Paixão nacional e internacional, o ovo está presente na alimentação de milhares de pessoas. Além da sua grande capacidade nutricional, o alimento também faz parte de uma série de receitas reproduzidas no mundo inteiro. Mas você já se perguntou se só a galinha gera bons ovos? O ovo de pavão é comestível? E o de outras aves?
A cultura do ovo
São muitos os países em que é absolutamente tradicional o consumo do ovo. Porém, nem sempre os itens escolhidos foram produzidos pelas galinhas.
Na Inglaterra, por exemplo, há uma demanda gigante quando o assunto é ovo de gaivota. A China se destaca por trazer os ovos de pato para a alimentação rotineira do cidadão. Na África, é muito comum ver pessoas se alimentando com o ovo de galinha d’angola.
E o Brasil também possui um costume diferente, principalmente fora das grandes cidades: o ovo de ema. Ele se destaca por ser extremamente grande, sendo suficiente para alimentar até dois homens adultos. Chega a ser confundido com o de avestruz, tamanho impacto gerado pelas medidas. Mas, devemos destacar que são iguarias bem distintas.
A escolha pela galinha
De cara, já derrubamos a hipótese de que o ovo de galinha é o que possui maior qualidade para consumo humano. Este produto circula com maior frequência nos mercados por uma razão puramente comercial.
A galinha é o animal com maior capacidade para produção, gerando por volta de 300 ovos por ano. Dessa forma, torna-se muito mais fácil sustentar a venda.
É preciso destacar que todos os ovos, independente da origem, são grandes fontes de proteínas para o ser vivo. Rico em minerais e vitaminas, o alimento é um polivitamínico natural, possuindo elementos importantíssimos para o nosso bem-estar.
Por décadas, a lenda de que o ovo era extremamente prejudicial para os índices de colesterol ganhou força. Porém, pesquisas mais recentes apontam que ele reduz os níveis de colesterol ruim e faz com que o colesterol bom cresça no organismo.
A ausência do glúten também faz com que a dieta dos celíacos se torne mais interessante. Pessoas de todas as idades podem desfrutar dos vários benefícios que o ovo traz para a saúde.
Vitaminas A, D e E estão presentes no alimento, além de todo o complexo B. Dessa forma, o ovo torna-se um grande agente antioxidante, o que evita o envelhecimento e atrapalha o avanço de doenças crônicas.
E o ovo de pavão é comestível? Também possui todos estes nutrientes?
Sobre o pavão
Oriundo dos gêneros pavo e afropavo, o pavão se alimenta com base em insetos invertebrados pequenos, flores, folhas e sementes. O animal se destaca pela beleza da cauda, sempre exibida durante o acasalamento.
A cauda se abre como um leque e exibe uma infinidade de tons, chegando a dois metros de comprimento. Ao final do acasalamento, a fêmea produz entre 4 e 7 ovos, que são chocados durante os próximos 28 dias seguintes.
O ciclo da fêmea começa na primavera e vai até o mês de janeiro. Geralmente, a espécie produz cerca de 22 ovos por ano. Os ninhos devem ser deixados em locais cobertos.
Os pavões são aves extremamente resistentes quando o assunto é imunidade. A espécie costuma escapar de diversas doenças e raramente enfrenta problemas.
Porém, é muito importante acompanhar o dia a dia do animal, observando sempre a frequência de vacinas e a alimentação. Dessa forma, será praticamente impossível ver o pavão contaminado por algum vírus.
A criação de pavões, assim como a das demais aves ornamentais, está se tornando cada vez mais constante no Brasil. O mercado enxerga como uma grande oportunidade econômica, já que o custo para a criação acaba sendo reduzido.
Muitas pessoas acabam vendendo os ovos para quem também tem o interesse de criar o animal. Porém, os cuidadores do animal estão sempre em contato com especialistas.
Será que o ovo de pavão é comestível?
Sim! Apesar de não ter nenhuma indicação ou receita específica, o ovo de pavão pode ser consumido por seres humanos sem preocupações. Assim como o das outras aves, o ovo de pavão é comestível e garante a mesma composição de nutrientes.
Porém, é importante destacar que pode haver uma alteração de gosto. Os pesquisadores apontam que o sabor e a consistência podem sofrer mudanças de acordo com a alimentação do animal. Você poderá comer o ovo de pavão sem problemas, mas não conseguimos garantir que será uma experiência culinária interessante.
Ao contrário de outras aves, como é o caso do urubu, o pavão não se destaca por ter uma alimentação alternativa. Como a base da alimentação está em insetos, frutos e sementes, é muito provável que o sabor do ovo não seja afetado.
Receitas com ovo de pavão
Agora que você sabe que o ovo de pavão é comestível, adiantamos que não há uma receita específica em que ele possa se destacar.
Ao encontrar esta iguaria, você pode aplica-la em uma série de receitas para verificar a qualidade e o sabor. Seja cozido, frito, mexido, poché ou estrelado, é importante que você coma sem preocupação, visto que está comendo um alimento igualmente nutritivo.
Simbologia do pavão
Vale destacar que o pavão é carregado de simbolismos em diversas culturas. A religião hindu, por exemplo, coloca o animal em associação à deusa Lakshmi, que representa bondade e paciência.
Já para os budistas, o pavão simboliza o que há de mais puro no universo. Para eles, as penas presentes na cauda do animal demonstram conceitos importantíssimos para o ser humano, como abertura e autenticidade.
O sufismo, por sua vez, enxerga a cauda do pavão como um símbolo das virtudes do espírito. Por meio delas, é possível irradiar e observar o coração de cada indivíduo.
Outra visão interessante é a do xamanismo, que vê a ave associada a ressurreição. As penas da cauda representam a renovação, que trazem uma nova perspectiva para os desafios encontrados no cotidiano.
Considerações finais
Muito interessante saber que o ovo de pavão é comestível, não é mesmo? Queremos que você busque por essa iguaria e aproveite essa experiência totalmente diferente. Também vale a pena apostar no alimento em receitas casuais e verificar se o resultado acabou sendo muito diferente. Curta muito esta descoberta!
Faça um Comentário!