Ovo de ornitorrinco é comestível?
Curiosidades

Ovo de ornitorrinco é comestível? Descubra aqui

Neste post vamos responder se ovo de ornitorrinco é comestível. É uma questão tão inusitada quanto o próprio animal. Os ovos que mais costumamos consumir são os de galinha, mas como deve saber não é o único animal que bota ovo. Será que é um indicativo de que os ovos das demais espécies não são saudáveis ao organismo humano?

E se há essa dúvida em relação a ovos de aves e de répteis, o que dirá de ovo de mamífero?

Sim, há mamífero que bota ovo.

Dois.



Um é o nosso estranho no ninho, o ornitorrinco e o outro é o equidina. E por que classificamos somente o ornitorrinco como animal estranho se este último também faz o exotismo de não parir os seus filhotes, uma vez sendo mamífero, mas botando ovos?

Sim, se é estranho é para Chico também tem que ser para Francisco. Mas ocorre que o ornitorrinco tem umas “bizarrices adicionais” que o equidina. Esse parece uma fusão de tamanduá com porco espinho, o que não deixa de ser inusitado também, contudo, não gera uma estranheza tão grande como ao fitar um ornitorrinco.

Vamos explicar quais são essas bizarrices, se ovo de ornitorrinco é comestível (na verdade todo ovo, em tese, é, mas a questão fundamental é se é saudável) e, se sim, porque não consumimos na mesma escala que os ovos de galinha.



Saiba de todas essas questões envolvendo o tema “ovo de ornitorrinco é comestível” a seguir.

Confira!

O que há de exótico no ornitorrinco?

Para contextualizar porque a dúvida se ovo de ornitorrinco é comestível merece atenção especial, temos que destacar o inusitado desse animal. Porque se a dúvida faz sentido em relação a outros animais que não se costuma consumir seus ovos, quanto mais a um tipo que parece ser uma fusão de várias espécies e, além disso, ser considerado um mamífero.

Muitos podem fazer troça, depreciar, ressaltar muito a parte estética não tão privilegiada da espécie, mas tem que se reconhecer que o ornitorrinco é um animal especial, pois a diversidade de elementos que o compõem o torna muito versátil.

Ovo de ornitorrinco é comestível?

Vamos lá, o ornitorrinco tem um bico que parece de pato, mas ele não é um pato. Seu corpo se semelha muito a uma lontra ou ariranha, mas também não é nenhum nem outro. Sua cauda lembra a de um castor, mas nem de longe é um roedor, porque não tem dente.

Aliás, o único que dente que lhe é concedido é somente para o ato de romper o ovo quando filhote. O dente cai logo após o rompimento.

Além de não ter nenhuma relação com os animais citados, apesar de apresentar semelhanças claras em alguns aspectos, ele é considerado um mamífero, é ovíparo, fecundam ovos tanto interna como externamente, é carnívoro e ainda exerce atividades aquáticas.

É como o Surfista Prateado pegando os poderes de todos os integrantes do Quarteto Fantástico ou um partido que aceita políticos de todas as correntes ideológicas. Um monstrengo!



Venenoso

Há ainda outro aspecto que torna a questão se ovo de ornitorrinco é comestível ainda mais pungente: some a tudo isso que foi listado o fato do ornitorrinco expelir um veneno perigoso.

Sim, ainda expele veneno capaz de matar pequenos mamíferos, como coelhos, e causar uma dor dos diabos nos humanos.

Para finalizar mais um aspecto curioso: são originários e nativos da Austrália. País que mora em continente afastado, que muita gente até esquece que existe, e repleto de fauna animal também exótica.

Não haveria lugar mais perfeito para se criar ornitorrincos.

Ovo de ornitorrinco é comestível?

Se comemos quase que exclusivamente ovo de galinha, é um indicativo de que o ovo de ornitorrinco não é comestível? O fato dessa espécie especial soltar veneno em uma de suas glândulas mamárias significa que o consumo de seu ovo é perigoso?

Não. Mas vamos começar quanto a questão da galinha, dos ovos de galinha.

Apesar de concentramos o consumo nos ovos dessa ave, isto não indica que seu ovo é o único comestível. É possível comer ovos de outras aves, espécies. Ocorre que damos preferência pela galinha por questão econômica.

Não, não existe uma tabela precificando o valor do ovo de cada animal. A conta que é feita se concentra na produção e custeio para manter as aves em cativeiro.

Ao contrário de outras aves, a galinha tem uma capacidade de produção grande e, consequentemente, de reprodução também, o que é interessante tanto para as vendas de ovo como de reposição de animais.

Qualidades que a faz ser uma ave muito mais acessível, fácil de encontrar e cuidar do que as codornas, por exemplo. Sim, as aves dos ovos de codornas.

E vamos pegar o exemplo dessas duas. Há diferença em termos nutricionais, de saúde, consumir uma ou outra?

Ovo de ornitorrinco é comestível?

Consumo de ovos

Não há grandes diferenças, nenhuma afeta a saúde de modo a causar algum mal. Há variáveis quanto a quantidade de nutrientes, calorias etc, no entanto não existe diferença na composição nutricional de cada tipo de ovo.

As diferenças mais notáveis são no tamanho e na cor dos ovos de espécie diferentes.

Portanto, um ovo de galinha possui as mesmas substâncias e nutrientes de um ovo de codorna. O mesmo se aplica quanto aos demais tipos de ovo.

Nisto, podemos depreender quanto a questão se ovo de ornitorrinco é comestível de que, sim, é comestível. O que influencia o maior ou menor consumo, e os valores de produção, é a capacidade produtiva de cada espécie.

Todos os ovos têm o mesmo sabor?

Agora que respondemos se ovo de ornitorrinco é comestível, se todos os ovos têm a mesma base de composição nutricional, uma pergunta que costuma surgir: todos os ovos têm o mesmo sabor?

Praticamente têm o mesmo sabor, mas ocorre que há variações, pequenas variações, decorrentes da alimentação de cada espécie. Uma ave que se alimenta de peixe, por exemplo, o ovo que bota pode ter um gostinho mais voltado para o mar, sabe?

Se ovo de ornitorrinco é comestível, e de todas as aves, significa que podemos prepara nós mesmos os ovos?

Em tese sim, mas não é recomendável você mesmo ter o seu dia de caçador e resolver pegar os ovos da primeira ave que vê pela frente.

Primeiro que pode ser perigoso e, segundo, que a produção em centros clandestinos ou de animais selvagens no seu próprio habitat obviamente não recebe qualquer tipo de monitoramento dos órgãos sanitários.

Gostou deste conteúdo sobre se ovo de ornitorrinco é comestível?

Então curta, compartilhe, avalie.

Seu apoio é muito importante para nós.

Leia mais de nosso conteúdo.

Faça um Comentário!

Clique aqui para postar um comentário