresentando um fácil preparo. Sua versatilidade permite que ele apareça em pratos variados e componha refeições diversas no dia a dia. Esta inclusão de ovos à dieta promete ainda mais benefícios para a saúde. Afinal, o ovo é um alimento rico em nutrientes, sagrando-se entre os mais nutricionalmente completos.

O ovo na dieta

Mas afinal, ovo de pombo é comestível? A resposta é sim. Se você é adepto a uma dieta a base de ovos, tem muito a ganhar com essa relação. Afinal de contas, sabendo que ovo de pombo é comestível, você pode variar o cardápio no dia a dia. Apesar do ovo de galinha ser o mais comum na culinária popular, ele pode dar lugar na mesa para os ovos de outras aves.

Em outras palavras, não apenas ovo de pombo é comestível, como o ovo de qualquer espécie de ave. Ou seja, com o cuidado adequado, todos os ovos produzidos por aves podem e devem ser consumidos por seres humanos.



Você deve estar se perguntando: mas se ovo de pombo é comestível, por que raramente ouvimos falar de refeições que levam o ingrediente? A resposta é mais simples do que você imagina. A falta de variedade nos ovos que chegam à sua mesa é uma consequência direta das dificuldades na produção. Não tem nada a ver com os sabores ou quaisquer outros fatores relevantes.

A seguir, você poderá compreender melhor o porquê nós, seres humanos, concentramos nosso consumo de ovos naqueles produzidos pelas galinhas. Além disso, conhecerá as condições adequadas à saúde e as devidas indicações para iniciar a ingestão de ovos produzidos por outras aves.

Ovo de pombo é comestível?



Por que o ovo de galinha é o mais popular?

Se o ovo de pombo é comestível, por que a maioria só se alimenta de ovo de galinha? Como visto, a galinha é um animal extremamente produtivo quando o assunto é a concepção de ovos. Estima-se que, anualmente, uma galinha seja capaz de produzir cerca de trezentos ovos, individualmente. Este está entre os principais motivos para a popularidade do ovo de galinha na mesa.

Além da produção anual ser expressiva, a criação e domesticação de galinhas é indubitavelmente mais simples, se comparada a de aves exóticas. Afinal de contas, as galinhas não demandam um amplo espaço para a criação. Do mesmo modo, alimentar uma galinha é uma tarefa descomplicada, visto que a dieta costuma ser simples. O mesmo não pode ser dito sobre outras aves, que requerem cuidados mais específicos. Muitas dessas, ao contrário das galinhas, precisam ser alimentadas com peixes, o que por si torna a domesticação mais complicada.

É verdade que todas as aves colocam ovos comestíveis?

O ovo de pombo é comestível, mas ele não é o único. A afirmação de que todas as aves colocam ovos comestíveis é absolutamente verdadeira. Afinal de contas, todos os ovos, colocados por aves de todas as espécies, possuem a mesma composição.

As variações estão na medida dos ovos, isto é, no seu tamanho, e na quantidade total de ovos que uma ave está capacitada a colocar. Eventualmente, o sabor também pode variar a depender da ave a qual pertence o ovo. Por exemplo, ovos com realçado sabor de peixe tendem a ser colocados por aves cuja base alimentar são peixes.

Como foi observado, o alto consumo de ovos de galinha está intimamente ligado ao seu histórico de ave domesticada. Além disso, sua capacidade de colocar uma grande quantia de ovos também ganha destaque. Por isso, outras aves, apesar de terem ovos comestíveis, saudáveis e saborosos, não podem suprir a demanda das galinhas. Ao contrário destas últimas, aves “exóticas” contam com uma quantidade de ovos anual muito inferior a trezentas unidades. Ou seja, com uma quantia tão baixa, seria improvável, ou no mínimo muito difícil, alimentar a população mundial.

Contudo, apesar de todos os ovos serem, em tese, comestíveis, alguns cuidados devem ser tomados. Antes de incluí-los em suas receitas, conheça as recomendações de especialistas e suas respectivas contraindicações.

Ovo de pombo é comestível?

Existe contra indicação para o consumo de ovos de aves exóticas?

Certo, já entendemos que ovo de pombo é comestível. Mas, afinal, ele é recomendado? Quais as indicações e cuidados a serem tomados no consumo dos ovos de aves exóticas? Não existe nenhuma contraindicação no que se refere aos componentes nutricionais presentes nos ovos. Afinal, ovos de codorna, ovos de pata e ovos de avestruzes possuem seus próprios nutrientes.

Entretanto, é preciso estar alerta aos ovos de pombo, visto que são aves vetores de doenças variadas. De acordo com especialistas no ramo da saúde alimentar, é recomendado que os ovos de pombo fiquem de fora da lista. Isto é, profissionais desencorajam a substituição de ovos de galinha por ovos de pombo. Devido à procedência, é melhor não arriscar e se limitar a ovos de codorna e pata.



Os ovos de outras aves podem representar perigos à saúde?

E quanto ao monitoramento de órgãos de saúde no que se refere ao consumo de ovos de aves de outras espécie? O que eles tem a dizer? Exceto pela contraindicação do pombo, todas os demais ovos de aves exóticas estão liberados para consumo? Apesar do ovo de galinha ser passível a ganhar variações de outras aves, alguns critérios devem ser levados em conta.

Devem ser excluídos da dieta alimentar os ovos de aves que não passam antes pelo monitoramento dos órgãos sanitários. Afinal de contas, nestes casos, não é promovido um controle da procedência do alimento. Não somente o pombo é vetor de doenças. Isto é, algumas espécies de aves podem provocar a transmissão de doenças gravemente prejudiciais à saúde. Entre elas, estão toxoplasmose, ornitose, salmonelose, criptococose, histoplasmose, tuberculose avícola, alergias a ovo, entre outras. Em conclusão, ovo de pombo é comestível, mas não recomendado.

Faça um Comentário!

Clique aqui para postar um comentário