Benefícios do ovo
Saúde e Dieta

5 principais benefícios do ovo que vão transformar sua vida

Quais serão os benefícios do ovo, se é que existe algum?

Esse alimento de origem animal já foi motivo de muita controversa na área médica, entre nutricionistas e cardiologistas, mas hoje, com o avanço da ciência, muitas questões relacionadas ao alimento foram esclarecidas. Já é possível dimensionar os cuidados que se deve ter com o seu consumo e quais as vantagens proporcionam a saúde.

Sim, há benefícios do ovo para o corpo humano, mais do que talvez imagine de momento, já que é provável que tenha crescido com uma percepção não muito favorável ao bom e velho ovo orgânico.

Mas apesar da literatura médica existente ser mais favorável ao “zoiudo”, isso não significa que seja livre de substâncias que podem ser nocivas se consumidas em excesso.



No entanto, mesmo essas substâncias, e sendo mais claro não são tão concentradas como poderia se supor observando o aspecto gelatinoso e oleoso do ovo em sua forma líquida.

Nos próximos tópicos trataremos sobre todas as questões envolvendo os benefícios do ovo, quais são esses benefícios que proporciona, os cuidados e outras questões que forem pertinentes.

Saiba mais sobre os benefícios do ovo a seguir.



Confira!

Os benefícios do ovo

Integrar esse mantimento de origem animal, seja na sua forma orgânica ou não, na sua alimentação diária propicia várias vantagens para o organismo humano.

A primeira que destacamos é de total interesse para os que estão querendo ajustar as contas com a balança e ganhar alguns músculos.

Faz parte da composição do ovo vitaminas do complexo B, localizadas na gema, que são responsáveis por produzir enzimas que contribuem para o processo chamado de anabolismo.

Esse processo é o ganho de massa muscular. Ou seja, uma alimentação que contenha ovo ajuda a formar e acelerar a formação de músculos.

Para os que desejam perder peso, o ovo pode ser um bom aliado para alcançar esse objetivo.

Apesar de conter gordura e colesterol, o ovo não é um dos alimentos mais calóricos. Cem gramas de ovo equivalem a aproximadamente 155 calorias. Na sua forma cozida, aliás, a melhor forma de consumo, pois não absorve tanto o óleo de fritura, o gasto calórico de sua digestão é superior a quantidade de calorias que fornece.

Outro aspecto favorável para a dieta é que o sustento contém propriedades que geram e prolongam o efeito de saciedade.

Saciedade é a sensação do corpo se sentir suficientemente nutrido mesmo consumindo carga menor de calorias do que a habitual.



Benefícios do ovo

Benefícios do ovo: fortalecimento do sistema imunológico

Constata-se na formação estrutural do ovo 6 gramas de proteínas de alta qualidade. A saber:

  • Vitamina A;
  • Vitaminas do complexo B (na gema);
  • Vitamina D;
  • Vitamina E;
  • Vitamina K;
  • Riboflaxina;
  • Zeaxantin;
  • Carotenoides;
  • Luteína;
  • Ácido fólico;
  • Cálcio;
  • Ferro;
  • Zinco;
  • Lecitina.

Essas proteínas atuam para o bom funcionamento e fortalecimento de nosso sistema imunológico.

O sistema imunológico é o sistema de defesa natural do organismo humano contra vírus e bactérias. Quando o corpo é contaminado por algum agente nocivo, o corpo manda os anticorpos para combater, minar, expulsar esses agentes.

Sem dúvida faz bem para a saúde ingerir alimento que fortaleça esse sistema natural.

Fortalecimento dos ossos, visão e memória

A lecitina é responsável por melhorar funções cognitivas.

Esses benefícios são possíveis pelo fato da lecitina conter uma substância chamada colina. Essa substância é importantíssima para a formação dos fosfolipídeos, componente de todas as membranas celulares, inclusive e principalmente as cerebrais.

Isso significa que o consumo diário de ovo pode ajudar em funções cognitivas, dentre elas, a memória e o raciocínio.

O ovo também tem antioxidantes, considerados essenciais para a promoção e manutenção de uma boa visão, assim como para a saúde dos ossos.

Benefícios do ovo

Cuidados com o consumo de ovos

Conforme apontado anteriormente a melhor forma de consumo do mantimento ovalado e de casca branca é na forma cozida. Embora as cores possam ser diferentes. Veja a diferença aqui.

Pois é a forma que menos absorve o óleo de fritura, especialmente o de soja, o mais nocivo ao nosso organismo.

Uma dica, aliás, para preparar o alimento em caso de fritura é não usar o óleo de soja, mas usar água ou óleo de coco.

Não consuma mais de um ovo por dia

Ovo não é uma bomba de gordura e de colesterol como alguns podem pensar. Recorrendo novamente a porção de 100 gramas, vê-se que o ovo apresenta 11 gramas de gorduras totais e 373 de mg de colesterol.

Isso não é considerado exorbitante, tanto que os médicos afirmam com segurança que consumir um ovo por dia não gera risco de desenvolvimento de problemas cardíacos ou outros males.

Desde que a pessoa não apresente histórico com problemas de gordura e colesterol, esteja plenamente saudável.

O cálculo é que os benefícios do ovo são maiores do que a ingestão de componentes nocivos.

Isso não significa que se por acaso você der uma exagerada em uma semana e comer mais de um ovo, a dieta a base desse alimento, por exemplo, necessita de consumo ao menos três por dia, que vá desenvolver com certeza um problema de saúde, mas se tornar tal consumo uma rotina, e o manter por tempo prolongado, sim.

Não é a toa que a dieta, por exemplo, não dura mais do que sete dias.

Outros cuidados

Para usufruir dos benefícios do ovo atente-se aos seguintes detalhes para não se frustrar. Se chacoalhá-lo e sentir a movimentação do líquido dentro da casca, é sinal de que não está na melhor de suas condições, possivelmente está estragado.

A mesma conclusão se chega se ao quebrá-lo, perceber um odor muito forte e desagradável.

Se notar inflamações no corpo como inchaço e erupções cutâneas, aperto no peito, tosse, dificuldade para respirar, dor de estômago, vômito é sinal de que tenha alergia ao alimento.

Para conferir toda a lista de sintomas e causas de alergia de ovo clique aqui.

Gostou deste conteúdo sobre benefícios do ovo?

Então curta, compartilhe, avalie.

Seu apoio é muito importante para nós e faz toda a diferença.

Leia mais de nosso conteúdo.

Faça um Comentário!

Clique aqui para postar um comentário