Ovo de urubu é comestível?
Curiosidades

Ovo de urubu é comestível? Descubra aqui!

Presente na mesa de tantos brasileiros, o ovo é um dos alimentos mais constantes na alimentação das pessoas. A força dele é identificada na presença constante em tantas receitas como bolos, massas, omeletes e tantas outras. Por isso, há um questionamento constante quando falamos sobre outras aves, diferentes da galinha. Será que o ovo de urubu é comestível?

Sobre o ovo

Independentemente do modo de preparo, não são poucas as pessoas que buscam pelo ovo na alimentação. Com grande importância na cadeia alimentar, ele está longe de ser esquecido na rotina de pessoas no mundo inteiro.

O mais comum é encontrar ovos oriundos de galinhas, por uma razão muito simples: o animal produz, em média, 300 ovos por ano. São os ovos mais conhecidos não pela qualidade ou sabor, mas sim por conseguir atender uma demanda maior de produção. É uma questão puramente econômica.

Por isso, há um consenso popular de que apenas os ovos de galinha são perfeitos para a ingestão humana. A afirmação é falsa, visto que diversas aves geram ovos que podem ser consumidos pelos seres humanos.



Outros animais, como as emas, as gaivotas e as patas, produzem ovos com a mesma qualidade que as galinhas, porém, precisam de mais tempo. Outro exemplo é a galinha d’angola, que está presente no continente africano e também precisa de um prazo maior.

Mas você já se perguntou sobre as aves que possuem um apelo popular menor? Afinal, será que o ovo de urubu é comestível?

Ovo de urubu é comestível?



Sobre o urubu

Ave de rapina que está presente em diversas regiões do mundo, o urubu é conhecido por meio de diversas espécies. Nas Américas, o urubu de cabeça preta é um dos animais mais conhecidos por grande parte do público. Há até uma crença popular de que estes animais estão sempre rondando as áreas em que alguém pode falecer.

E isso não é apenas uma coincidência. Por conta de suas características genéticas, o urubu consegue identificar onde poderá encontrar alimentos com grande facilidade.

Além de viver em cidades e florestas, o animal também consegue se adaptar a áreas que possuem variedade de alimentos, como desertos e lixões.

Uma das principais iscas para trazer o urubu é o cheiro de carne podre. É a principal fonte de alimentação deste animal, que se aproveita de carcaças de quem já não possui vida.

É um animal necrófago, ou seja, que se alimenta de restos orgânicos e, exercendo sua função, participa como um agente natural na eliminação de carcaças na natureza. A estimativa é de que o urubu elimine cerca de 95% de todos os restos mortais dos animais que estão expostos ao ar livre.

A envergadura da ave pode chegar a 1,3 metros de comprimento. Esta é a distância entre as pontas de suas asas quando está voando.

Geralmente nas cores cinza e preta, o urubu tem uma vida média de 12 a 15 anos, podendo iniciar a sua fase de reprodução a partir dos 3 anos.

O ovo de urubu é comestível?

Todo este cenário não é animador para quem pensa em comer o alimento gerado por esta ave, não é mesmo? Porém, podemos garantir que o ovo de urubu é comestível. Inclusive, não há restrições científicas sobre a ingestão de ovos, independente da ave em questão.

As fêmeas de urubu colocam apenas dois ovos por vez, e os filhotes da espécie nascem após um ciclo que dura 40 dias. Este ciclo é extremamente diferente das galinhas, que podem produzir um volume muito mais alto. A cor mais escura é adquirida com o passar dos anos, já que a espécie costuma ter cor clara logo após o nascimento.



Um dos principais incômodos ao se questionar se o ovo de urubu é comestível envolve os hábitos do animal. Por conta da alimentação rotineira da ave, acredita-se que muitas doenças podem ser facilmente transmitidas ao se ter contato com seu ovo.

Porém, é preciso destacar que o organismo do animal é muito mais poderoso do que o nosso, eliminando uma série de bactérias presentes nos alimentos ingeridos. Ao contrário do que acontece no corpo humano, esta ave pode comer uma série de elementos sem preocupação.

Ovo de urubu é comestível?

Poderoso sistema imunológico

Os urubus sequer se sentem mal ao comer algum alimento podre, independente de quanto tempo a carcaça está apodrecendo no mesmo local.

Em seu organismo, há um suco gástrico que é secretado pelo estômago de forma constante. Ele elimina uma série de elementos indesejados e neutraliza toxinas poderosas, que acabam tornando a carne podre praticamente indigerível.

Dessa forma, também é possível destacar uma importante vantagem, já que ovo de urubu é comestível. A estrutura biológica da ave evita, inclusive, que sejam adquiridos vírus comuns a outros animas.

Essa força no sistema imunológico permite que o animal tenha uma vida ainda mais constante e duradoura, podendo reproduzir-se com maior constância e segurança.

Receitas com o ovo de urubu

Não há uma receita específica para que o ovo de urubu possa ser melhor aproveitado. De acordo com a ciência, não há uma grande diferença genética em relação aos ovos de outras espécies. Ou seja, a composição de todos os ovos supõe que eles possuem o mesmo gosto.

Porém, as pesquisas também apontam que pode haver diferença de consistência e sabor de acordo com o que o animal costuma ingerir. O ovo de urubu é comestível, mas não podemos garantir que será uma experiência saborosa.

O que podemos garantir é que, em todo o mundo, alimentar-se de ovos gerados por diferentes aves é uma prática comum.

Na Inglaterra, muitas pessoas costumam comer ovos de gaivota. Na China, a preferência por ovos de patos é corriqueira. Inclusive, o cozimento é realizado com o enterro dos ovos em uma mistura de barro, cinzas e cal por vários meses. O alimento fica fermentado e adquire uma consistência pastosa, num tom mais avermelhado.

Gostou de saber que o ovo de urubu é comestível? Temos certeza de que será uma experiência culinária muito diferente em sua vida. Pense em uma receita diferenciada, pois exemplos de preparos que precisam de ovos é o que não vai faltar!

Faça um Comentário!

Clique aqui para postar um comentário