Ovada no aniversário
Curiosidades

Ovada no aniversário é tradição no Brasil: veja como tudo começou

A ovada no aniversário é uma tradição pra lá de popular no Brasil. Você com certeza está familiarizado com ela. Seja porque já tomou, seja porque já praticou na época de escola. Para refrescar a memória, a brincadeira consiste em jogar e quebrar ovos em um aniversariante. A prática pode ocorrer com o sem a permissão do “felizardo” do dia. Afinal de contas, a piada está em pegá-lo desprevenido e propiciar uma espécie de “trote” aos aniversariantes.

Embora a ovada no aniversário seja uma prática comum entre os adolescentes, muitos desconhecem a origem dessa tradição atemporal. E você, sabe como, quando, onde e por que surgiu a ovada no aniversário? Para descobrir sobre essa e outras tradições de aniversário, continue lendo.

Como, quando e onde surgiu a ovada no aniversário?

Apesar de ser uma tradição comum no Brasil, a ovada no aniversário não é uma invenção brasileira. Na verdade, o costume nasceu no México. Em terras mexicanas, a tradição de quebrar cascas de ovo (ou cascarones) simboliza os votos de saúde e boa sorte aos aniversariantes. 

No México, porém, a prática ganha algumas peculiaridades mais trabalhadas. Ao invés de quebrar a gema do ovo, os mexicanos recheiam as cascas com confetes. Em seguida, as cascas são pintadas usando giz de cera ou corantes artificiais. Ou seja, quando a casca festiva é quebrada na cabeça do aniversariante, confetes pipocam junto de risadas e felicitações.

Em terras tupiniquins, a tradição ganhou uma modalidade própria. No Brasil, a ovada no aniversário simula o preparo de um bolo de aniversário. Tudo isso, claro, em cima da cabeça do aniversariante. Essa é a razão pela qual a ovada no aniversário é acompanhada de farinha. Agora tudo faz sentido, não é mesmo? 



Contudo, a tradição é própria dos países México e Brasil. Curiosamente, outros países desenvolveram seus próprios “trotes”, com brincadeiras festivas para desejar saúde e boa sorte ao aniversariante. Quer conhecer um pouco dos costumes de cada país? A seguir, você descobre os equivalentes da “ovada no aniversário” ao redor do mundo. 

Ovada no aniversário

Ovada no aniversário e outras tradições

Jamaica e região do Caribe

Um costume similar à ovada no aniversário ocorre em regiões do Caribe, sobretudo na Jamaica. Lá, o aniversariante também é, por assim dizer, “empanado”. Ou seja, o aniversariante do dia é coberto por lufadas de farinha por familiares, amigos e mesmo até por conhecidos. Apesar da ausência de gema e clara de ovo, parece que o elemento farinha procura simular o preparo de um bolo. 



Irlanda e Inglaterra

Já em terras irlandesas e britânicas, a tradição muda um pouco de figura. Sem ovos e farinha para ingleses e irlandeses. Na Inglaterra, tanto quanto na Irlanda, o aniversariante é suspenso do chão por familiares e amigos e lançado no ar. O número de lançadas no ar tende a variar conforme a idade que o aniversariante está completando. Para aniversariantes que chegam à terceira idade, a prática deve se tornar um pouco inviável. Afinal de contas, seriam mais de sessenta lançadas ao ar. Um exercício e tanto, não é mesmo? Todavia, a tradição acredita que o trote traz sorte aos aniversariantes. 

Hungria

Já na Hungria, após abrir os presentes, o aniversariante recebe puxões nos lóbulos das orelhas de cada um dos convidados. Durante o ato, é cantarolada por amigos e familiares presentes uma música especial. Apesar do puxão de orelha consistir comumente em uma “bronca”, na Hungria a tradição é considerada um voto de felicitações.

Alemanha

Os alemães também possuem sua própria tradição de aniversário. Em regiões específicas da Alemanha, a prática se inicia com homens trintões, ou seja, aqueles que estão chegando aos trinta anos. Contudo, a prática só é realizada com homens que continuam solteiros aos trinta. O trote para estes aniversariantes consiste em varrer as escadas de uma igreja ou de um prédio da prefeitura. A prática serve para demonstrar que os homens possuem aptidão para as tarefas domésticas. Acredita-se, na Alemanha, que este “rito” ajuda os homens a desencalharem de vez.

Escócia

A tradição na Escócia, por sua vez, é bem mais amigável. Em solo escocês, o aniversariante é tratado como um verdadeiro rei, anualmente, durante o dia de seu aniversário. Em outras palavras, o felizardo é carregado por familiares e amigos conforme recebe beijos dos convidados. E não para por aí, não. O “rei” do dia recebe uma nota no valor de uma libra para cada convidado de quem recebe um beijo. Parece que fazer aniversário na Escócia é um evento e tanto, não é verdade?

China

A China é um país super cultural, com tradições próprias e peculiares. A tradição de aniversário não fica de fora dessa lista. Em suma, os bebês chineses não são batizados oficialmente com o nome até a passagem da Celebração da Lua Cheia. Na China, o bebê só ganha um nome após se passar um mês desde o seu nascimento. Os chineses acreditam que esse ritual simboliza a ligação do bebê com o mundo que habita. Quando essa ligação finalmente é selada, após um mês, o neném recebe uma pulseira para representar o seu elo com o mundo. 

Ovada no aniversário

Canadá

No Canadá, a comemoração também recebe um ligeiro trote. De fato, a tradição canadense se trata de uma brincadeirinha inocente onde o aniversariante é segurado ao chão por familiares e amigos. Feito isso, é esfregado em seu nariz algum produto gorduroso, como, por exemplo, um bocado de manteiga. 

Venezuela e demais países

Essa tradição é bastante conhecida ao redor do mundo. Apesar de ter se espalhado pelos mais diversos países, o trote é ainda mais popular na Venezuela. Após o aniversariante soprar as velas do bolo, familiares e amigos empurram seu rosto e rebocam contra o creme! A tortada na cara é um trote divertido e praticado ao redor do mundo.

Suíça

A Suíça possui um dos equivalentes mais bizarros de “ovada no aniversário“. Aqueles que têm fobia de palhaço, vivem um pesadelo em seu grande dia. Afinal de contas, na Suíça, especialmente na Lucerna, uma dupla de palhaços é contratada pelos pais do aniversariante. Enquanto um dos palhaços é bonzinho, outro faz as vezes de um palhaço malvado. A tarefa deste último é importunar e perseguir o aniversariante até encontrá-lo e acertar uma tortada em cheio na sua cara.



Faça um Comentário!

Clique aqui para postar um comentário