Ovo cru para cachorro envenenado
Curiosidades

Ovo cru para cachorro envenenado surte algum efeito?

Até hoje não foi comprovado cientificamente a eficácia de dar ovo cru para cachorro envenenado. Já circularam vídeos, onde pessoas executam a prática e dizem que resolveu. Entretanto, outros não concordam que isso resolva significativamente o mal ocorrido.

Neste artigo, vamos desvendar o que há por trás dessa conduta, se ajuda ou não seu cão. Leia até o final e descubra!

Ovo cru para cachorro envenenado: mito ou verdade?

O melhor e mais indicado a se fazer nesses casos, é procurar imediatamente um médico veterinário. Se for possível, levar também o que é suspeito que seu cachorro tenha ingerido. Isso facilitará o diagnóstico e a aplicação do tratamento adequado. Existem vários venenos que, se ingeridos, têm antídotos, outros não.

O que é indicado em casos de envenenamento, para quem não tenha acesso rápido e fácil a um profissional capacitado, é dar carvão ativado ao seu pet. Esse medicamento é encontrado e qualquer loja de produtos veterinários.

Se não tiver o carvão ativado, pode ser utilizado o carvão de churrasco mesmo. Assim, quebre o pedaço do carvão, misture com um pouco de água morna, coe e administre diretamente na boca do cão. Logo em seguida, leve-o a uma clínica mais próxima para que ele receba o tratamento apropriado. Do contrário, o óbito pode ocorrer em pouco tempo.

Lembrando que, o uso do carvão se dá, pois ele é bom para diminuir a absorção do veneno no organismo do seu animalzinho.

Alimentos humanos crus que são perigosos para o seu cão

Embora consideremos que os cães sejam membros de nossa família, alimentá-los com a mesma comida crua que comemos pode causar danos. Os pets não estão acostumados a ingerir certos tipos de gorduras. Sendo assim, são grandes as chances de diarreia e perturbação no estômago.

Desta forma, é importante saber quais alimentos crus são tóxicos para os cãezinhos e evitá-los ao máximo.

Ovo cru para cachorro envenenado

Uvas e passas cruas

Enquanto uvas e passas não são prejudiciais para alguns cachorros, eles têm sido associados com insuficiência renal em outros. Simplificando, não vale a pena o risco de descobrir!

Álcool e massa de pão cru

Pequenas quantidades de álcool encontradas em bebidas, xaropes e massa de pão crua podem ser venenosas para os animais. Esses produtos contêm etanol, e a cerveja também contém lúpulo, que podem causar intoxicação.

Cebolas e alho cru

Qualquer coisa da família das cebolas – do alho à cebolinha – é tóxico para os pets. Eles contêm compostos que podem causar gastroenterite, anemia e sérios danos aos glóbulos vermelhos.

O alho é considerado cinco vezes mais potente que as cebolas. Sinais do mal causado geralmente não aparecem por vários dias após a ingestão, mas incluem:

  • Letargia;
  • Fraqueza;
  • Urina tingida de vermelho a laranja escuro.

Outros alimentos crus nocivos para cachorros

Os produtos lácteos podem perturbar o sistema digestivo do seu cãozinho e causar diarreia, bem como alergias alimentares. A ingestão de apenas algumas nozes de macadâmia pode causar fraqueza, paralisia e falta de coordenação.

Os ossos de carne bovina, frango e peixe cru também, em geral, são muito perigosos. Eles podem se enfiar na garganta, quebrar os dentes ou cortar os intestinos.

Se você não tem certeza se pode dar um alimento cru para o seu cão, consulte sempre o veterinário primeiramente. Como regra geral, é melhor evitar tudo o que não for ração, de qualquer maneira.

Embora possa ser difícil ignorar aqueles olhos de cachorrinho que caiu do caminhão de mudança, dar comida crua pode trazer sérios problemas.

Para manter seu animalzinho fora de perigo, é melhor oferecer uma dieta de alimentos especificamente formulada para atender às necessidades nutricionais dele.

Ovo cru para cachorro envenenado: dar ou não?

Antes de serem domesticados, nossos pets, tanto os cachorros, quanto os gatos, procuravam comida na rua, de todo o tipo. Faziam isso desde que os apetecessem e matassem a fome. Portanto, consequentemente, comiam sim ovos que encontravam em ninhos.

Somente com o passar do tempo e a domesticação, é que diversas pessoas vieram a se questionar se poderiam ou não dar ovo cru para cachorro envenenado.

Existem pessoas que aprovam o uso de ovos cru, não só em caso de envenenamento, mas também como parte da dieta. Entretanto, existem outras que reprovam. Sendo assim, vamos ver os prós e os contras de inserir esse alimento no dia a dia de nossos animaizinhos.

Ovo cru para cachorro envenenado

Prós:

  • O ovo contêm vários aminoácidos e ácidos graxos, que são muito benéficos para a saúde do seu cão;
  • Também são ricos em proteínas, o que os torna um excelente tratamento ou suplemento alimentar, ajudando na constituição do corpo;
  • Ovos estão lotados de vitaminas, ferro ​​e proteínas:
  • A casca dos ovos pode ser usada como suplementação de cálcio;
  • Pode ser dado de 2 a 3 vezes por semana, desde que sempre seguindo orientação do médico veterinário;
  • É perfeitamente seguro oferecer ovos cozidos, mas, se deseja obter o máximo benefício nutricional, o ovo cru é preferível. Isso porque cozinhar destrói vitaminas, minerais e aminoácidos;
  • Este alimento reduz o nível de colesterol (LDL) “ruim” e aumenta o de colesterol (HDL) “bom”;
  • Ótimo antioxidante que auxilia no fortalecimento de todo o sistema imunológico;
  • Previne a anemia, bem como as doenças crônicas;
  • A vitamina B7 (biotina), presente nas gemas, ajuda a tornar os pelos mais brilhantes e saudáveis;
  • As grandes concentrações de vitamina D melhoram a parte óssea do corpo em geral;
  • São baratos e acessíveis;
  • É um suplemento completo;
  • Oferecidos sem tempero ou gordura, não ocasionam mau hálito;
  • Podem ser dados crus, mexidos ou cozidos.

Contras:

  • A super alimentação pode causar a obesidade e a outros problemas de saúde;
  • Causa deficiência de biotina em alguns casos. A alimentação prolongada de claras de ovos cruas também pode acarretar esse mal. Elas contêm uma enzima que se liga a biotina e impede a absorção pelo organismo. A biotina é uma vitamina do complexo B que sustenta a pele, a digestão, o metabolismo e as células saudáveis;
  • Risco de sofrer com a Salmonella. Assim como os seres humanos, os cães correm o risco de contrair, bem como quem está manipulando os ovos crus.

Diante desse cenário, podemos perceber que existem mais prós que contras em relação ao complemento dos ovos na dieta dos pets.

Voltando ao mito sobre dar ou não dar ovo cru para cachorro envenenado, existem diversas receitas caseiras que são utilizadas. Entretanto, nenhuma tem a eficácia comprovada cientificamente, como dito anteriormente. A verdade é que, na hora do desespero, vale apelar parar todos os lados.

Faça um Comentário!

Clique aqui para postar um comentário