Curiosidades

Casca de ovo: 15 formas de utilizá-la que você não sabia!

Quantas vezes você já jogou fora a casca de ovo, achando que ela não tem nenhuma utilidade no seu dia a dia? Quem nunca fez isso, que “atire a primeira pedra”, não é mesmo? No entanto, depois de ler esse artigo, tenho certeza de que você nunca mais terá coragem jogar novamente a casca de ovo no lixo.

Isso porque, diferente do que a maioria das pessoas pensa, a casca de ovo pode ter mil e uma utilidades no nosso cotidiano, podendo ser usada desde a jardinagem de casa até fins cosméticos. Quer saber quais são elas? Então, continue de olho nos próximos parágrafos e descubra 20 formas de usar a casca de ovo na sua rotina!

Mas antes, alguns fatos sobre a casca de ovo…

Antes de você saber como usar a casca de ovo para variadas finalidades, é bom que você saiba também que não é só o interior do ovo que possui nutrientes. A casca que envolve o alimento também possui alguns dados interessantes que podem te ajudar a repensar a atitude de jogá-la fora.

O primeiro deles é que a casca de ovo é formada por carbonato de sódio, que, apesar de muitas pessoas desconhecerem essa informação, se trata do principal ingrediente de alguns antiácidos. Além disso, ela é composta por potássio e magnésio, que contribuem para a saúde das plantas.



Ainda, por conter excelentes quantidades de cálcio (o equivalente a 750 mg a 800 mg, maior que um copo de leite, que possui cerca de 290 mg), ela pode ser usada no combate à doenças como a osteoporose.

Outra curiosidade interessante é em relação à cor da casca, que vai depender do tipo de galinha que botou o ovo. Enquanto galinhas marrons colocam ovos marrons, as galinhas com penugem branca produzem os ovos com casca branca.

Por fim, a casca equivale entre 9% a 12% do peso total de um ovo. Com a tarefa de protegê-lo, ela ainda possui poros que permitem que o interior do alimento receba oxigênio e libere dióxido de carbono, além da umidade.



Vale lembrar também que a casca de ovo é comestível. No entanto, para consumi-la corretamente, é necessário apostar em um tratamento químico, como colocá-las para curtir em vinagre, por exemplo.

Veja também: Ovo faz mal à saúde? Saiba aqui o que diz a ciência!

Como usar casca de ovo no dia a dia?

1 – Para eliminar pragas do jardim

Essa é uma das principais maneiras de usar a casca de ovo no dia a dia. Tanto é que muitas pessoas já conhecem essa finalidade. Por conter excelentes quantidades de cálcio, ao entrar em contato com o solo, a casca de ovo pode aumenta o seu pH, isto é, torná-lo mais ácido.

Sendo assim, é possível evitar a proliferação de lesmas e caracóis, assim como outros animais de corpo mole, nas suas flores e plantas.

2 – Como curativo natural

A parte interior da casca de ovo, uma película transparente conhecida como membrana, pode ajudar na cura de arranhões e cortes finos na pele, devido aos seus poderes regenerativos. Portanto, da próxima vez que se machucar, a dica é colocar um pedaço da casca sobre a lesão, a fim de ajudar no processo de cicatrização.

3 – Para plantar sementes

Já pensou em plantar sementes dentro da casca de ovo? Sim, isso é possível! Para isso, basta colocar as metades da casca em uma caixa de ovos e preenchê-las com terra e sementes. Estas últimas absorverão os ingredientes da casca e crescerão naturalmente.

Assim que as mudas conseguirem atingir 7,5 centímetros, em média, você pode removê-las das cascas para replantá-las no seu jardim. E as cascas ainda não precisam ser descartadas! Agora, é só amassá-las e misturá-las ao adubo para as plantas.

4 – Como areadora de panelas

Em vez de jogar as cascas de ovo no lixo, você pode usá-las para arear as panelas da sua cozinha e deixá-las super brilhosas. Para isso, as cascas devem estar limpas. Depois de verificar isso, basta amassá-las e esfregá-las com a ajuda de uma esponja nos restos de comida que ficam nas paredes da panela.



5 – Como suplemento na alimentação

Por ser rica em cálcio e proteínas, você pode usar a casca de ovo como suplementação à alimentação, adicionando-a às suas refeições no dia a dia. Graças a esses poderosos nutrientes, será possível consumir a casca de ovo sem alterar o sabor da comida e, ainda, prevenir doenças como a osteoporose, regular os níveis de colesterol no sangue, além de fortalecer os dentes.

Para isso, é preciso curtir a casca em vinagre, além de lavá-las em água morna, para depois transformá-la em pó (farinha de casca de ovo).

