Artesanato com casca de ovo
Curiosidades

Artesanato com casca de ovo: 4 ideias criativas para você fazer em casa

Que o ovo é um alimento saudável, barato e versátil, todo mundo já sabe. O que nem todo mundo sabe, no entanto, é que esse ingrediente tão querido na cozinha tem outras funções. Principalmente se você é uma pessoa que não gosta muito de desperdício, vai adorar saber que o ovo tem outras utilidades para além da cozinha. Isso inclui, portanto, o artesanato com casca de ovo, um modo sustentável e barato de fazer lindas decorações para sua casa.

É claro que se você já está acostumado com a cozinha e é contra o desperdício, deve conhecer maneiras de utilizar a casca de ovo. Por outro lado, essas maneiras provavelmente são mais voltadas para a reciclagem que para o artesanato em si. Um momento único e relaxante é o que o artesanato com casca de ovo oferece, então não perca tempo e comece agora essa experiência.

O artesanato com casca de novo é uma nova opção

Veja bem, imagine que você está cozinhando e resolve fazer um brownie tipicamente norte americano. De repente você lê a sua receita e percebe que deve usar mais ou menos um seis ovos ou mais para que ele fique bem macio e gostoso. Logo, é de se esperar que uma pilha de cascas de ovos comece a encher sua pia e seu lixo.

O que é um problema porque, como se sabe, o consumo de ovos aumenta a quantidade de lixo desnecessário. O ovo é um alimento extremamente proteico e é recomendado para uma dieta balanceada. Só que mesmo quando dentro dos padrões, ainda se acumula uma grande quantidade de cascas.



Desse modo, você só consegue pensar: e agora? Ainda mais se você pensar no consumo consciente do descarte de lixo. Bom, para isso existe o artesanato com casca de ovo, que oferece uma experiência inovadora e ainda promete enfeitar seu lar. Ele se torna uma opção não só porque é algo bonito e fácil de se fazer.

Reciclagem como solução: o artesanato com casca de ovo

Esse tipo de artesanato, como já dito anteriormente, surge com um propósito. E não se pode esquecer o porquê de se estar trabalhando com esse material. E não é simplesmente porque o ovo é um alimento benéfico para os diabéticos, que podem se alimentar dele quando preparado corretamente, por exemplo. Também não é, novamente, algo para ser apenas um enfeite.

Muito menos é uma opção de artesanato pura e simplesmente porque é barato também. O artesanato com casca de ovo é uma forma de você repensar o seu consumo e fazer uso melhor do seu lixo. Afinal, nós, seres humanos, utilizamos muito mais do que deveríamos e isso está desgastando o planeta. Esse problema ambiental pode ser evitado de muitas formas, e uma delas é através da reciclagem.



Mas não pense que reciclagem é, necessariamente, algo feio e de pouco valor. Muito pelo contrário, o artesanato com casca de ovo vem para provar que reciclagem pode ser algo muito bonito!

Artesanato com casca de ovo

4 ideias para começar o seu artesanato

É claro que essa matéria não pode só ficar falando e falando sobre os benefícios da reciclagem. É preciso também mostrar o que fazer quando o assunto é artesanato com casca de ovo. Então, arregace as mangas e coloque suas mãos para trabalhar nesse novo projeto.

Contudo, alguns avisos são necessários! A matéria apresenta diversas ideias para o artesanato, com vários níveis de dificuldade. A casca de ovo é um instrumento delicado, comece com as mais simples e não exija tanto um cuidado no manuseio. Entretanto, se você já está acostumado com o artesanato em si, talvez seja simples trabalhar de diferentes formas com a casca de ovo.

Pintura

Para começar com algo bem simples o seu artesanato com casca de ovo, comecemos com uma ideia básica. Você só precisa da casca, obviamente, um pincel e tintas de cores a sua escolha. Para começar é bem simples: fure o ovo com uma agulha em sua parte maior e deixe que clara e gema saiam por ali.

Passe a casca vazia em um pouco de água, porque é necessário retirar o cheiro que fica. Se não, isso pode acabar apodrecendo e deixando sua casa com um aroma esquisito. Depois de secas, pinte do jeito que desejar.

Uma ideia bem bacana para essa ideia de artesanato é escolher entre os diferentes tipos de ovos e tamanhos. Além de também enfeitar de acordo com algumas datas especiais, como a Páscoa, por exemplo. Quando arrumados em uma cesta de vime, ficam uma belezura de enfeite para sua mesa festiva.

Vasos a partir do artesanato com casca de ovo

Se você é um amante de plantas também, deve saber que cuidar de um cacto é algo bem simples. Já imaginou, então, um lindo vaso artesanal e reciclado para ele? O artesanato com casca de ovo permite que você tenha algo diferente de todo o resto.

Para tanto, você só precisa quebrar a menor parte do ovo e retirar as bordas até que fique num bom tamanho. Depois disso, coloque terra e a sua muda de planta, sem precisar furar a parte de baixo.



Para equilibrar o ovo, você pode fazer um mini jardim suspenso prendendo o novo vaso em barbantes. Ainda para deixar mais com o seu visual e o de sua casa, você pode pintar as cascas da forma que preferir!

Velas

Esse artesanato com casca de ovo segue quase que o mesmo processo que a ideia anterior: quebre seu ovo em partes iguais ou retirando a parte menor. Depois disso, lave e deixe secar bem enquanto prepara a próxima etapa.

Em uma panela, junto parafina e a derreta por completo. Se não conseguir encontrar esse material, junte velas antigas em uma panela e deixe derreter. Quando a mistura estiver bem líquida, você pode acrescentar algum corante ou essência antes de colocar nas suas formas.

Depois de desligar o fogo, coloque o pavio dentro da casca e se assegure de que ela está bem fixa. Coloque a parafina derretida e deixe secar por completo antes de acender e aproveitar suas novas velas.

Mosaico e o artesanato com casca de ovo

Dentre todas as ideias de artesanato com casca de ovo, essa sem sombra de dúvida é a mais fácil! Primeiro porque você só precisa fazer um ovo cozido para aproveitar. Enquanto todas as outras receitas pedem que você quebre o ovo ainda cru, no ovo cozido você tem que descascar depois de pronto.

Esse processo, além de cansativo para alguns, gera muitas lasquinhas da casca e que parecem não ser reutilizáveis. Mas é aí que você se engana: é possível fazer lindos mosaicos! Você só precisa de cola, cascas de ovo em diversos tamanhos (quanto menor, melhor) e muita imaginação.

Claro que você pode utilizar do processo da pintura e não deixar todas as lasquinhas na cor original. O resultado é simplesmente lindo e pode ser utilizado em diversas peças, tais como vasos, telas e abajures.

Gostou dessas dicas? Tem alguma outra ideia de como fazer artesanato com casca de ovo? Não guarde apenas para si e compartilhe as dicas com mais pessoas! Você ajudará a enfeitar outras casas e incentiva a reciclagem.

Artesanato com casca de ovo Artesanato com casca de ovo Artesanato com casca de ovo Artesanato com casca de ovo Artesanato com casca de ovo Artesanato com casca de ovo Artesanato com casca de ovo

Faça um Comentário!

Clique aqui para postar um comentário