Clara de ovo no rosto
Saúde e Dieta

Clara de ovo no rosto: confira os benefícios e como usar

Os benefícios obtidos através da clara de ovo no rosto têm sido explorados desde a antiguidade como parte das rotinas de beleza.

Graças à sua quantidade de aminoácidos, vitaminas e minerais, o ovo se mostra um ingrediente natural que serve para cuidar, regenerar e embelezar.

O mais interessante é que pode ser facilmente combinado com outros ingredientes para obter preparações mais completas. Além do mais, é bastante econômico, podendo ser usado em todos os tipos de pele, sem medo de reações alérgicas.

Propriedades medicinais das claras de ovos

Os ovos são considerados altamente ricos em proteínas, com um conteúdo que pode ser superior ao da carne branca e peixe. Claras de ovos são responsáveis por mais da metade do seu valor proteico.



Em 100 gramas de clara (que você usaria aproximadamente para fazer uma omelete) seu teor de proteína pode chegar a 11 gramas. Este é um valor surpreendente considerando a quantidade que citamos.

Acima de tudo, ainda pode-se citar seu baixo teor calórico e de gordura. Somente 52 calorias para esta mesma porção e 0,2 gramas de gordura.

Em comparação, a mesma porção de ovos inteiros fornece 143 calorias e 9,5 gramas de gordura, mas apenas 3 gramas a mais de proteína. Em suma, as claras fornecem tudo o que é bom nesse alimento, muito menos que suas contraindicações.



Além disso, não contém colesterol, uma vez que se concentra apenas na gema. Isso elimina uma das maiores dúvidas sobre a ingestão de ovos. E ainda nem citamos que esse líquido translúcido é rico em importantes vitaminas e minerais, como:

  • Selênio;
  • Folato;
  • Cálcio;
  • Magnésio;
  • Fósforo.

Claras de ovos são usadas para muitas receitas deliciosas em várias culinárias pelo mundo. Além disso, destaca-se a sua utilização em cosméticos, pois sua composição é ótima para confecção de máscaras faciais, corporais, bem como capilares.

Clara de ovo no rosto

Usos da clara de ovo no rosto e no corpo

As claras são conhecidas por terem propriedades descongestionantes e adstringentes. Além do mais, é um poderoso anti-inflamatório para toda a pele.

A melhor coisa sobre o uso da clara de ovo no rosto é que, além de ser um produto fácil de obter e barato, é muito eficiente, de preparação e aplicação descomplicada.

Aqui estão alguns benefícios sobre o uso que são simples e podem ser úteis.

Clara de ovo no rosto para controle de acne

Fora o seu poder anti-inflamatório, a clara é adstringente, como dito anteriormente. Em caso de espinhas, é um remedinho caseiro eficaz que auxilia no controle, na redução e eliminação do mal.

A acne desenvolve-se devido ao excesso do sebo na pele, o que permite as formações de grânulos. Estes, por sua vez, tornam-se infectados e causam protuberâncias. Geralmente aparece na adolescência, embora possa durar até chegar a fase adulta.

O uso das claras ajuda no controle das produções sebáceas da pele.  Sendo assim, esta retorna a sua forma natural, regulando o pH. Ao diminuir o nível de sebo, torna-se mais difícil para os grânulos aparecerem.



Fecha os poros da pele

As claras de ovos reduzem ou minimizam os poros. Por conta do seu teor de proteína, é uma boa opção para tonificar a pele e limpá-la completamente. Portanto, isso evita que o poro aberto se encha de sujeira e se transforme em cravos.

Reduz as bolsas dos olhos

Graças à sua propriedade descongestionante, a clara de ovo no rosto ajuda a diminuir as aparências ruins das bolsas debaixo dos olhos. Outra questão que está a seu favor é o auxílio que proporciona quanto à redução de manchas escuras, estas causadas por cansaço, estresse ou mau sono.

Poderoso hidratante

À princípio, auxilia a pele na eliminação de todos os tipos de impurezas. Mas, em vez de se mostrar abrasiva, acaba nutrindo e hidratando. Por ter proteína e água, as claras são excelentes não só para suavizar o rosto naturalmente, mas também para prevenir o ressecamento.

Se misturadas junto com azeite e mel, torna-se uma máscara facial rica em diversos nutrientes, bem como altamente umectante.

Reduz as rugas

A clara de ovo no rosto é grande aliada na diminuição das linhas de expressão que se formam ao redor dos olhos, bem como no canto dos lábios. Sem contar que minimiza a flacidez.

Receitas com clara de ovo no rosto

Existem receitas fáceis, tanto quanto baratas para ajudar a pele do seu rosto. Confira!

Máscara anti-inflamatória e hidratante

Ingredientes:

  • 1 clara;
  • 1 colher cheia com mel (25 gramas);
  • 20 gotas do preparo de óleo da amêndoa.

Preparação e modo de aplicação:

Primeiro, bata a clara com o auxílio de um mixer ou com a mão. Quando picos moles se formarem (ponto de neve), acrescente o óleo da amêndoa e o mel.

Mexa bem até tudo ficar bem integrado. Em seguida, aplique no rosto muito seco e limpo. Cubra com uma pequena toalha levemente molhada com água morna. Entretanto, tome cuidado com a temperatura para não se queimar.

Deixe agindo por cerca de 20 minutos. Em seguida, retire com um pouco de água. Repita o procedimento cerca de 2 vezes semanais.

Clara de ovo no rosto

Máscara para tonificar e iluminar a pele do rosto

Ingredientes:

  • Uma clara.

Preparação e aplicação:

Bata a clara em neve quase dura. Em seguida, aplique-a em todo o rosto com o auxílio de um pincel, evitando o contorno dos olhos. Após 20 minutos, ou quando secar na pele, retire com água um pouco morna.

Máscara para regular o pH natural

Ingredientes:

  • Uma clara;
  • Três colheres de farinha de aveia.

Preparação e aplicação:

Misture a clara e as três colheres de farinha de aveia até formar uma pasta. Aplique-a no rosto e pescoço. Realize massagens esfoliantes, deixe agir durante 15 minutos e enxague com água um pouco morna.

Máscara para reduzir manchas escuras debaixo dos olhos

Ingredientes:

  • Uma clara;
  • Suco de meio limão.

Preparação e aplicação:

Com o auxílio de um cotonete, aplique diretamente na área dos olhos, mas tome cuidado com o limão para não arder. Deixe agindo por cerca de 10 minutos e depois retire com a água um pouco morna. Repita esse processo 2 vezes durante a semana.

Máscara de clara de ovo no rosto como prevenção de rugas

Ingredientes:

  • Uma clara;
  • Uma colher de farinha de trigo;
  • Uma colher de chá de mel.

Preparação e aplicação:

Misture todos os ingredientes até a consistência de uma pasta e aplique no rosto, mas tomando cuidado com os olhos. Deixe agindo por aproximadamente 10 minutos, retirando com água morna em seguida.

Ao usar essas máscaras semanalmente você notará mudanças em sua pele que jamais imaginou serem possíveis. Definitivamente, você não vai mais querer parar de se beneficiar com todos os efeitos que a clara de ovo no rosto pode te proporcionar.

Faça um Comentário!

Clique aqui para postar um comentário