Curiosidades

Pode dar ovo para animais? Tire aqui as suas dúvidas!

Não existe nada mais prazeroso que ter um animal de estimação! No entanto, para manter a relação com o dono mais duradoura, são necessários alguns cuidados primordiais com o pet para que ele esteja sempre feliz e saudável, começando pela alimentação. Pensando nisso, antes de ter um bichinho de estimação, é crucial que você pesquise bem e procure entender quais alimentos ele pode comer ou não.

Neste sentido, uma das principais dúvidas de muitos cuidadores “corujas” é se pode ou não dar ovo para animais. Todos sabemos que, dentro da nossa alimentação, o ovo é considerado um superalimento benéfico ao corpo humano, sendo uma excelente fonte de proteínas, vitaminas e minerais, além de conter baixo valor calórico, o que é ideal para manter a boa forma e a saúde em dia.

Mas será que ele também faz bem aos animais? Você realmente pode dar ovo para o seu pet? Descubra nos próximos parágrafos desse artigo!

Cachorro pode comer ovo?



Muitos donos de cachorros se perguntam se podem ou não dar ovo aos seus pets. Apesar de não ser algo comum no comportamento canino, há algumas exceções em que cães se sentem atraídos em comer ovos. E os cuidados se veem na dúvida se podem ou não oferecer o alimento ao seu bichinho de estimação.

E se você também já se perguntou isso, a resposta é SIM, já que o ovo é uma ótima fonte de proteínas que, assim como a carne, pode ser incluído na dieta de cachorros. Isso porque, em geral, embora cães não sejam considerados animais onívoros, eles precisam de proteínas e aminoácidos para se manterem saudáveis, especialmente a musculatura.

Ainda, além de conter nutrientes como riboflavina e selênio, e pelo fato de a proteína do ovo ser digestível, ele é muito indicado para cães com problemas de estômago. É claro que isso não quer dizer que você tenha que incluir o ovo no cardápio diário do seu cachorro, até porque ele não é essencial na alimentação do seu bichinho.



Você pode apenas oferecer a ele como agrados extras ou petiscos em dias específicos, por exemplo. Ou, ainda, se você der o alimento ao seu pet de uma a duas vezes na semana, também já está de bom tamanho.

O mais importante é você observar se o seu pet e deixá-lo à vontade para saborear o ovo quando quiser. Vale ressaltar que o alimento não é recomendado em casos de cães com restrições alimentares e tampouco para aqueles que sofrem de doenças renais, que são justamente causadas por excesso de proteínas.

E mais uma dica: na hora de colocar o seu cão para saborear os ovos, verifique se estão bem cozidos, porque além de causar doenças, o alimento em sua forma crua também pode causar deficiência de biotina no organismo canino.

Lembre-se também de que, antes de fazer qualquer alteração na rotina de alimentação do seu cachorro, é fundamental consultar um veterinário. Afinal, ao perturbar os estoques de minerais e vitaminas do seu pet, é possível que você provoque, mesmo que sem querer, efeitos negativos no bem-estar e saúde dele. Cuidar bem da nutrição do seu pet, junto com um programa de saúde responsável e guiado por um profissional, pode evitar o excesso de peso e aumentar a expectativa de vida do animal em mais 15%.

E o meu gato?

A mesma dúvida ronda quem é apaixonado por felinos. Mas a verdade é que os gatos também podem consumir ovo sem nenhum problema à saúde. O ovo é um alimento com alto potencial proteico e, portanto, pode ser adicionado à dieta de felinos, que, assim como os cachorros, também precisam suprir as necessidades de proteínas e aminoácidos no organismo.

No entanto, em todo caso, você não precisará empurrar o alimento para o seu gatinho comer frequentemente na alimentação. O ideal é você oferecê-lo ao animal em forma de petisco ou pequenos agrados em um dia estipulado na semana.

Mas tome cuidado! Antes de dar ovo ao seu bichano, o ideal é cozinhá-lo bem, uma vez que o alimento cu pode transmitir doenças, como é o caso da salmonelese, causada pela chamada salmonela, um tipo de bactéria encontrada em carnes cruas e ovos.

Além disso, ovos crus não costumam ser aceitos facilmente pelo animal, o que vale também no caso do cachorro. Outro ponto importante é servir o alimento sempre natural, sem a adição de sal ou outro tempero.



Pode dar ovo com casca para animais?

Pode sim. Há casos em que veterinários recomendam que os ovos sejam dados aos animais, juntamente com a casca, como forma de suplementação de cálcio. Neste caso, a dica é para que você, dono de um bichinho de estimação, lave muito bem a casca do ovo antes de oferecer o alimento ao seu pet.

Caso o seu cachorro ou gato não se interesse em comer o ovo com a casca, basta fazer uma espécie farinha. Para isso, basta pegar as cascas de ovos recém-utilizadas (não é indicado usar cascas guardadas há muitos dias) e lavá-las. Retire também a membrana que fica por dentro delas, a fim de evitar bactérias e, também, reduzir a umidade.

Leve as cascas ao forno aquecido a 180 ºC por cerca de uma hora. Em seguida, bata-as em um liquidificador até virarem uma espécie de farinha, bem fininha. Em caso de sobrar partes maiores ou mais grossas, peneire a farinha e guarde-a em um pote.

A validade da farinha de casca de ovo é de aproximadamente cinco meses. Você pode adicioná-la à ração do seu cachorro ou gato sempre que achar necessário.

E aí? Esse artigo foi útil para você? Então, compartilhe-o nas suas redes sociais para que os seus amigos que também têm dúvidas se pode dar ovo a animais também descubram essas dicas!

Referências e mais informações:

Faça um Comentário!

Clique aqui para postar um comentário