No Brasil é receita de sucesso colocar açúcar no abacate e até prepará-lo como prato salgado, o famoso guacamole. Mas ovo com abacate? Essa mistura dá… certo? Seja no sentindo gastronômico ou para a saúde?
Pois o ovo parece ser um alimento gorduroso e o abacate um alimento tão saudável, será que a mistura não afeta o efeito de ambos? Será que não se trata de apenas mais um modismo para gerar uma boa foto de prato exótico e publicar no Instagram ou em qualquer outra rede social?
Esse post será positivo para desmitificar alguns assuntos relacionados a ovo com abacate.
Como, por exemplo, essa história de ovo gorduroso é uma falácia. O aspecto oleoso, gelatinoso do alimento dá essa impressão, mas é ridículo que seja considerado nocivo a saúde devido a sua gordura, aliás, fará bem ler este post sobre se ovo faz mal a saúde ou não.
Significa que ovo não tem gordura? Tem, mas bem menos do que se pensa e mesmo a gordura contém propriedades benéficas, como a lecitina, substância que consegue regular o nível de gordura e de colesterol.
Cem gramas de ovo contém onze gramas de gorduras totais, 373 mg de colesterol e 155 calorias, ou seja, sem dúvida não se encontra entre os alimentos mais calóricos e gordurosos.
Mas poderemos falar mais a respeito a seguir ao explicar o que ocorre com a combinação ovo com abacate, se é positiva ou não em termos de saúde.
Saiba mais sobre ovo com abacate a seguir nos tópicos abaixo.
Prossiga na leitura!
Ovo com abacate: hmmm ou argh?
Para o paladar misturar ovo com abacate é uma boa ideia? Isso é difícil determinar porque é uma questão de gosto pessoal. O que se verifica é que uns adoram, adotam a mistura para as refeições matinais, café da manhã, e outros claramente não suportam. O fato de haver pessoas que não têm receio de botar pra dentro essa mistura exótica, para alguns, é um sinal de que o bicho não é tão feio como se pode pensar.
O melhor jeito de saber só tem um: provar você mesmo. E esperemos que tenha uma boa experiência. Para te ajudar a chegar as suas próprias conclusões quanto ao gosto dessa inusitada fusão, vamos passar uma receita de ovo com abacate no final do post.
Ovo com abacate: e quanto a saúde?
Esse filme a gente viu, tem pratos que são uma tentação, um orgasmo degustativo, mas são de fazer enlouquecer qualquer nutricionista ou cardiologista. Por isso nos fazem ter um prazer culposo, a sensação de que estamos cometendo um pecado, mas um pecado irresistível e “que será a última vez”.
Será que é o caso de ovo com abacate?
As informações acima fornecidas sobre o ovo já dão um indicativo animador: se o ovo não é tão calórico e nem tão gorduroso, é sinal de que misturá-lo com abacate não é uma bomba tão aterradora assim.
O fato é que o ovo tem propriedades que podem ser muito benéficas para a saúde. Vamos listar algumas:
- Riboflaxina;
- Zeaxantin;
- Carotenoides;
- Luteína;
- Ácido fólico;
- Vitamina A;
- Vitaminas do complexo B (na gema);
- Vitamina D;
- Vitamina E;
- Vitamina K.
E quais são os benefícios desse conjunto de nutrientes para a saúde humana?
Elas colaboram para aumento da massa muscular e fortalecimento do sistema imunológico, principalmente as vitaminas de complexo B encontradas na gema do ovo. Então a estória de que a gema faz mal é mito. A gema, aliás, é responsável por propriedades que fazem bem aos olhos e para a pele.
A luteína é um elemento presente tanto no abacate quanto no ovo. É um antioxidante que tem como característica evitar a perda de memória.
E o abacate?
Bom, nesse papo de ovo com abacate falamos muito do ovo e não falamos tanto da verdinha. Acabamos de informar que ela tem ao menos um elemento em comum com o ovo que é o fato de conter luteína.
Mas o abacate tem características e qualidades próprias, conforme veremos a seguir.
Para começar abacate é rico em gorduras monoinsaturadas, mas não se assuste em encontrar na mesma frase “rica em gordura” como se fosse algo positivo, porque… porque é. Nem toda gordura é ruim, existe a gordura boa e a monoinsaturada é uma delas, pois atua melhorando processos inflamatórios no corpo.
O abacate também tem:
- Glulationa;
- Beta sitosterol;
- Ácido alfa lipoico.
Esse trio de substâncias tem efeito de provocar o processo de detox, gerar energia e fazer a modulação de cortisol.
Esse último será de interesse para os que andam muito estressados e por isso “mandando ver na comida”, comendo por compulsão. O cortisol é um hormônio relacionado ao estresse. Quanto mais produção desse hormônio, mais regulado, equilibrado ficará.
Ovo com abacate ajuda a emagrecer?
Pelo que já foi exposto, nota-se que a mistura é vantajosa para a saúde, pois se isolados já provocam tantos benefícios. isso só tende a aumentar quando estão unidos. E não há esse papo de que um corta os efeitos do outros.
Mas o ovo com abacate seria um bom aliado para ajudar a emagrecer? Vimos que o ovo não é tão calórico, no entanto junto com o abacate a história se altera?
Aos que estão na luta contra a balança a notícia é boa.
Ovo com abacate ajuda, sim, a emagrecer, pois tanto o ovo como abacate possuem proteínas que provocam a sensação de saciedade. Isto é se sentir bem alimentado mesmo consumindo quantidade menor de calorias do que o habitual.
Receita de ovo com abacate
Agora que sabe de bastante coisa sobre o ovo e sobre o abacate, que tal seguir nosso conselho acima de experimentar essa mistura?
Segue uma receita rápida e prática.
Irá precisar de:
- Um (1) ovo;
- Meio (1/2) abacate;
- Sal;
- Pimenta (ou outros temperos de sua preferência).
Modo de preparo:
- Corte o abacate ao meio;
- Tire os caroços;
- Coloque o ovo dentro do abacate;
- Tempere a gosto e com os ingredientes que preferir (o mais tradicional é a pimenta);
- Pegue a mistura e coloque-a em um recipiente que possa ir ao forno;
- Aqueça por vinte (20) minutos;
- Experimente!
Gostou deste conteúdo sobre ovo com abacate?
Então curta, compartilhe, avalie.
Seu apoio é muito importante para nós.
Leia mais de nosso conteúdo.
Faça um Comentário!