Receitas com Ovo

Ovo cozido: como fazer sem errar com 6 dicas infalíveis!

O ovo é um alimento muito comum na nossa cozinha. Afinal, por ser tão baratinho, prático e versátil, ele pode ser um grande quebra-galho em refeições mais rápidas, em qualquer hora do dia, além de poder ser utilizado como ingrediente em várias receitas.

Ele também pode ser consumido de várias maneiras, sendo o ovo cozido uma das mais populares e saborosas. A receita também é uma das favoritas para quem está precisando emagrecer, já que possui bem menos calorias.

Por isso, no artigo de hoje, você vai aprender como fazer ovo cozido corretamente, deixando-o cozinhar pelo tempo ideal, de acordo com a maneria que você gosta de comer: com a gema mais dura ou mais molinha.

Apesar de aparentar ser muito simples de ser preparado, a grande verdade é que nem todo mundo sabe fazer um ovo cozido perfeito, para ser a estrela de qualquer prato. Portanto, confira nos próximos parágrafos como deixar o ovo com três texturas diferentes de gema, aprendendo a controlar o tempo de cozimento do alimento e não deixar a casca rachar. Vamos lá?



Como fazer o ovo cozido perfeito? 6 dicas para não errar!

Para começar o preparo do seu ovo cozido, coloque-o em uma panela funda. A panela não precisa ser muito grande, apenas funda. Após colocar o ovo no fundo da panela, preencha-a com água fria (não é em temperatura ambiente e nem morna) em uma quantidade de três centímetros acima do ovo, para cobri-lo totalmente.

Em seguida, leve a panela ao fogo alto e aguarde ferver. Assim que as bolhas começarem a subir, desligue o fogo e tampe a panela. Espere o tempo ideal para que a gema fique do jeito que você gosta de comer, como vamos mostrar a seguir:

1 – Tempo de cozimento do ovo



3 minutos (gema mole): Se você gosta de comer ovos cozidos com a gema bem molinha, a dica é deixá-los cozinhar por 3 minutos. Neste período, é que você terá uma clara totalmente endurecida e uma gema bem mole e mais densa. Na hora de consumir, coloque o seu ovo cozido em um suporte especial para ovo, que você encontra em qualquer supermercado, e quebre o topo da casca com a ponta de uma colher de chá, com muito cuidado, fazendo um buraco.

6 minutos (gema firme, mas úmida por dentro): Se você deixar o ovo cozinhar pelo dobro de tempo do preparo anterior, ele ficará com a clara e gema totalmente endurecidas, mas com esta última um pouco úmida por dentro e bem alaranjada. Isto é, optando por essa forma de preparo, o seu ovo estará mais suculento e com sabor acentuado, sendo ideal no acompanhamento de saladas.

10 minutos (gema totalmente firme): Já para quem gosta de clara e gema totalmente firmes em um ovo cozido, a dica é deixá-lo cozinhar por 10 minutos. Neste último caso, é imprescindível ficar de olho no relógio para não ultrapassar o tempo de cozimento, para não deixar a casca ressecada (a ponto de rachar) e com tom esverdeado. Esses são sinais de que o seu ovo cozido passou do ponto. Quem adora um miolo mais molinho, mas totalmente cozido, pode deixar por 8 minutos, que já estará muito bom.

2 – Tire o ovo da água imediatamente

Após deixar o ovo cozinhar pelo tempo desejado, conforme você preferir a consistência da sua gema, o próximo passo fundamental para preparar um ovo cozido perfeito é tirá-lo imediatamente da água após o cozimento. Depois, coloque-o em uma vasilha com água bem gelada, a fim de cessar o cozimento de uma vez.

Isso porque, para quem não sabe, como a casca está quente e continua aquecendo o interior ovo, pode ser que ele não fique da maneira que deseja se não baixar a temperatura rapidamente. Em seguida, assim que sentir que o ovo já está morno ou quase frio, pode descascá-lo debaixo de água corrente, para evitar que os pedaços fiquem grudados na clara.

3 – Tamanho do ovo

Parece óbvio falar isso, mas quanto maior o tamanho do ovo, mais tempo ele exigirá para ficar cozido. Por isso, é bom ressaltar que o tempo de cozimento sugerido para cada consistência de gema que sugerimos acima é válido para ovos do tipo grande comum. Já para ovos maiores que isso, como é o caso do jumbo e ovos extra, será necessário deixá-los cozinhar por mais tempo.



4 – Altitude do local

Talvez você não saiba disso, mas a altitude do local onde o ovo está sendo preparado também influencia bastante no resultado final do cozimento. A justificativa para isso está no fato de a temperatura de ebulição da água, isto é, quando ela levanta fervura, pode variar em lugares mais altos ou mais baixos em relação ao nível do mar.

5 – Quantidade de água na panela

Acertar na quantidade de água ideal na panela para cozinhar ovo é ideal para alcançar o resultado desejado. O ideal é que ela esteja a três centímetros acima dele, apenas para cobri-lo totalmente. Se passar disso, pode ser que a água demore mais tempo que o desejado para ferver e, portanto, aumente o tempo de preparo do seu ovo cozido também.

Ainda, uma quantidade de água maior que o essencial pode acabar retendo mais calor, desregulando o tempo de cozimento que indicamos anteriormente para cada consistência de gema. O mesmo cuidado vale para quem colocar pouca quantidade de água, abaixo do nível recomendado.

6 – Frescor do ovo

A qualidade e frescor do ovo também influenciam diretamente no cozimento do alimento. Isso porque, em geral, ovos mais frescos ficam mais “grudados” à casca, se compararmos aos ovos envelhecidos. Sendo assim, podemos dizer que os ovos mais velhos, ou seja, que estão mais tempo na geladeira, são melhores para cozinhar e, ainda, mais fáceis de manusear na hora de descascar.

Quantas calorias tem um ovo cozido?

Além de mais prático e fácil de preparar, o ovo cozido possui bem menos calorias que o alimento preparado de outras maneiras. Ele contém apenas 155 calorias. Por isso, ele costuma ser a estrela de dietas de emagrecimento. Inclusive, muitas pessoas já apostam na chamada Dieta do Ovo Cozido para perder aqueles quilinhos extras que estão incomodando na balança!

E aí? Gostou de aprender como fazer ovo cozido corretamente? Então, se esse artigo foi útil para você, compartilhe-o nas suas redes sociais para que os seus amigos também aprendam como o preparo desse alimento pode ser fácil, rápido e simples.

Até a próxima!

Faça um Comentário!

Clique aqui para postar um comentário