O ovo de pato é pasteurizado ou não? A resposta para essa pergunta é bem simples. O ovo deste animal não é naturalmente pasteurizado. Na verdade, nenhum tipo deste alimento é, mas pode vir a ser.
A pasteurização é o processo pelo qual as bactérias no ovo são destruídas a alta temperatura, sem danificar a casca. O objetivo da pasteurização é reduzir a quantidade de microorganismos para um nível “seguro”, onde é improvável que causem qualquer doença.
Além disso, reduz drasticamente o risco de infecções por Salmonella. É isso que torna a casca totalmente livre de contaminação bacteriana.
O ovo de pato
Quando falamos sobre ovos, a primeira coisa que nos vem a cabeça é uma galinha. Isso é super normal de acontecer, uma vez que sempre fazemos associações.
Mas existem vários outros tipos de aves que botam ovos saborosos e fáceis de adquirir. Entretanto, não serão mais baratos que os de galinha.
Ovos de pato são um tipo de ovo que:
- Contém 13 gramas de proteína;
- Não contêm carboidratos;
- Contêm 14,40 gramas de gordura por 100 gramas de peso;
- Não contêm açúcar, contribuindo com 184 calorias para a dieta;
- Contém vitaminas A, B9, B12 e D.
As proporções de nutrientes do ovo de pato podem variar dependendo do tipo e da quantidade do alimento. Além disso, outros fatores podem interferir na modificação de seus nutrientes.
Dependendo da preparação, suas propriedades e características nutricionais podem variar.
Propriedades do ovo de pato
Ovos dessa ave têm um leve sabor de carne de pato, obviamente. Esta é uma característica altamente valorizada pela maioria das pessoas. Embora eles tenham níveis de colesterol levemente elevados, o consumo mínimo é recomendado. Mas, por qual motivo?
Eles oferecem benefícios significativos e também complementam uma boa nutrição. Abaixo você pode comprovar os benefícios para a saúde que o alimento nos oferece.
Benefícios incríveis do ovo de pato
Ovo de pato e vitamina A
Um ovo de pato cru contém grandes quantidades de vitamina A. Para pessoas que não estão recebendo quantidades adequadas desta vitamina em sua dieta, é altamente recomendável sua ingestão.
Normalmente, nosso corpo usa vitamina A para melhorar nossa saúde ocular e, consequentemente, a visão. A vitamina A também tem outras funções, incluindo:
- O fortalecimento do sistema imunológico;
- A manutenção de ossos e dentes saudáveis;
- A luta contra os radicais livres.
A contribuição dos minerais
O consumo de ovos de pato é uma boa maneira de obter vários minerais que o corpo precisa para funcionar. Por exemplo, um ovo de pato fornece 155 mg de fósforo, 44 mg de cálcio e 150 mg de potássio.
Cálcio e potássio são vitais para a saúde óssea adequada, enquanto os 2 mg de ferro encontrados no alimento são necessários para a produção de hemoglobina.
Rica fonte de proteína
Os ovos de um pato são excelentes fontes de proteína e nos oferecem aproximadamente 20% da ingestão diária recomendada. Você precisa ter certeza de que consome quantidades suficientes todos os dias, pois é um grande componente de várias partes do corpo.
A proteína também é usada continuamente para o reparo e manutenção de células do corpo, especialmente durante a gravidez.
Vitamina E
Outra vitamina importante presente no ovo de pato é a vitamina E, que é conhecida por suas propriedades antioxidantes. Não só protege contra os danos dos radicais livres, mas também promove a saúde digestiva.
Nutrientes dos ovos de pato
Ovos de pato são alimentos ricos em vitamina B5 e A. Sem contar que também têm uma quantidade elevada de vitamina B2.
Entre as propriedades nutricionais dos ovos de pato, deve-se notar que 100 gramas do alimento contêm os seguintes nutrientes:
- 2,70 mg de ferro;
- 13 gramas de proteínas;
- 63 mg de cálcio;
- 150 mg potássio;
- 13 mg de iodo;
- 1,40 mg de zinco;
- 0,70 gramas de carboidratos;
- 16 mg de magnésio;
- 100 mg de sódio;
- 0,16 mg de vitamina B1;
- 4,53 mg de vitamina B3;
- 0,25 mg de vitamina B6;
- 80 ug de vitamina B9;
- 5,40 gramas de vitamina B12;
- 5 ug de vitamina D;
- 0,74 mg de vitamina E;
- 0,30 gramas de vitamina K;
- 178 mg fósforo;
- 184 kcal de calorias;
- 680 mg de colesterol;
- 14,40 gramas de gordura;
- 0,70 gramas de açúcar.
Como pasteurizar ovo de pato
Retire os ovos que você quer pasteurizar da geladeira. Coloque-os na mesa da cozinha e deixe-os à temperatura ambiente por quinze a vinte minutos. Antes de passar para o próximo passo, toque seus ovos para verificar se estão muito frios.
Despeje um pouco de água fresca em uma panela pequena e coloque os ovos na panela, mas com cuidado para não quebra-los. Reserve-os lado a lado, pois não devem ser empilhados.
Por conseguinte, aqueça a água em fogo médio. Você precisará monitorar cuidadosamente a temperatura da água durante o processo de pasteurização.
Para saber a temperatura exata, coloque um termômetro de leitura instantânea na lateral da panela, uma vez que este deve chegar a 60º C.
Estabilize a temperatura da água por alguns minutos. Para tal, deixe o ovo de pato emergido por três minutos a 61º C. Ovos de tamanho maior devem permanecer na água por cinco minutos na mesma temperatura.
O calor da água em que se está pausteurizando o ovo teoricamente nunca deve exceder 61º C. Portanto, você deve manter os olhos no termômetro de leitura instantânea durante todo o processo para ajustar a chama do seu queimador. Sendo assim, isso garantirá um processo correto e eficaz.
Retire cuidadosamente os ovos da panela com uma colher perfurada. Transfira-os para um coador com água corrente (fria) até que a casca esteja em temperatura ambiente.
Como finalizar o processo de pasteurização do ovo
Você deve colocar seus ovos sob a água fria imediatamente depois de deixá-los na panela pelo tempo necessário para a pasteurização. Dessa maneira, a temperatura cairá rapidamente e eles não cozinharão.
Quando seus ovos estiverem em uma condição agradável ao toque, transfira-os para a geladeira. Mantenha-os refrigerados por cerca de uma semana. Contudo, você pode, claro, consumi-los imediatamente se quiser.
Resumindo: o ovo de pato não é pasteurizado, mas, assim como outros tipos de ovos, pode ser. Lembrando que o sabor se assemelha ao sabor do frango e que é amplamente utilizado na culinária asiática. Que tal experimentar?
Faça um Comentário!