Você já viu um ovo de tubarão? Será que eles existem ou não passam de história de pescador? Curiosamente, ovo de tubarão não apenas existe como está entre os mais exóticos tipos de ovos.
Em primeiro lugar, nem todas as espécies de tubarão colocam ovos. De fato, apenas espécies específicas são capazes de reproduzir esta curiosa façanha. E nesses casos, os ovos são tão exóticos quanto a ideia de um tubarão os colocando.
Como é o ovo de tubarão?
Esqueça os ovos arredondados, perfeitamente ovalados, com casca branca ou mesclada. Quando o assunto é ovo de tubarão, a aparência atípica e, em muitos casos, medonha, pode assustar os mais desavisados. Efetivamente, o ovo de tubarão não é muito simpático à primeira vista. Na verdade, alguns diriam que eles sequer se parecem com um ovo convencional.
Sua aparência inusitada e um pouquinho sinistra pode aparecer em cores escuras, como marrom e total preto. Contudo, algumas espécies podem colocar ovos multicoloridos, em cores vibrantes e atraentes, como rosa e roxo.
Além disso, outra característica que se destaca na multidão é o formato do ovo de tubarão. De fato, não existe nada em comum entre eles e ovos de galinha de granja, codorna ou avestruz. Os ovos de tubarão assumem formas mais exóticas, como lâmpadas fluorescentes. Você não leu errado. Algumas espécies de tubarão são responsáveis por colocar ovos com camadas espirais, em tons de negro plastificado.
Estes tipos de ovos poderiam ser comparados com botões de rosas negras, com suas pétalas sobrepostas. Do mesmo modo, alguns confundiriam o ovo de tubarão com uma espécie de caracol bizarro de casco negro.
Mas alguns tubarões conseguem ir além. Afinal de contas, mais bizarro do que um ovo em formato de caracol, é um ovo em formato de escaravelho, certo? Quando o assunto é ovo de tubarão, essa realidade é completamente possível.
Quer conhecer outras particularidades e curiosidades sobre a reprodução do tubarão? Continue lendo.
A curiosa vida íntima do tubarão
Se tem uma coisa que já aprendemos, é que o mundo animal coleciona curiosidades pra lá de inusitadas. Os tubarões, esses peixes tão temidos quanto privilegiados na cadeia alimentar, não ficam de fora. Sabemos que os reis do oceano são perigosos e botam medo em homens e animais. O que não sabemos é que esse peixe não se resume à sua má fama. De fato, o tubarão é um animal tão profundo quanto o oceano.
Tal como qualquer outra espécie de animal, o tubarão está repleto de características e particularidades únicas. O modo incomum de reprodução dos tubarões está entre os assuntos que mais causam confusão no seres humanos.
Isto é, muitos ficam em dúvida se os tubarões nascem da barriga ou se eclodem de um ovo. A resposta é relativa, e para esclarecer o assunto, nos dispomos a responder algumas dúvidas. Se você estiver curioso para saber mais sobre a reprodução dos tubarões, continue lendo.
Como é o acasalamento do tubarão?
Em primeiro lugar, é preciso ressaltar que os tubarões pertencem a uma classe de animais bastante diversificada. Em outras palavras, esta classe se divide em mais de trezentas espécies vivendo no oceano.
Para se ter uma ideia, a primeira espécie conhecida de tubarão, que se tem registros na história, viveu há cerca de quatrocentos milhões de anos. Ou seja, não é possível resumir a classe inteira de tubarões a um modo de reprodução. De fato, cada qual tem um modo particular de se reproduzir e dar à luz.
Em suma, processo de acasalar varia de espécie para espécie. Em geral, a reprodução é precedida por um ritual pré nupcial. O ritual em questão pode abarcar uma espécie de dança do acasalamento, realizada a partir de nados sincronizados. Do mesmo modo, pode acontecer “mordidinhas” de leve e inofensivas, entre outros comportamentos peculiares.
Uma vez que o acasalamento foi bem sucedido, é hora de fecundar os ovos. Nessa etapa, cada espécie pode conceber à sua maneira. Ou seja, os processos de desenvolvimento podem acontecer de três formas distintas. Abaixo, você conhecerá duas dessas formas, ambas envolvendo concepções através de ovos.
Como acontece a concepção de tubarões ovíparos?
Tubarões ovíparos nada mais são do que fêmeas responsáveis por eclodir ovos. Os ovos de tubarões ovíparos tendem a ter casca grossa e reforçada, com resistência às investidas de potenciais predadores. Os ovos das fêmeas da espécie são alojados em lugares seguros, longe do alcance de ameaças. Em outras palavras, os ovos são protegidos dos perigos representados pelos predadores dominantes. Em suma, estes ovos podem ser escondidos entre rochas ou no meio de algas. Quando a fecundada, uma fêmea de tubarão é capaz de depositar cerca de cem ovos por gestação.
Como visto, o formato dos ovos de tubarão são bastante incomuns, e podem variar de espécie para espécie. A extensa maioria, contudo, apresenta ovos de casca retangular, com pontas despontando nas quinas. Essa espécie atípica de ovos costuma ser chamada pelo nome de “bolsa de sereia”.
Embora a resistência da casca do ovo seja reforçada, a sua consistência é similar à consistência do couro. Muitas “bolsas de sereias” são avistadas na praia, a depender da região. Além disso, quando levados à margem pela maré, estes ovos podem causar curiosidade a quem se depara com seu aspecto exótico.
Espécies ovíparos de tubarões
- Heterodontus francisci
- Família Scyliorhinidae
- Tubarão lixa
Como é a concepção dos tubarões ovovivíparos?
Em resumo, é possível dizer que tubarões ovovivíparos são o resultado da combinação de tubarões vivíparos e tubarões ovovovíparo. Em outras palavras, eles possuem o sistema reprodutor vivíparo misturado ao sistema reprodutor ovovivíparo. Isto é, a fêmea dá a luz aos filhotes vivos. Contudo, estes filhotes não são nutridos no interior do útero da fêmea, como os vivíparos. O desenvolvimento dos embriões ocorre no interior de um saco vitelino. O saco vitelino é uma espécie de gema de ovo, e é através dela que é realizada a nutrição dos filhotes de tubarão.
Apesar do ovo de tubarão existir, esse modo de nascimento é o de maior incidência entre as espécies. Embora possa variar de uma para outra, o tempo médio de gestação é de dois anos.
Espécies ovovivíparos de tubarões
- Tubarão branco
- Tubarão tigre
- Tubarão frade
Faça um Comentário!