Usar a casca de ovo como adubo é um excelente recurso para fortalecer as plantas durante a fase de crescimento e até mesmo acelerar a fase de crescimento.
Isto porque a casca contém nutrientes, substâncias que são benéficas às plantas durante o processo de desenvolvimento.
Contudo, não basta simplesmente misturar a casca do ovo com a terra do plantio de maneira direta, sem qualquer tipo de preparo, pois não será vantajoso em termo de tempo. A casca nessa condição demora mais tempo para se decompor. Consequentemente a planta demora mais tempo para absorver os nutrientes da casca.
Logo o plantio absorverá muito pouco desses nutrientes mostrando que teria valido a pena apostar em outro tipo de adubo para efeitos mais notáveis e prolongados.
Neste post vamos ensinar como preparar a casca de ovo como adubo de forma aproveitar o melhor de suas qualidades e quais são os benefícios a casca proporciona ao plantio.
Para saber mais detalhes sobre casca de ovo em adubo confira os tópicos abaixo.
Prossiga na leitura.
Os benefícios da casca de ovo como adubo
Toda planta precisa contar com alguns nutrientes, sem os quais a sua formação biológica não será possível, pois ficaria incompleta.
Esses nutrientes são classificados em macronutrientes e micronutrientes.
Macronutrientes:
- Nitrogênio;
- Fósforo;
- Potássio;
- Cálcio;
- Magnésio;
- Enxofre.
Micronutrientes:
- Boro;
- Cloro;
- Cobre;
- Ferro;
- Manganês;
- Molibdênio.
A casca do ovo é composta dos seguintes nutrientes:
- Cálcio;
- Potássio;
- Magnésio.
Para entendemos os benefícios da casca de ovo como adubo é necessário compreender como seus nutrientes proporcionam melhorias, benefícios as plantas.
Cálcio
O cálcio tem como grande contribuição o estímulo da absorção de íons. Além disso, ele é preponderante para manter a estrutura, a rigidez, o funcionamento da plasmalema, uma membrana importante da planta. Mas não só dessa como de outras membranas.
Outra contribuição considerável do cálcio presente na casca de ovo como adubo é a promoção do equilíbrio entre alcalinidade e a acidez da seiva e do meio.
A casca de ovo em adubo em razão disso pode deixar a terra, o solo, ligeiramente alcalino, com o ph alcalino, o que pode ser um problema para plantas que gostam de solo pendendo mais para a acidez. Por isso, recomenda-se usar a casca de ovo como adubo com moderação, com medida adequada dependendo do tipo de vaso em que queira plantar a semente.
Mas esses detalhes a respeito da quantidade recomendada para cada vaso forneceremos mais detalhes abaixo.
Potássio
O potássio presente na casca de ovo é elemento indispensável para a formação e amadurecimento dos frutos, pois é responsável pelo aumento da rigidez e resistência das plantas, importantíssimo para deixa-las mais fortes em relação a moléstias e principalmente ataque de pragas.
É por meio do potássio que as plantas desenvolvem os açúcares e o amido.
A quantidade despendida de potássio deve ser equilibrada com a do nitrogênio, pois é outro elemento vital para a planta por ser responsável pela formação das proteínas.
Novamente se faz o alerta de aplicar a quantidade de casca de ovo como adubo na dose adequada a quantidade de terra disponível na área do plantio, ao tamanho da planta a se desenvolver.
Magnésio
Já o magnésio atua para a formação da cor, do aspecto da planta. Entra na composição da clorofila, da pectina, da protoclorofila e fitina.
Fica claro que usar casca de ovo como adubo traz vantagens, acrescenta de maneira inconteste a saúde, a boa formação do plantio. Mas como dito de começo, jogar simplesmente a casca em meio a terra da planta não é vantajoso, pois o tempo de decomposição e de absorção da casca é maior.
É preciso prepará-la, transformá-la em pó para efeitos mais imediatos.
Vamos ensinar como preparar casca de ovo em adubo a seguir.
Confira!
Preparando casca de ovo como adubo
O primeiro passo do preparo é deixar a casca de molho e retirar os resíduos.
Depois desse procedimento, coloque-as dentro do forno baixo por pelo menos 15 minutinhos.
Aguarde esfriar para depois amassá-las. Pegue as cascas amassadas e coloque-as dentro de um liquidificador. Triture-as bem até que se torne um pó, uma farinha de casca de ovo em adubo.
A medida a ser colocada na terra da planta dependerá do tamanho do vaso a ser plantado o vegetal. Para os casos de vaso pequeno, recomenda-se uma colher de café. Já para os casos de vasos grandes orienta-se aplicar de duas ou três colheres de café de pó casca de ovo como adubo.
A validade da farinha é de 6 meses, portanto, aplicá-la sempre que expirar esse prazo.
Outro preparo de casca de ovo como adubo
Pois há uma segunda receita de casca de ovo em adubo que tenta explorar principalmente o cálcio da casca. Uma solução líquida para aplicar nos vasos a cada 30 dias.
O que você precisar para fazer esse preparo:
- Cascas de ovo;
- Vinagre de maçã, arroz ou vinho;
- Um pote de vidro com tampa.
Modo de preparo
- Seque as cascas no sol por pelo menos 3 dias;
- Após esse período retire as membranas e quebre as cascas, pode ser com as mãos ou com um pilão. Quebre até ficar em pedaços bem pequenos;
- Feito a quebra, coloque os pedaços em uma panela;
- De quinze (15) a vinte (20) minutos leve ao fogo baixo. E sempre mexa, misture, pois dessa forma retira os eventuais resíduos que possam ter ficado nas cascas;
- Aguarde as cascas esfriarem;
- Depois as coloque em um vidro e em seguida adicione o vinagre;
- A quantidade de vinagre deve obedecer a escala de 3 por 1 de volume. Isto é, a cada 50 ml de casca despejada no pote de vidro, colocar 150 ml de vinagre. Ou basta fazer a conta 3x a quantidade de casca que colocará no pote;
- Após o procedimento, coloque a um pano sobre a tampa ou pode optar por colocar uma tampa frouxa, pois isso permitirá que os gases formados a partir da mistura da casca com o vinagre tenham saída;
- Guarde o Vidor em local que receba luz indireta e aguarde por 15 dias;
- Perceberá que a solução de cálcio terá chegado no ponto quando o líquido não soltar mais bolhas.
No entanto, não é necessário usar todo o líquido de uma vez. Pois você pode guardar uma parte em uma garrafa e colocar mais vinagre no vidro, pois a reação voltará a ativa por mais um tempo.
Gostou deste conteúdo sobre casca de ovo como adubo? Então curta, compartilhe, avalie. Seu apoio faz a diferença. Leia mais de nosso conteúdo.
Faça um Comentário!