Salada de ovo
Receitas com Ovo

Salada de ovo faz sucesso entre os amantes do “amarelo e branco”

Independente do modo de preparo, o ovo é muito bem cotado entre os brasileiros. Nós estamos sempre consumindo este alimento frito, cozido ou misturado com outros elementos. Mas e a salada de ovo, você já pensou em preparar para a sua família?

Um verdadeiro clássico da culinária americana, a salada de ovo é muito utilizada para rechear sanduíches. Esta prática é realizada há muitos anos e envolve os mais diversos ingredientes durante o processo. Mas é grande a variedade criada em todo o mundo.

Este tipo de salada é uma ótima pedida para dias extremamente quentes, em que não dá nenhuma vontade de passar muito tempo na cozinha. E você ainda vai estar consumindo algo nutritivo, que vai render energia por muitas horas.

Benefícios da salada de ovo para a saúde

Apesar de ser apontado por muitas pessoas como um verdadeiro “vilão” na batalha contra a balança, o ovo é extremamente saudável se consumido da maneira correta. Mas para conseguir benefícios, é importante controlar as quantidades.



O alimento é fonte de uma série de proteínas importantes para a boa forma, podendo atuar como um aliado na busca pelo ganho de massa magra. O ovo não vai afetar o nível de colesterol no corpo, como apontam alguns especialistas.

Com o poder de aumentar o período de saciedade do corpo, o ovo está dentro de plano alimentar de muitas pessoas que frequentam a academia. Ao aliar esta alimentação com uma série de exercícios, os ganhos podem ser facilmente notados.

Mas não é só por isso que a salada de ovo pode auxiliar a sua saúde. O alimento contém ômega 3, nutriente encontrado na carne de peixe e que é fundamental para o corpo humano. Esta substância ajuda na prevenção de problemas cerebrais, como o mal de Alzheimer.



Salada de ovo

7 receitas de salada de ovo para a sua alimentação

Salada de ovo light simples

Leveza é a palavra-chave nesta receita! Você vai precisar de iogurte natural desnatado, mostarda dijon, cebolinha picada, pimenta do reino, sal, azeite e ovos vermelhos.

Após ferver a água com os ovos, deixe-os cozinhando por cerca de 9 minutos. Você pode utilizar gelo na fase seguinte, garantindo que o ovo vai esfriar. Depois, basta descascar e colocar em um prato.

Depois de amassar os ovos, adicione a cebolinha, o iogurte e a mostarda e misture até criar certa consistência. Use os temperos que desejar e vá encorpando ao adicionar azeite.

Salada com milho

Essa também é uma maneira leve de você saborear uma salada de ovo, mas sem precisar acrescentar ingredientes pesados. Reúna cebolinha picada, ovos de codorna, cenoura ralada, tomates cortados e milho enlatado.

Após cozinhar os ovos por 8 minutos, você deve descascar e reservar em um recipiente separado. Depois, rale a metade de uma cenoura média e misture aos tomates. Mas não se esqueça de escorrer o milho antes de adicionar.

Depois, pique os ovos e adicione a cebolinha. Depois, você pode, finalmente, misturar todos os itens e partir para o tempero. Considere usar limão, azeite, sal, molho inglês ou vinagre. O resultado será bem interessante! Mas não se esqueça de servir gelado.

Salada agridoce

Para quem gosta de agridoce, essa é uma maneira muito especial de você consumir a sua salada. Você precisa adicionar dois ovos cozidos, vinagre branco, 2 maçãs sem casa, azeite, palmito picado e um abacaxi pequeno. Mas evite colocar mais um abacaxi, pois o resultado final pode ficar muito ácido.

Depois de cortar a casa do abacaxi, você precisa picar em cubos e retirar o miolo. Deixe escorrendo por duas horas para eliminar o líquido em excesso. Misture os ovos, o palmito e as maçãs. Pegue uma saladeira para misturar todos os itens.



Para finalizar, encerre aplicando vinagre, azeite e maionese. Mas cuidado para não exagerar na quantidade! Você deve servir gelado.

Salada com brócolis

Você quer uma opção mais saudável ainda? Aplique brócolis em sua receita. Você também vai precisar de sal, salsinha, cebola, sopa de vinagre, azeite de oliva, ovos e azeitonas pretas. Mas fique de olho para não exagerar no vegetal!

Depois de lavar o brócolis usando uma panela com sal e água. Deixe para escorrer apenas quando estiver al dente. Deixe em pedaços e coloque em uma travessa. Misture com as azeitonas, os ovos e a cebola. Use azeite, vinagre e sal para fazer o tempero.

Salada com atum

Essa é uma opção extremamente saborosa para a sua salada de ovo. Além do atum escorrido, você precisa adicionar sal, maionese, atum enlatado, salsa, ovos cozidos e um pé de alface. Mas não se esqueça de equilibrar as quantidades.

Misture, primeiramente, a salsa picada e o atum escorrido. Na sequência, você pode aplicar a maionese e o sal. Misture até criar uma consistência interessante.

A segunda etapa consiste em colocar os ovos cozidos em uma tigela com água gelada. Depois que estiver frio, descasque e deixe em fatias em uma saladeira. Você poderá misturar a alface lavado com o restante. Mas não se esqueça do vinagre e do azeite para finalizar.

Salada de ovo

Salada com sardinha

Essa é uma das receitas mais baratas de salada do ovo que você poderá encontrar. Reúna sardinhas, tomates, alho picado, ovos, cebola, azeitonas, palmito, pimentões verdes e os temperos que você desejar.

Depois de cozinhar os ovos, você pode deixar esfriando e cortar cada um em quatro pedaços. Reserve a sardinha sem espinhas para usar na sequência. Corte também o pimentão e o tomate, além de deixar as azeitonas sem caroço.

Depois de também picar a cebola, o alho e o palmito, é hora de refogar com um pouco de azeite em uma frigideira. Depois, misture tudo em um recipiente, colocando a cebola e o alho dourado por cima. Use limão, pimenta, azeite, vinagre e sal para terminar o tempero.

Salada com batata doce

Se você busca uma receita de salada de ovo ainda mais fitness, você encontra aqui. Basta reunir batatas doces cozidas, maionese, ovos, cebola ralada e sal a gosto. Mas não se esqueça de equilibrar as quantidades.

Cozinhe as batatas descascadas e cortadas ao meio. Você deve escorrer e picar assim que notar certa maciez no alimento. Os ovos devem ser picados também após o processo de cozimento.

Mas há um detalhe importante: é preciso misturar os dois itens com cuidado, para que não fique parecendo um purê. Some os outros ingredientes e parta para o tempero, composto apenas por maionese e sal. Sirva gelado!

Gostou das receitas? Está na hora de adicionar a salada de ovo ao seu cotidiano. Experimente estas receitas em um churrasco, um almoço em família ou até mesmo para preparar a sua marmita da semana.

Faça um Comentário!

Clique aqui para postar um comentário