Ovo com abacate
Receitas com Ovo

Ovo com abacate: uma combinação excelente!

No Brasil é receita de sucesso colocar açúcar no abacate e até prepará-lo como prato salgado, o famoso guacamole. Mas ovo com abacate? Essa mistura dá… certo? Seja no sentindo gastronômico ou para a saúde?

Pois o ovo parece ser um alimento gorduroso e o abacate um alimento tão saudável, será que a mistura não afeta o efeito de ambos? Será que não se trata de apenas mais um modismo para gerar uma boa foto de prato exótico e publicar no Instagram ou em qualquer outra rede social?

Esse post será positivo para desmitificar alguns assuntos relacionados a ovo com abacate.

Como, por exemplo, essa história de ovo gorduroso é uma falácia. O aspecto oleoso, gelatinoso do alimento dá essa impressão, mas é ridículo que seja considerado nocivo a saúde devido a sua gordura, aliás, fará bem ler este post sobre se ovo faz mal a saúde ou não.



Significa que ovo não tem gordura? Tem, mas bem menos do que se pensa e mesmo a gordura contém propriedades benéficas, como a lecitina, substância que consegue regular o nível de gordura e de colesterol.

Cem gramas de ovo contém onze gramas de gorduras totais, 373 mg de colesterol e 155 calorias, ou seja, sem dúvida não se encontra entre os alimentos mais calóricos e gordurosos.

Mas poderemos falar mais a respeito a seguir ao explicar o que ocorre com a combinação ovo com abacate, se é positiva ou não em termos de saúde.



Saiba mais sobre ovo com abacate a seguir nos tópicos abaixo.

Prossiga na leitura!

Ovo com abacate

Ovo com abacate: hmmm ou argh?

Para o paladar misturar ovo com abacate é uma boa ideia? Isso é difícil determinar porque é uma questão de gosto pessoal. O que se verifica é que uns adoram, adotam a mistura para as refeições matinais, café da manhã, e outros claramente não suportam. O fato de haver pessoas que não têm receio de botar pra dentro essa mistura exótica, para alguns, é um sinal de que o bicho não é tão feio como se pode pensar.

O melhor jeito de saber só tem um: provar você mesmo. E esperemos que tenha uma boa experiência. Para te ajudar a chegar as suas próprias conclusões quanto ao gosto dessa inusitada fusão, vamos passar uma receita de ovo com abacate no final do post.

Ovo com abacate: e quanto a saúde?

Esse filme a gente viu, tem pratos que são uma tentação, um orgasmo degustativo, mas são de fazer enlouquecer qualquer nutricionista ou cardiologista. Por isso nos fazem ter um prazer culposo, a sensação de que estamos cometendo um pecado, mas um pecado irresistível e “que será a última vez”.

Será que é o caso de ovo com abacate?

As informações acima fornecidas sobre o ovo já dão um indicativo animador: se o ovo não é tão calórico e nem tão gorduroso, é sinal de que misturá-lo com abacate não é uma bomba tão aterradora assim.

O fato é que o ovo tem propriedades que podem ser muito benéficas para a saúde. Vamos listar algumas:



  • Riboflaxina;
  • Zeaxantin;
  • Carotenoides;
  • Luteína;
  • Ácido fólico;
  • Vitamina A;
  • Vitaminas do complexo B (na gema);
  • Vitamina D;
  • Vitamina E;
  • Vitamina K.

E quais são os benefícios desse conjunto de nutrientes para a saúde humana?

Elas colaboram para aumento da massa muscular e fortalecimento do sistema imunológico, principalmente as vitaminas de complexo B encontradas na gema do ovo. Então a estória de que a gema faz mal é mito. A gema, aliás, é responsável por propriedades que fazem bem aos olhos e para a pele.

A luteína é um elemento presente tanto no abacate quanto no ovo. É um antioxidante que tem como característica evitar a perda de memória.

E o abacate?

Bom, nesse papo de ovo com abacate falamos muito do ovo e não falamos tanto da verdinha. Acabamos de informar que ela tem ao menos um elemento em comum com o ovo que é o fato de conter luteína.

Mas o abacate tem características e qualidades próprias, conforme veremos a seguir.

Para começar abacate é rico em gorduras monoinsaturadas, mas não se assuste em encontrar na mesma frase “rica em gordura” como se fosse algo positivo, porque… porque é. Nem toda gordura é ruim, existe a gordura boa e a monoinsaturada é uma delas, pois atua melhorando processos inflamatórios no corpo.

O abacate também tem:

  • Glulationa;
  • Beta sitosterol;
  • Ácido alfa lipoico.

Esse trio de substâncias tem efeito de provocar o processo de detox, gerar energia e fazer a modulação de cortisol.

Esse último será de interesse para os que andam muito estressados e por isso “mandando ver na comida”, comendo por compulsão. O cortisol é um hormônio relacionado ao estresse. Quanto mais produção desse hormônio, mais regulado, equilibrado ficará.

Ovo com abacate

Ovo com abacate ajuda a emagrecer?

Pelo que já foi exposto, nota-se que a mistura é vantajosa para a saúde, pois se isolados já provocam tantos benefícios. isso só tende a aumentar quando estão unidos. E não há esse papo de que um corta os efeitos do outros.

Mas o ovo com abacate seria um bom aliado para ajudar a emagrecer? Vimos que o ovo não é tão calórico, no entanto junto com o abacate a história se altera?

Aos que estão na luta contra a balança a notícia é boa.

Ovo com abacate ajuda, sim, a emagrecer, pois tanto o ovo como abacate possuem proteínas que provocam a sensação de saciedade. Isto é se sentir bem alimentado mesmo consumindo quantidade menor de calorias do que o habitual.

Receita de ovo com abacate

Agora que sabe de bastante coisa sobre o ovo e sobre o abacate, que tal seguir nosso conselho acima de experimentar essa mistura?

Segue uma receita rápida e prática.

Irá precisar de:

  • Um (1) ovo;
  • Meio (1/2) abacate;
  • Sal;
  • Pimenta (ou outros temperos de sua preferência).

Modo de preparo:

  • Corte o abacate ao meio;
  • Tire os caroços;
  • Coloque o ovo dentro do abacate;
  • Tempere a gosto e com os ingredientes que preferir (o mais tradicional é a pimenta);
  • Pegue a mistura e coloque-a em um recipiente que possa ir ao forno;
  • Aqueça por vinte (20) minutos;
  • Experimente!

Gostou deste conteúdo sobre ovo com abacate?

Então curta, compartilhe, avalie.

Seu apoio é muito importante para nós.

Leia mais de nosso conteúdo.

Faça um Comentário!

Clique aqui para postar um comentário