Quantas calorias tem um ovo?
Saúde e Dieta

Quantas calorias tem um ovo? Veja os principais valores

Presente na alimentação de tantas pessoas que buscam uma vida mais saudável, o ovo desperta uma série de questionamentos. Eu, que busco ser uma pessoa saudável, devo realmente consumir este alimento? Quantas calorias tem um ovo?

As pesquisas sempre divergem quando o assunto é o ovo. Alguns afirmam com convicção de que o alimento é extremamente saudável, enquanto outros buscam provar de que ele pode oferecer riscos muito claros ao sistema cardiológico.

Não dá para negar: o ovo é extremamente saudável e nutritivo, podendo fazer parte da dieta de adultos, crianças e idosos. Mas é muito importante verificar o consumo com moderação, desde que você não se alimente por conta de prescrições médicas.

Modo de preparo

Antes de responder quantas calorias tem um ovo, é muito importante frisar que a medida vai mudando de acordo com a maneiro que ele foi preparado. Algumas receitas são mais calóricas, o que faz o benefício do alimento ser reduzido.

Um exemplo importante é o tradicionalíssimo ovo frito. Ele possui praticamente o dobro das calorias de um ovo cozido, já que a presença do óleo e a execução da fritura trazem uma carga muito maior para a sua composição.

Por isso, é muito importante prestar atenção em como os ovos estão sendo preparados. Você não deve observar apenas a quantidade diária dos ovos que você consome, mas também as receitas. Os acompanhamentos e os outros pratos que também levam ovos devem ser considerados.

Quantas calorias tem um ovo?

O ovo aumenta o colesterol?

Um dos grandes pontos a serem questionados diz respeito ao colesterol. Além de saber quantas calorias tem um ovo, é importante ficar de olho neste dado. Especialistas garantem que este aumento é identificado após a entrada do alimento na corrente sanguínea.

Porém, pesquisas defendem que não é bem assim. Embora a quantidade seja realmente relevante na composição (cerca de 224 gramas), essa quantidade não vai exatamente para a corrente sanguínea.

Isso acontece por um mecanismo pensado pelo corpo. Quando você ingere mais colesterol, ele reduz a própria produção. Logo ele colocará um menor volume de substância em seu sangue. Dessa forma, a quantidade sempre é controlada.

Com o corpo produzindo um menor volume de colesterol, não há a possibilidade de a ingestão do ovo mudar radicalmente a composição do sangue. Claro que há um limite para que este processo ocorra, já que o corpo não pode ter nenhuma sobrecarga em relação ao colesterol ingerido. Apenas com muito exagero, seu sistema cardiovascular ficará sobrecarregado.

Auxílio na perda de peso

Na composição do ovo, não há nenhum ingrediente diferenciado, que gere uma perda de peso ou queime gorduras de maneira veloz. Por isso, saber quantas calorias tem um ovo também é importante neste controle de quantidades diárias.

Mas há um ponto a favor dos ovos. O alto volume de proteínas do alimento faz com que a digestão dure mais tempo, o que pode alongar a sua sensação de saciedade. Dessa forma, você poderá comer menos durante o dia.

E nisso, entra uma afirmação que é extremamente propagada em outros países. Dizem que a ingestão de ovos durante o café da manhã faz com que a pessoa some menos calorias ao longo do dia. Seria um meio muito mais eficaz do que o carboidrato, escolhido por muitas pessoas no cardápio matinal.

Para consumir de uma maneira controlada, opte por preparos mais simples, como o cozimento ou o preparo da omelete. Evite o óleo e outros elementos gordurosos, como o queijo. Não saia consumindo ovo em todas as refeições, pois é importante seguir observando o ganho de gordura.

Quantas calorias tem um ovo?

Quantas calorias tem um ovo?

São muitos os tipos de ovos consumidos no Brasil. A estimativa é de que o nosso país consuma, por ano, cerca de 30 milhões. São muitos os ovos que oferecemos em menor escala, como o ovo de pata, o ovo de ganso e o ovo de codorna.

Ovo de galinha

Extremamente presente no comércio, é um dos alimentos preferidos do brasileiro. O alimento cru possui 78 calorias por unidade ou 160 calorias a cada 100 gramas.

Ovo de galinha caipira

Por conta da alimentação diferenciada, que envolve pequenos insetos, estes ovos possuem uma coloração mais avermelhada. A diferença do volume também indica uma redução calórica por unidade. São 66 calorias por unidade ou 165 calorias a cada 100 gramas.

Ovo de codorna

Também um sucesso entre os brasileiros, o ovo de codorna faz o maior sucesso em saladas e aparece também como um petisco. Ele é um pouco mais difícil no ato de descascar, mas é extremamente procurado em bares e restaurantes. São 44 calorias por unidade ou 176 calorias a cada 100 gramas.

Ovo de pata

Com um sabor extremamente intenso, o ovo de pata é muito famoso entre os chineses. Ele possui uma gema maior, que também é perceptivelmente mais oleosa. Possui 130 calorias por unidade ou 185 calorias a cada 100 gramas.

Ovo de avestruz

Entre uma das raridades do Brasil, o ovo de avestruz se destaca por ser extremamente grande. Os nutrientes são muito parecidos com o ovo de galinha, porém com uma escala muito maior. São 2000 calorias por unidade ou 78 calorias a cada 100 gramas.

Ovo de ganso

Também é uma espécie de ovo com sabor mais forte. Há mais gordura na composição, o que eleva os níveis de colesterol. São muito indicados para o preparo de sobremesas e devem ser consumidos com moderação. Possui 315 calorias por unidade ou 185 calorias a cada 100 gramas.

Vantagens do ovo na alimentação

Existem muitos outros benefícios na composição, envolvendo as vitaminas A, D e o Ômega 3. Dessa forma, o alimento se torna essencial para quem pratica musculação e visa ganho de massa. Observar quantas calorias tem um ovo também pode te ajudar nestes objetivos.

O que poucos sabem é que o ovo também é excelente para a saúde dos olhos, além de deixar o funcionamento do cérebro ainda mais eficaz. Também é possível encontrar benefícios no funcionamento da memória e no andamento de gestações, pois os nutrientes auxiliam na evolução do feto.

Está contente em descobrir quantas calorias tem um ovo? Agora chegou o momento de ficar de olho na alimentação, controlando a quantidade de acordo com a sua necessidade. Esperamos que você saiba aproveitar o alimento com sabedoria e moderação!

Faça um Comentário!

Clique aqui para postar um comentário