Ovo de avestruz é comestível?
Curiosidades

Ovo de avestruz é comestível? Descubra aqui

Não importa se é para ser cozido, frito ou até mexido, o ovo de avestruz tem conquistado criadores e consumidores pelo sabor, benefícios e até curiosidades. Até porque ele é uma fonte rica em proteínas, atuando como um ingrediente versátil a diversos pratos da culinária para você experimentar.

Neste caso, citamos a confecção de bolos, massas, suspiros e gemadas. Para conseguir esse rendimento todo, a criação comercial da ave costuma ser tranquila nos dias de hoje.

Você precisa apenas saber as técnicas certas e as informações sobre manejo, alimentação e instalações. Assim, para você ir além nas suas pesquisas e saber tudo sobre o ovo de avestruz, confira este nosso artigo.

O avestruz no Brasil

Até pouco tempo atrás, a avestruz em terras brasileiras era mais um animal exótico em exibição nos zoológicos. Mesmo assim, a ave de origem sul-africana conseguiu entrar para nosso já rico cardápio gastronômico.



Uma ave que adora climas quentes, ela é bem resistente fisicamente e consegue se adaptar às mudanças de temperatura. Com isso, a avestruz acabou conquistando o mundo e o Brasil.

São muitas as fazendas que são especializadas na criação dessa espécie, produzindo inclusive o ovo de avestruz para desenvolvimento e comércio. Entretanto, os cuidados devem ser essenciais a vida toda, são sensíveis e costuma morrer até mesmo por causas como o stress.

Animal de rápido crescimento, em poucos meses já está na fase adulta. Para acompanhar isso, ela tem mesmo um estômago incrível. Além de muita ração, caso você estivesse em dúvida se era mito ou verdade, saia que a avestruz se alimenta de tudo. E isso inclui pedras, essenciais para auxiliar na digestão.



Ovo de avestruz é comestível?

Conhecendo a dona dos ovos gigantes

De acordo com cientistas e veterinários, a ave costuma se alimentar de vegetais e carne. Além disso, tem origens nas planícies sul-africanas e é considerada a maior ave do planeta, chegando a passar de dois metros de altura.

Um detalhe interessante é que ela é ótima corredora, mas não voa por que não tem a desenvoltura de galinhas e patos. Ou seja, a avestruz apresenta mais carne nas coxas do que no peito. Sendo assim, suas asas servem apenas para proteção e dar equilíbrio nas corridas.

Ela não é um carro de corrida, mas pode correr por vários minutos mantendo mais de 50 km/hora. A propósito, ela tem grande adaptação para caçar, pois tem patas poderosas e visão de águia. Sem contar seu porte alto de quase três metros de altura e com peso em torno de cento e cinquenta quilos.

Como a ave adora climas quentes, ela suporta temperaturas de cerca de cinquenta graus. Por gostar muito de comer besouros de cores metalizadas, a avestruz acaba ingerindo objetos brilhantes, como relógios, clipes de papel e até pregos.

Similar aos ruminantes, o avestruz possui dois estômagos. Enquanto um digere alimentos por meio de enzimas, o outro usa as pedras para triturar alimentos não dissolvidos. Portanto, ainda podemos falar que a ave não tem papo, faz digestão bacteriana e apresenta intestino grosso longo.

O ovo de avestruz

Mesmo que ele seja meio desconhecido dos consumidores, o ovo de avestruz é muito empregado na produção industrial. Isso por que ele é bem perecível quando in natura, o que aumenta riscos de contaminações.

Em relação às suas propriedades nutricionais, um ovo contém mais proteínas do que o ovo da galinha, assim como menor concentração de gorduras. Mesmo que tenha gosto parecido com a concorrência, cada ovo de avestruz equivale a mais de vinte ovos de galinha.

Para saber qual é a diferença básica entre essas duas espécies é que a clara do ovo de avestruz é mais amarelada. No caso de você apostar numa recita de omelete, retire-a e use-a imediatamente. Enquanto isso, a casca de ovo rígida pode ser usada como objeto de decoração no artesanato. Confira todos os detalhes de um ovo de avestruz.



  • Apresenta quase duas mil calorias;
  • Tem peso de até dois quilos;
  • Equivale a mais de vinte ovos de galinha;
  • A casca de ovo é grossa e usada por certas culturas para carregar comida e água;
  • Custa, em média, cerca de R$ 60 a unidade.

Ovo de avestruz é comestível?

Benefícios do ovo de avestruz

Para concorrer com aves como galinha, ganso, pato e codornas, o ovo de avestruz tinha que fazer bonito. Assim, tirando alguns pontos de fragilidade natural, a ave conseguiu fazer frente num mercado sempre competitivo. Mesmo assim, ele ainda tem as seguintes vantagens:

  • Contém vitaminas, proteínas, ômega 3 e ácidos graxos;
  • Fica fresco por mais tempo do que o frango;
  • É um dos raros alimentos que suprem o corpo com substâncias alcalinas.

Mesmo assim, o ovo de avestruz precisa ser consumido com cuidado, pois ele tem muito colesterol. No caso da clara in natura, o ovo apresenta maior percentual de proteínas, menor teor de lipídios e mesmo teor de cinzas se comparado à clara do ovo de galinha.

A concorrência, frente ao ovo de avestruz

Mesmo com a preferência nacional e uso maior do ovo de galinha e de codorna, o ovo de avestruz pode ser ingerido normalmente. Ou seja, a questão de não comermos outras espécies pode se dever apenas pela dificuldade na produção e alto custo da criação.

O fato é que ingerimos mais os ovos de espécies que são mais criadas e produtivas. Dessa maneira, a galinha é imbatível, a grande campeã. Afinal, ela chega a botar até trezentas unidades anualmente.

Em síntese, investir na produção de ovo de avestruz seria apostar num nicho de clientes mais exóticos. Até porque a composição nutricional dos tipos de ovos citados aqui são basicamente o mesmo. Mesmo que a mudança está apenas na cor e o tamanho.

A exemplo do ovo de codorna, ele tem os mesmos nutrientes e substâncias que o da galinha. Assim, os ovos das aves costumam diferir apenas na questão de seu emprego em dietas e cardápios alimentares.

Caso você prefira o ovo de uma espécie de ave que se alimenta de vegetais, o ovo pode acabar tendendo a ficar com o gosto. Até porque, ao contrário do ovo de avestruz, pensar numa omelete de pardal ou um suspiro de pomba é uma má ideia. Até porque essas produções não são fiscalizadas pelos órgãos sanitários oficiais.

Faça um Comentário!

Clique aqui para postar um comentário