Ovo cru faz bem?
Saúde e Dieta

Ovo cru faz bem? É perigoso? Devemos comer ou não?

Embora seja do gosto pessoal de metade dos amantes do alimento, uma refeição com ovo cru chega a deixar a outra metade de cabelo em pé. Isso porque existe uma doença que assombra pratos como maionese e omelete. Em outras palavras, o medo é o risco de se contrair uma patologia causada por bactérias do gênero Salmonella.

Chamada de salmonelose, essa doença chega a infectar um por cento dos ovos de galinha, causando sintomas como vômitos, febre e até fortes diarreias. A princípio, ao ser cozido, o ovo é um grande aliado para a manutenção da nossa saúde.

Por outro lado, ele perde alguns elementos nutricionais ao ser frito. Sendo assim, a pergunta que todos, inclusive você, deve estar se fazendo é a seguinte: vale a pena comer ovo cru? A resposta que temos você confere acompanhando este nosso artigo.

A presença do ovo na alimentação

Hoje em dia o ovo é um alimento quase indispensável para quem quer manter a vida mais saudável. Sobretudo porque ele contém elementos essenciais para que nosso organismo funcione bem. Além de carboidratos e proteínas, o ovo apresenta nutrientes como:

  • Magnésio;
  • Ferro;
  • Zinco;
  • Fósforo;
  • Potássio;
  • Cálcio;
  • Selênio.

Para você tirar melhor proveito de tudo isso, existem diversas maneiras de preparo para os mais variados gostos. Ou seja, você pode optar por ovo cru, frito, cozido, como omelete e até ingerir apenas a clara, ideal para as dietas de quem visa melhorias na massa muscular.

Os perigos de consumir ovo cru

A grande questão é que o consumo de ovo cru pode não ser algo muito seguro. Em virtude do risco da salmolenose, a doença causada pelas bactérias do gênero Salmonella. Embora presentes em apenas um por cento dos ovos, elas podem causar vômitos, febre, diarreia e até morte, se o sistema imunológico estiver enfraquecido.

Pode ser pouco, mas o problema é que apenas um ovo pode infectar outros. Além disso, basta que uma maionese feita com ovo cru seja servida sem refrigeração adequada para ocorrer contaminações.

Outro problema é que é difícil identificar ovos infectados. Enquanto rachaduras numa casca de ovo possam ser a indicação mais fácil, ainda há chances de que bactérias cheguem ao ovo ainda em formação. Com isso, fica impossível detectar a presença de bactérias.

Ovo cru faz bem?

Evitando a presença da salmonela no ovo cru

Mesmo após muitas informações e dicas, você ainda precisa ter certos cuidados para evitar a ingestão das bactérias da salmonela. Para isso, confira abaixo como melhorar sua segurança alimentar e eliminar esse perigo do cardápio da sua família.

Primeiro, consuma ovos apenas depois de cozê-los em altas temperaturas, em torno dos setenta graus. Ou seja, infelizmente você não vai poder comer aquele ovo frito com gema mole, pois ele já estará solidificado.

Um outro ponto importante é sempre ter certeza de onde você compra seus ovos. Afinal, eles precisam ser armazenados em locais refrigerados e, ao guardá-los para fazer em casa, coloque-os o quanto antes na geladeira. Além do mais, nossa dica é consumir os ovos no máximo entre três e quatro semanas após a compra.

No caso de os ovos cozidos e já endurecidos, eles devem ser guardados na geladeira em no máximo duas horas após seu cozimento. Contudo, lembre-se também de refrigerar qualquer alimento que apresente ovo na receita.

Em casos que as receitas para saborear tenham ovo cru, nossa dica é investir apenas nos alimentos classificados como pasteurizados. Em virtude de que eles já foram aquecidos a temperaturas altas e eliminaram o risco da presença de qualquer sinal de doenças ou contágios por bactérias.

Benefícios do ovo

O certo é que o ovo é um dos alimentos com mais benéficos para a saúde. Aliás, ao consumir ovo cru, você ingere uma série de vitaminas, minerais, antioxidantes e proteínas. Entretanto, você não precisa ficar com medo ao consumi-los nas refeições. Até porque ele apresenta vários benefícios, como:

É fonte de vitaminas do complexo B

O alimento também é rico em vitamina do complexo B, em especial a colina, que costuma ser pouco consumida nas refeições do nosso dia-a-dia. Como resultado, esse nutriente ajuda na produção das moléculas sinalizadoras no cérebro e construção das membranas celulares.

Aumenta os níveis do bom colesterol

O consumo de ovos pode ajudar a elevar os níveis de HDL, também chamado de bom colesterol. De acordo com pesquisa, o consumo de apenas dois ovos por dia numa mesma semana pode melhorar essas taxas de bom colesterol em mais de dez por cento.

Ovo cru faz bem?

Reduz os riscos problemas coronários

Você já viu que o colesterol bom, ou HDL, é saudável para o nosso organismo. Contudo, ainda existe o LDL, também chamado no popular de mau colesterol. De acordo com estudos e pesquisas, pessoas com muitas partículas densas e pequenas de LDL apresentam mais chances de problemas cardíacos.

Mesmo que o ovo seja capaz de elevar esses níveis de LDL, ele ainda pode transformar partículas pequenas em largas e densas, também considerado mais um benefício do ovo.

Melhora a saúde dos olhos

Para fechar os grandes benefícios do ovo, saiba que ele ainda é fonte de importantes antioxidantes para a saúde ocular. Sem contar que o ovo também tem participação ativa no aprimoramento da retina. De acordo com pesquisas, se você puder consumir os níveis indicados dessas substâncias, é possível que você reduza de forma significativa os riscos de ocorrência de doenças como a degeneração macular e a catarata.

Os riscos de consumir ovo cru

De início, um problema ao consumir ovo cru é que ele pode dificultar nossa capacidade de absorver vitaminas do complexo B, pode fazer mal à saúde e levar a problemas graves. Sem contar que ele é de difícil digestão e podem estar contaminados por bactérias nocivas.

Apesar de nocivas, essas bactérias podem ser eliminadas com cozimentos, minimizando um pouco os riscos de contágio. De acordo com especialistas, o ovo classificado como pasteurizado pode ser a melhor e mais segura opção se você não conseguir viver sem a ingestão de um ovo cru.

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