Gema de ovo
Saúde e Dieta

Gema de ovo traz grandes benefícios e deve fazer parte do seu cardápio

Cercada de mitos, a gema de ovo está presente na alimentação de milhões de pessoas pelo mundo. Porém, este alimento já foi muito discriminado nas últimas décadas, principalmente por pessoas que buscavam uma alimentação mais saudável.

Receitas pediam para que fosse separada a gema da clara, terminando com o descarte da primeira e a utilização apenas da segunda. Mas a ciência trabalhou muito nos últimos anos para comprovar que a gema não faz tão assim!

Por isso, vale a pena saber mais detalhes sobre os benefícios da gema de ovo e conferir de quais formas você pode se beneficiar deste alimento tão nutritivo.

Análise dos especialistas

As pesquisas recentes mostraram que os níveis de colesterol presentes na gema do ovo não elevam a taxa do fluxo sanguíneo. Quando você consome o alimento, o próprio corpo consegue realizar um filtro e produzir a substância em menor quantidade.

O colesterol sempre foi o grande ponto a ser discutido no consumo da gema. O alimento não era recomendado por especialistas para quem possui hipertensão, por exemplo. Mas está comprovado que o item não gera nenhuma consequência prejudicial ao coração.

Alguns estudos, inclusive, mostram até o contrário. De acordo com o The Huffington Post, consumir ovos com clara e gema, desde que haja uma moderação, fazem com que os níveis de HDL aumentem. A substância consiste no colesterol benéfico ao corpo, que protege o sistema cardiovascular.

Gema de ovo

Presença de nutrientes

A gema de ovo possui vários elementos que contribuem para a saúde física. Os nutrientes atendem uma série de funções, o que pode garantir um ótimo funcionamento do organismo. Mas vale destacar que a gema não faz nada sozinha! É preciso combinar, sempre, com uma boa alimentação.

Entre os principais elementos encontrados na gema, podemos destacar as vitaminas A, B1, B2, E, B9, D, B6 e B12. É preciso destacar que a vitamina D está presente em maior quantidade, deixando o alimento excelente para a melhoria do sistema imunológico.

Entre os minerais, a gema de ovo destaca elementos importantíssimos como potássio, ferro, fósforo e magnésio. Mas vale destacar que o potássio está em quantidades altamente aceitáveis, não prejudicando a saúde.

O ovo, por si só, dá grande destaque às proteínas. Presentes em maior quantidade, eles auxiliam muito no ganho de massa muscular. Mas é importante combinar esta alimentação sem exageros com uma sequência de treinos.

Os segredos da gema de ovo

Entre os nutrientes que podem ser encontrados no alimento, o grande destaque é a chamada colina. Este elemento é muito importante para combater doenças graves, como o mal de Alzheimer e a demência.

Esta substância nasce do agrupamento das vitaminas do complexo B e contribui, também, para a síntese de diversos componentes que formam as membranas celulares. As virtudes deste elemento são grandes, mas é importante seguir os requisitos relativos ao consumo, como a frequência e o volume.

Vantagens de manter a gema de ovo na alimentação

Auxilio na musculação

A síntese muscular, movimento de recomposição dos tecidos e fortalecimento dos músculos, aumento em cerca de 40% quando você consome a gema juntamente com a clara. Esse dado foi fornecido por uma pesquisa realizada em Illinois, nos Estados Unidos.

Essa diferença acontece porque a gema concentra a maior parte das proteínas do ovo. Dessa forma, o sistema muscular acaba recebendo muito mais nutrientes e tornando a alimentação mais completa. Mas é fundamental combinar este efeito com uma eficiente rotina de exercícios.

Gema de ovo

Potencializa a cognição

Graças ao Ômega 3 encontrado na gema de ovo, a comunicação neural, o combate à depressão e a potencialização da memória são fatores a serem apontados no consumo do alimento. Mas o principal ponto é o combate a doenças como o mal de Parkinson.

Tudo isso acontece por meio da presença de DHA, gordura saudável que também é encontrada nos peixes. Este elemento é fundamental para impedir a formação de substâncias que prejudicam o funcionamento do cérebro.

Fortalecimento da saúde

Desde pequeno, é importante aderir às vantagens que a gema de ovo pode oferecer. O alimento pode ser fundamental na fase de crescimento de um ser humano, contribuindo com o melhor desenvolvimento do corpo. A visão também pode ser beneficiada.

Este efeito acontece pela presença de antioxidantes como os carotenoides. Estes elementos se transformam em vitamina A dentro do organismo, o que fortalece cada vez mais as defesas do corpo contra várias doenças.

A gema pode, inclusive, ser um agente importante na luta contra problemas graves. A presença do alimento no organismo pode inibir inflamações e doenças crônicas como o câncer e a degeneração ocular.

Reduz a flacidez

Quem não quer uma pele mais bonita, principalmente depois dos 30 anos de idade? A gema de ovo também pode ser uma importante aliada neste processo. Rico em proteínas, o alimento favorece a produção de colágeno, substância fundamental para o fortalecimento da cútis.

Mas as vantagens não ficam apenas na pele. O ovo também pode ser o responsável pelo fortalecimento de fios de cabelo e de unhas. Tudo isso acontece por conta da riqueza em complexo B, que proporciona diversas vantagens no organismo.

Gordura benéfica ao organismo

Esqueça a lenda de que a gema de ovo vai acumular mais gordura em seu organismo. O consumo do alimento é fundamental para manter o seu sistema sanguíneo protegido, inclusive. Mas é importante não exagerar nas quantidades.

O aumento do colesterol HDL faz muito bem para as artérias e não faz com que o corpo produza colesterol ruim. Também há indícios que o alimento é excelente para gestantes, pois auxilia em um melhor desenvolvimento do feto.

Modo de preparo

É importante manter o foco no modo de preparo, pois a inserção de outros ingredientes pode tornar o ovo um elemento gorduroso. É o caso da omelete com queijo, por exemplo. Por isso, indicamos que a melhor forma de preparar o alimento é o cozimento.

Desta forma, a água quente ainda atuará como catalisadora, eliminando a possibilidade de bactérias. Esse modo de preparo não aumenta a quantidade de calorias e também mantém todos os nutrientes.

Não é necessário separar a gema da clara, como é recomendado por muitas pessoas. Vale destacar que a clara também é altamente nutritiva, e você poderá perder vitaminas importantes para o seu dia a dia.

Viu como a gema de ovo pode trazer nutrientes importantes para o seu corpo? Mas é muito importante ficar de olho no consumo, evitando exageros e combinar o alimento com outras opções igualmente nutritivas.

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