6 – Como máscara para o rosto

Quem diria que um dia você descobriria que pode usar a casca de ovo nos seus cuidados de beleza, não é mesmo? É isso mesmo! Devido às proteínas presentes em sua composição, é possível preparar uma máscara facial para prevenir rugas e hidratar e nutrir a pele do rosto.

Para isso, basta moer a casca em um pilão até ela se transformar em um pó. Em seguida, misture o pó que você obteve com uma clara de ovo, mexendo bem. Depois, é só aplicar na pele e deixar secar, lavando bem em seguida.

7 – Para fortalecer as unhas

Para você que sofre com unhas quebradiças e com falta de crescimento, é possível usar a casca de ovo também para fortalecê-las e deixá-las saudáveis, graças ao colágeno e cálcio presentes em sua composição.

Para isso, basta acrescentar um pouco do pó da casca ao seu vidro de esmalte. Prontinho! Em pouco tempo, você perceberá que as suas unhas cresceram mais rápido e mais fortes!

8 – Para clarear a roupa

Você também pode usar a casca de ovo para desamarelar a roupa branca que está há muito tempo guardada. É só triturá-la bem em um liquidificador ou em um pilão, já limpinha e seca, até obter um pó.

Agora, leve o pó a um recipiente e misture-o com fatias finas de limão. Coloque tudo dentro de um saco de pano que permita fechar a boca. Coloque as roupas brancas dentro e feche a boca do saco, levando-as para bater em uma máquina de lavar.

9 – Para amenizar irritação na pele

Bateu aquela coceira ou irritação na pele? Então, depois de colocar algumas cascas de ovo para curtir em vinagre de maçã por três dias, basta esfregar a mistura na área irritada ou com coceira para sentir alívio nos sintomas de maneira imediata.

10 – Para fazer giz de colorir

Se você tem crianças em casa, também vai gostar de saber que é possível usar a casca de ovo para fazer giz de colorir para elas brincarem! Para isso, você terá que fazer um pó com as cascas de, pelo menos, cinco ovos.

Depois, basta misturar o pó com uma colher de sopa de farinha, colorante e uma pequena quantidade de água quente. Pronto! Você pode dar a consistência que preferir à pasta e depois deixá-la secar por três dias.

11 – Para fazer artesanato

Você também pode enfeitar a sua casa usando cascas de ovo. Para isso, basta transformá-las em artesanato, abrindo um pequeno buraco na casca, drenando o líquido que está dentro, separando os seus pincéis de pintura e soltando a criatividade!

Mas por que eu decoraria a minha casa com cascas de ovo? Simples! Além de deixar o ambiente lindo, o artesanato com casca de ovo também é cheio de significados. Isso porque o ovo é símbolo de vida, fertilidade e prosperidade. Por este motivo, em variadas culturas, ele é usado para lembrar e comemorar datas como a Páscoa, início da Primavera e até o Natal.

12 – Como remédio para diarreia canina

O seu cachorro comeu algo que não devia e está passando mal? Então, prepare essa receita para acabar com a diarreia dele: esmague uma casca de ovo até virar pó e junte com um pouco de borra de café. Despeje algumas colheres sobre a ração dele e pronto! Logo o seu pet estará curado. Mas é claro que, sempre antes de dar algo ao seu cão, é necessário consultar um veterinário, ok?

Veja também: Pode dar ovo para animais? Tire aqui as suas dúvidas!

13 – Como mineralizante

Outra forma de usar a casca de ovo é como mineralizante. Ela terá o papel de atuar como um remineralizante no nosso organismo, a partir do momento que você incluí-la em receitas de vitaminas de vegetais ou frutas antes de guardá-las na geladeira.

Para isso, você deve deixar primeiro a casca de ovo de molho em uma mistura de suco de limão e água por algumas semanas. Depois desse tempo, basta adicioná-las às receitas mencionadas para obter ainda mais minerais.

14 – Como adubo para hortas

Para você que está pensando em plantar uma horta em casa, você pode usar a casca de ovo como adubo, mesmo que seja em vasos. Para isso, basta misturar um pouco de cascas com o adubo que você usa normalmente.

15 – Para melhorar o sabor do café

A casca de ovo também pode ser usada para tirar a acidez do café. Para isso, você terá primeiro que lavar bem as cascas e  fervê-las junto com o café. Antes de ingerir a bebida, será preciso coá-la (assim como você já faz na rotina) para evitar ingerir qualquer pedaço de casca de ovo.

E aí? Gostou de conhecer algumas das principais utilidades da casca de ovo no seu cotidiano? Então, se esse artigo foi útil para você, compartilhe-o nas suas redes sociais para que os seus amigos também descubram tudo isso.

Até a próxima!

Faça um Comentário!

Clique aqui para postar um comentário