Ovo de perua é comestível?
Curiosidades Receitas com Ovo

Ovo de perua é comestível? Veja a resposta aqui!

Você já teve a curiosidade de saber se ovo de perua é comestível ou não? Pois podemos afirmar que sim. Os ovos desse animal são comestíveis, e mais, bem gostosos. Na verdade, a maioria das pessoas que já consumiu tal alimento, diz que o sabor é bem semelhante ao do ovo de galinha.

A dúvida sobre poder comer estes ovos se dá pela sua falta de popularidade, uma vez que o valor pode ser bem salgado, por vezes. Mas, por qual motivo é tão caro? A resposta é simples: a perua bota cerca de dois ovos por semana. A procura é grande e a demanda nem tanto, assim, o custo pode ser bem elevado mesmo.

Ovos botados por esse animal, em geral, é consumido na forma:

  • Cozidos;
  • Mexidos;
  • Fritos.

Lembrando que, como tem a casca um pouco mais grossa, demora um tempo maior para cozinhar.



Estrutura de um ovo de perua

O ovo que a perua bota é bem diferente do que o de galinha, chegando a ter um tamanho de 30% a 50% maior. Podem pesar entre 80 e 90 gramas. Tem extremidades mais pontiagudas.

Sua casca é mais dura e mais espessa. A membrana também é mais grossa e contém uma grande quantidade de clara. Sua cor varia entre branco, creme e pêssego, com algumas manchas.

Fatos nutricionais

As pessoas desconhecem totalmente o ótimo valor nutricional do ovo de perua. Mas, com toda a certeza, se você quer ter uma dieta balanceada, então consuma esse alimento pelo menos uma vez por dia.



Vitaminas

A vitamina é o componente essencial da nossa dieta. Nosso organismo não pode funcionar adequadamente até que a quantidade adequada seja fornecida a ele. As vitaminas mais importantes para o crescimento saudável e desenvolvimento do corpo são:

  • Vitamina C;
  • Vitamina A;
  • Vitamina D;
  • Vitamina K;
  • Vitamina B.

Todas essas vitaminas essenciais para o organismo estão presentes no ovo de perua. Ingestão regular desse alimento podem suprir as deficiências e carências que, certos indivíduos têm.

Minerais

Os minerais são muito importantes para o bom funcionamento do corpo. Eles atuam como catalisadores de diferentes reações químicas. Portanto, as pessoas devem ingerir quantidades de minerais significativas de:

  • Manganês;
  • Sódio;
  • Potássio;
  • Zinco;
  • Entre outros.

Ovo de perua é comestível?

Gordura e calorias

Um ovo de perua tem duas vezes mais nutrientes do que o de galinha. Portanto, é o suficiente para fornecer uma quantidade essencial de energia que será gasta durante todo dia todo.

Seu alto teor de calorias e boa gordura é muito saudável. Além disso, o enriquecimento com fibras também contribui para um bom funcionamento do sistema digestivo.

Se você está sofrendo de constipação e outros problemas de indigestão, então, deve comer um ovo de perua. Por que? Porque o alimento desempenha um papel significativo na melhoria da taxa metabólica.

E fique tranquilo! A gordura presente nesses ovos não é prejudicial ao ser humano. Consumindo moderadamente, irá beneficiá-lo de uma maneira inigualável.

As desvantagens do ovo de perua

Sua principal desvantagem é que ele tem uma grande quantidade de colesterol: cerca 737 mg por ovo. Isso é mais do que o dobro recomendado por dia. Além disso, também tem um pouco de gordura saturada, o que, para alguns, é prejudicial.



Outra coisa negativa ao seu respeito é seu custo muitas vezes exorbitante no mercado.

Porque não comemos ovos de perua

Tem o fator cultural, em específico. Esses ovos não são expostos e comercializados da mesma forma que os de galinha.

Tem também o fator econômico, como já dito. A perua põe 2 ovos por semana, apenas. Seu tamanho é significativamente maior, portanto, precisa de mais espaço e mais alimentos para se nutrir. O custo de sua criação, dessa forma, aumenta. Portanto, o repasse é feito para o consumidor.

Cozinhando com ovos de perua

Esse ovo não é apenas saudável, mas também extremamente delicioso. Existem diversos pratos que podem levar tal ingrediente e que surpreendem pelo sabor. A seguir, mostramos algumas das mais simples de se preparar.

Cupcake de ovo

Fazer bolinhos não é uma tarefa fácil. É preciso escolher minuciosamente os ingredientes para obter um cupcake fofinho e delicioso. Que tal experimentar os ovos de perua ao invés dos de galinha? O sabor não só melhorará, mas seu bolinho se tornará ainda mais saudável.

Salada de ovos de perua

A salada é ideal para uma boa manutenção da saúde de todas as maneiras. Usar ovos de perua cozidos, juntamente com aipo, picles e alguns temperos te dará um prato nutritivo e delicioso.

Sanduíche de ovo de perua

O sanduíche de ovo de perua é a coisa mais incrível que seu paladar poderá experimentar. Prepare alguns para o café da manhã ou lanche da tarde e faça sucesso entre seus amigos e familiares.

De fácil preparo, pode incluir um pouco de peito de peru, ovo, espinafre e quantos outros ingredientes preferir. Adicione também um pouco de tempero ao sanduíche e o torne um manjar dos deuses.

Receitas com ovo de perua

Assado, cozido ou frito. Não importa a forma de preparo, você pode adicionar o ovo de perua em suas receitas para ressaltar o sabor e incrementar o prato. Só tome cuidado para não se apaixonar e querer comer compulsivamente.

Receita de batata com ovo de perua

Ingredientes:

  • 4 batatas médias;
  • 4 tiras de bacon;
  • 2 ovos de perua;
  • Azeite extra virgem;
  • Orégano.

Modo de preparo:

Descasque, lave e corte as batatas em tiras. Coloque bastante óleo em uma panela e leve ao fogo. Quando o óleo estiver quente, jogue as batatas, mas tome cuidado para não queimá-las. Assim que estiverem fritas, tire-as com a ajuda de uma escumadeira, tempere e deixe-as em um prato cobertas por papel absorvente.

Enquanto isso, corte o bacon em pedaços pequenos e os frite levemente em um pouco de óleo na panela. Jogue por cima das batatas. Frite os ovos e acrescente ao prato. Polvilhe com um pouco de orégano e sirva quente.

Ovo de perua é comestível?

Omelete de ovos de perua

Ingredientes:

  • 1 ovo;
  • Leite, mas apenas para dar consistência;
  • Sal à gosto;
  • Orégano.

Modo de preparo:

Em um prato, quebre e bata o ovo juntamente com o sal e o leite. Faça isso até que se torne uma mistura uniforme. Jogue o azeite na frigideira e o aqueça, mas não demais. Despeje a mistura e deixe dourar de ambos os lados. Sirva quente.

Depois da leitura do artigo, certamente é possível concluir que o ovo de perua não só é comestível, mas também é extremamente saboroso.

Faça um Comentário!

Clique aqui para postar um comentário