Ovo frito na água
Receitas com Ovo

Ovo frito na água dispensa uso de óleo e é igualmente saboroso

O título da matéria pode até parecer um pouco estranho, mas tudo que estiver aqui pode te surpreender. Isso porque o ovo frito na água é uma novidade e tanto para muitas pessoas. E todos sabemos como novidades podem gerar um pouco de intriga no começo.

De qualquer forma, você não precisa se preocupar de maneira alguma. Afinal, a substituição da água pelo óleo só pode oferecer tudo que existe de melhor, certo? Essa receita é bem diferente das outras receitas de ovo frito comuns, mas promete um sabor delicioso. E, claro, alguns outros benefícios, que essa matéria irá apresentar exclusivamente para você.

Então, está mais do que na hora de você conhecer um pouco mais sobre essa gostosura. Aproveitando tudo de melhor que ela pode oferecer, para o seu bolso e sua saúde. Continue lendo para descobrir mais sobre o ovo frito na água.

Óleo: um inimigo natural do ser humano

Durante toda a vida você deve ter ouvido falar que o óleo vegetal é diferente e recomendado em pequenas quantidades, certo? Bom, o ovo frito na água veio aqui pra provar que essa informação não é bem certa. Aliás, essa verdade que nos foi vendida é muito diferente da realidade, defendida com unhas e dentes por pessoas mais velhas.



A realidade é que algumas pessoas, geralmente mais idosas, acreditam que o óleo vegetal pode ser benéfico para a saúde. Mas a culpa também não é exatamente delas, uma vez que também foram ensinadas dessa forma. Esse mito de que o óleo pode fazer bem de alguma forma é muito antigo e surgiu, única e exclusivamente, para que a venda do produto pudesse acontecer. Por isso mesmo que o ovo frito na água pode ser a melhor solução no momento.

Acontece que os óleos vegetais são industrializados e, por conta disso, apresentam taxas elevadas de ácidos graxos. Assim sendo, o Ômega 6, que é um desses ácidos, pode ser prejudicial à saúde de uma pessoa quando em excesso. Assim como aquela velha discussão se o ovo faz mal à saúde, o Ômega 6 também pode ser um inimigo. É óbvio que apenas quando servidos de maneira exagerada e não em uma dieta balanceada e saudável.

Ovo frito na água



Ovo frito na água como solução

Bom, como já foi dito no tópico anterior, óleo vegetal é um alimento que está lotado de ácidos graxos em excesso. Logo, quando você cozinha com esse determinado tipo de óleo, a temperatura faz com que o Ômega 6 oxide. Como isso acontece toda vez, torna-se um problema porque o óleo oxidado interage com o oxigênio do seu corpo. Dessa maneira, todo esse processo gera o chamado colesterol oxidado, que está associado às principais doenças cardíacas que adoecem o ser humano.

Há ainda pessoas que não sabem que o óleo em si faz mal e o reutiliza. Sem saber que toda vez que o óleo vegetal chega nessa temperatura, sua toxicidade aumenta gradualmente e acaba piorando seu estado físico. Por isso, o ovo frito na água pode oferecer muitos benefícios que o óleo não. Aliás, o óleo vegetal não oferece benefício nenhum para a saúde e está mais do que na hora de você repensar seu uso no dia a dia.

Por outro lado…

Por outro lado, o ovo frito na água só pode oferecer o que existe de melhor nesse alimento. Afinal, quando a água entra em contato com temperaturas elevadas, não oxida, mas evapora e não se torna um radical livre. Diferente do Ômega 6 que pode causar doenças horríveis, a água ajuda a manter o organismo em pleno funcionamento.

Já ouviu aquela história de que nada frito faz bem? Pois bem, ela só é verdade para os alimentos que são mergulhados em óleos vegetais e não fritos na água. Porque a água, caso você não lembre muito bem da época no colégio é fonte de vida.

Quando incorporada a um alimento, ajuda o cérebro, o fígado, o intestino e os rins em seu trabalho e, ainda por cima, ajuda a melhorar a capacidade de memorização. Além de tudo isso, a água permite que pessoas com diabetes consumam ovos fritos sem grandes problemas. Então, se mesmo uma pessoa com um histórico de doenças pode consumir o ovo frito na água, só pode significar que ele faz bem, não é mesmo?

Mas por que ovo frito na água? Por que não o azeite?

Se mesmo depois de ler sobre os malefícios dos óleos vegetais, você não está convencido sobre o ovo frito na água e pensa que o azeite pode ser uma opção. Está na hora de repensar também o funcionamento do azeite nas frituras. Claro que o azeite é melhor que o óleo, mas não quer dizer que é também melhor que a água.

O azeite não apresenta um excesso de ácidos graxos assim como o óleo e é realmente uma opção bem mais saudável. O azeite está presente em várias receitas e é recomendadíssimo para pessoas que desejam emagrecer sem danificar a saúde. Ainda assim, o azeite tem pontos negativos que o ovo frito na água não apresenta.

Ovo frito na água

Calorias

Diferente do ovo frito na água, o azeite apresenta um nível calórico muito alto e que pode até ser prejudicial. Se você está seguindo uma dieta balanceada, provavelmente pode ter o efeito contrário do que se espera ao consumir ovos com azeite.



Tudo isso porque a quantidade recomendada de azeite é de, no máximo, duas colheres de sopa no dia. Você já deve ter percebido que para frituras, utiliza-se muito mais que essas duas colheres.

Ainda assim, é claro que ovo e azeite podem ser utilizados em receitas saudáveis com a tapioca. Afinal, não é necessário fritar com uma quantidade absurda a sua tapioca, o que mantém sua dieta em dia. E, também, permite que você saboreie uma bela gostosura sem se sentir culpado.

Toxicidade

Dependendo de onde a plantação fica, o azeite é produzido de alimentos que podem estar contaminados por pesticidas e agrotóxicos. Assim, o alimento se torna mais um perigo à mesa e não uma grande ajuda para o ser humano. Afinal, alimentos contaminados podem causar diversas doenças, como o câncer de intestino, fígado ou pâncreas.

Depois de tudo isso é quase impossível não se render ao ovo frito na água, certo? O que falta para provar essa gostosura sem maltratar seu corpo? Faça hoje mesmo essa receita e não se esqueça de compartilhar suas ideias para um ovo frito delicioso e diferente para o dia a dia. Até Pois uma ótima receita, fica melhor ao ser compartilhada.

Faça um Comentário!

Clique aqui para postar um comentário